Skip to main content

A segunta parte de Mulheres Inspiradoras chegou! Com o objetivo de dar voz às mulheres no mercado, esta série convidou três profissionais que venceram seus desafios e estão ganhando destaque profissionalmente. Perdeu o primeiro? Confira aqui!

Hoje, a conversa é com Sônia Ramos, fundadora da rede Casa de Bolos (quem nunca ficou com vontade ao sentir aquele cheirinho de bolo?). Ela conta sobre mulheres que a inspiram, como gostaria de ser vista pela publicidade e desafios enfrentados ao longo da carreira.

Mulheres Inspiradoras: Conheça Sônia Ramos da Casa de Bolos

ADNEWS: Você se sente representada pelas figuras femininas que aparecem nas propagandas publicitárias?

SÔNIA RAMOS: Como sabemos, cada propaganda tem um público-alvo determinado, cumprindo seu papel final de impactá-las e despertar o interesse. É claro que com o tempo cada vez mais as marcas têm entendido a importância de buscar gerar o máximo possível de identificação, mas é importante termos em mente os objetivos de cada comunicação.

AD: Você já foi reduzida ou comparada a algum estereótipo feminino na publicidade ou ao longo de sua carreira?

SÔNIA: Acredito que toda mulher é única e por mais que tentem nos comparar, basta uma boa xícara de café e uma fatia de bolo para que as pessoas se aproximem e se conheçam, entendendo suas particularidades, defeitos e emoções. É justamente para isso que temos trabalhado diariamente, com o objetivo de aproximar pessoas e criar relações mais profundas e não superficiais.

AD: Em sua opinião, quais são os maiores erros das propagandas ao tentarem representar mulheres fortes?

SÔNIA: Toda mulher por natureza é forte, não só a mulher que trabalha o dia todo fora de casa, mas também a dona de casa, mãe e esposa que opta por dedicar-se no dia a dia do lar. Essa é a beleza da liberdade, por isso é importante entendermos a força que tem em cada uma de nós e saber gerar essa identificação.

AD: Existe algum obstáculo que enfrentou ao longo da carreira por ser mulher?

SÔNIA: Os obstáculos existem todos os dias e para todos, independente do sexo, mas creio que há um olhar diferenciado, por exemplo, no início, alguns chegaram a desconfiar do potencial do bolo caseiro e a possibilidade de produção em grande escala. Já foi, também, em algum momento, um desafio manter nossos bolos a mesma qualidade e carinho que eu fazia em casa, algo que, felizmente, temos conseguido realizar com bastante êxito. Foram muitos obstáculos, mas meu maior curso foi a vida, tudo que sei e aprendi foi na prática, vivenciando literalmente a frase “mão na massa”, mas no meu caso, no bolo!

AD: Como você gostaria de ser representada nas propagandas e campanhas publicitárias?

SÔNIA: Como mãe e como alguém que mostrou que lugar da mulher pode ser onde ela quiser, inclusive também na cozinha, afinal, foi justamente ali, com a barriga no fogão, que exerci meu papel e força na construção de uma marca que está presente em milhares de lares pelo Brasil através de nossas mais de 400 lojas.

AD: O que vem na sua cabeça quando dizemos “mulher forte”?

SÔNIA: Mulher forte é aquela que tem a liberdade de escolher seu caminho e que entende que existem diversos padrões de belezas e diversos tipos de identificação, mulheres que trabalham fora de casa, mulheres que se empenham em cuidar da casa e da família, enfim, mulher forte é aquela que sabe o que quer e corre em busca de seus objetivos, assim como fiz lá trás, ao iniciar nossa primeira loja em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e que hoje está consolidada em mais de 180 cidades.

AD: Alguma mulher te inspirou a ser a profissional que você é hoje? Quem?

SÔNIA: Toda mulher que conheço na vida me inspira um pouquinho, basta prestarmos atenção a cada simples gesto e atitude ao nosso redor para observarmos a beleza que existe em nós. Hoje mais da metade das lojas da rede Casa de Bolos são comandadas por mulheres, que se empenham diariamente em fazer tudo com muito amor, carinho e cuidado. Em todas elas aprendo um pouco e me inspiro a cada dia!

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Leave a Reply