Skip to main content

O presidente da Microsoft disse que as equipes de análise de segurança da empresa descobriram que a inteligência russa está compartilhando informações nas comunidades de videogames. Isso não deve ser surpreendente, já que as organizações usam comunidades de jogos para discutir planos e compartilhar informações há anos.

Em resposta às notícias recentes de que informações confidenciais do Pentágono foram compartilhadas em um servidor Minecraft Discord, Brad Smith falou na Semafor’s World Economy Summit esta semana sobre como atores patrocinados pelo estado estão se infiltrando nas comunidades de videogames para disseminar informações.

O Grupo Wagner é uma empresa militar privada que trabalha em nome da Rússia.

“Não é como se jogar Call of Duty levasse a mortes no mundo real. Estes são videogames. Em torno dos jogos, você tem uma comunidade de jogadores – eles se reúnem. Eles conversam entre si, inclusive quando estão jogando um jogo. E nos últimos meses, nossa equipe de análise de ameaças digitais tem identificado esforços dos russos para basicamente penetrar em algumas dessas comunidades de jogos. Temos aconselhado os governos sobre isso. É o Wagner Group, é a inteligência russa. Eles estão, em parte, usando [jogos] como um lugar para colocar informações em circulação.”

Segundo relatos, documentos vazados contendo informações sobre baixas russas e sistemas de armas disponíveis para a Ucrânia foram postados em um servidor Minecraft Discord, que também pertence a Microsoft. Um especialista disse que a Rússia provavelmente não estava por trás desse vazamento, mas Smith acredita que a Rússia está envolvida em outras divulgações de informações por meio de comunidades de jogos.

Em 2015, o Ministro do Interior da Bélgica disse que os terroristas estavam usando a PlayStation Network para se comunicar. Antes disso, os vazamentos de Edward Snowden revelaram que o governo dos Estados Unidos estava monitorando conversas no Xbox Live e World of Warcraft. Também veio à tona que uma agência de espionagem britânica considerou realizar vigilância através da câmera do Xbox Kinect.

Imagem: Bing Image Creator/DALL-E

Essa matéria usou como fonte a escrita por Eddie Makuch para o site GameSpot.

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.