Skip to main content

A criação da versão web para o Threads do Meta é vista, segundo especialistas, como um passo para atrair usuários de volta e competir com o X.

O Meta, empresa por trás de plataformas como Facebook e WhatsApp, está lançando uma versão web para o Threads, em um esforço para reviver sua plataforma de mídia social e atrair de volta os usuários. O Threads teve um forte lançamento em julho, mas perdeu muitos usuários por conta da sua funcionalidade limitada.

Mark Zuckerberg, dono do Meta, anunciou a versão web do Threads e afirmou que ela será lançada ao longo dos próximos dias. Os usuários poderão postar threads, interagir com o feed e explorar perfis de outros usuários. No entanto, algumas funcionalidades do aplicativo móvel não estarão disponíveis na versão web inicial, como a edição de perfis e o envio de threads para o Instagram.

Especialistas acreditam que a oferta de uma versão web é um passo importante, mas o Meta ainda tem muito trabalho a fazer para reconquistar os usuários. A plataforma não possui uma função de busca eficiente e não implementou hashtags, que são características associadas ao rival X, anteriormente conhecido como Twitter, de Elon Musk.

Tama Leaver, professor de Estudos da Internet da Universidade Curtin, na Austrália, comentou em entrevista à BBC: “O Meta terá que trabalhar para implementar uma funcionalidade de busca muito melhorada para permitir que os usuários encontrem comunidades baseadas em tópicos para realmente atrair de volta o público que procura substituir o Twitter”.

Além disso, Leaver destacou que as controvérsias que cercam o X podem ajudar o Threads a ganhar força. O X enfrentou críticas recentes por diversos motivos, como: não excluir rapidamente conteúdos ofensivos, como um post que negava o Holocausto; pelos planos de remover o recurso de bloqueio; pelas constantes falhas na plataforma, como a que excluiu temporariamente a foto mais compartilhada da rede, a de Ellen DeGeneres no Oscar de 2014. Esse cenário pode aumentar o interesse por alternativas como o Threads.

Rebecca McGrath, da Mintel, enfatizou que a comunidade estará pronta para se engajar novamente com o Threads assim que ele for aprimorado. A criação de uma versão web é um passo crucial para atrair usuários de volta, mas o Meta precisa continuar implementando e atualizando suas funcionalidades, se quiser competir efetivamente com o X.

 

Acompanhe a gente no InstagramLinkedIn e Threads. Adnews, onde as transformações acontecem. ????