Skip to main content

O Movimento ReCiclo, programa pioneiro da C&A que se dedica à correta destinação de peças usadas, comemora seu sexto aniversário neste mês com um notável marco de 270 mil peças arrecadadas, equivalentes a impressionantes 80 toneladas de roupas! Só neste ano, o programa já recolheu 28 toneladas em um total de 57 mil unidades arrecadadas. Lançado em 2017, o programa está atualmente presente em 206 lojas da C&A espalhadas por todas as regiões brasileiras.

A iniciativa não contribui apenas para a redução do descarte inadequado de resíduos têxteis, mas também promove a sustentabilidade e a responsabilidade social. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas de forma inadequada todos os anos no Brasil.

“O volume de descarte de peças usadas é enorme no país, e trabalhamos cada vez mais nos processos de confecção, produção e no fim de uso para mudar essa realidade. A existência do Movimento ReCiclo nos ajuda a cumprir com nossa missão de oferecer uma moda mais positiva para nossas clientes e para a sociedade como um todo”, destaca Cyntia Kasai, gerente executiva de ESG na C&A.

Ao depositar uma peça nas urnas verdes do programa, a marca oferece três caminhos para a destinação adequada das roupas: upcycling, reciclagem ou doação. Através do upcycling, as fibras de tecido das peças descartadas são recuperadas e transformadas em novos produtos, contribuindo para a economia circular. Mais de 10 mil peças passaram por esse processo, enquanto quase 25 mil peças foram enviadas para reciclagem e mais de 37 mil peças em boas condições foram doadas para instituições parceiras. Essas doações são realizadas em colaboração com o Instituto C&A, pilar social da C&A Brasil, que atua há mais de 30 anos apoiando comunidades e causas sociais.

Movimento ReCiclo da C&A completa 6 anos com 80 toneladas de roupas arrecadadas

Iniciativa destina corretamente as peças de roupa usadas. (Foto: Divulgação/C&A)

Além disso, desde 2021, a C&A lança cápsulas da coleção de jeans circular, fabricadas a partir do reaproveitamento de peças coletadas nas urnas do ReCiclo e sobras da produção. Essa iniciativa foi reconhecida com o Prêmio Destaque Eco Amcham 2022.

Hoje, o Movimento ReCiclo é uma iniciativa estratégica consolidada da C&A, sendo incorporado desde o início em todas as lojas inauguradas. Além do descarte de roupas, os clientes também podem descartar corretamente frascos e embalagens vazias de cosméticos e eletrônicos, garantindo que esses itens sejam destinados de forma ambientalmente responsável por meio de parcerias com empresas especializadas.

“O convite está feito. Todos os clientes que quiserem participar desse movimento por uma moda mais positiva, podem ir em uma das 206 lojas e depositar nas nossas urnas do Movimento ReCiclo suas peças de roupas que não desejam mais, independentemente do estado da peça e da marca”, finaliza Cyntia.

A celebração de seis anos do movimento é um testemunho do compromisso contínuo da C&A em promover práticas solidárias, enquanto contribui para a construção de um futuro mais consciente e ecológico.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????