Os Imagineers, engenheiros criativos da Disney, estão procurando inovar e querem expandir os horizontes além dos parques temáticos. Agora, a empresa anuncia que irá construir bairros residenciais chamados Storyliving (referência ao termo storytelling, mas ao invés de contar, o visitante pode viver aquela experiência).
“Enquanto nos preparamos para entrar em nosso segundo século, estamos desenvolvendo novas e empolgantes maneiras de levar a magia da Disney para as pessoas onde quer que estejam, expandindo a narrativa para a vivência. Mal podemos esperar para receber os moradores nessas belas e únicas comunidades da Disney, onde eles podem viver suas vidas ao máximo”, disse Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, Experiences and Products.
A princípio, os bairros seriam resorts disfarçados que simulem uma cidadezinha. A primeira aparição deste modelo está planejada para ser feita em Rancho Mirage, na Califórnia. Terá uma área de 2,5 milhões de metros quadrados e 1900 casas. Haverá um complexo chamado “Cotino”, hotel em frente à praia e visitação baseada em passes diários – que já é feito nos parques tradicionais.
Para o lazer, o projeto conta com um lago de 9 hectares, restaurantes, praças, bares e até mesmo um clube. Uma parte será pensada especialmente para os moradores fixos, que abrange uma área voltada a quem tem mais de 55 anos. Outras atrações deverão ser anunciadas futuramente.
O processo de construção será feito de forma terceirizada. Apesar do projeto ainda estar no papel, os anúncios oficiais já foram feitos e apresentam as artes do resultado final esperado. Um clube de membros oferecerá acesso a um clube em frente à água e promoverá atividades recreativas monitoradas por profissionais. A Disney informou que as construções – especialmente o grande lago -, serão feitas de forma sustentável com baixo consumo de àgua e quantidade diminuída de aditivos e gasto de energia.