Skip to main content

Com a evolução das tecnologias empregadas nos cartões, as tarjas magnéticas foram cada vez menos usadas e Mastercard pretende extingui-las a partir de 2024. A empresa afirmou que deseja ser a primeira a eliminar o método e que pouco tempo após a transição, ele não será mais necessário na Europa.

Em outros locais, como os Estados Unidos, por exemplo, a mudança começa somente em 2027. Isso acontece porque a adesão ao chip EMV, usado em 86% das transações realizadas no mundo todo atualmente, é muito menor no país. Lá, cerca de 73% dos pagamentos pelo cartão ainda usam a tarja, segundo dados de 2020.

Apesar de atrasar em dois anos a transição, Mastercard garante que cartões da empresa com tarjas magnéticas não serão mais emitidos a partir de 2029. Ainda que carreguem o chip EMV, Mastercard reforça que os pagamentos feitos sem contato, como por aproximação, cresceram durante a pandemia e podem ser uma tendência.

De acordo com a empresa, as transações realizadas dessa maneira aumentaram um bilhão no primeiro trimestre de 2021 em relação ao do ano passado. Vale ressaltar que os pagamentos digitais também estão incluídos nesse número, como por meio de um smartphone, e não apenas aqueles pela aproximação do cartão.

Leave a Reply