Skip to main content

É, meus amigos, a era dos Jetsons chegou de verdade! A MundoGEO vai promover a 1ª edição do Expo eVTOL, evento dedicado ao mercado de eVTOLs, que são veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, popularmente conhecidos como “carros voadores”. A feira e o fórum serão realizados em paralelo a outros eventos da MundoGEO, como DroneShow Robotics, SpaceBR Show e MundoGEO Connect, no pavilhão amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entre os dias 21 e 23 de maio de 2024.

O Expo eVTOL é um spin-off do 1º Fórum eVTOL – Desafios e Oportunidades, realizado neste ano junto à DroneShow Robotics, e também o único evento do Brasil destinado exclusivamente a esse setor, que está em ebulição e promete tomar os céus do país e do mundo nos próximos anos (e você aí, pensando que os carros só iriam voar no desenho de Hanna-Barbera mesmo). Dessa maneira, a MundoGEO responde à uma demanda do mercado com uma feira e um fórum sobre o assunto, ao contrário do que ocorre em eventos de aviação, que reservam um espaço secundário a essa tecnologia disruptiva.

De acordo com um relatório da IMARC Group, empresa britânica de consultoria, o mercado de eVTOLs deve chegar a US$ 21,62 bilhões em 2027. A expectativa em relação a essas aeronaves é tão grande que as principais fabricantes de aviões do mundo estão diretamente envolvidas, como Embraer, Airbus e Boeing, sem contar as diversas startups, que estão com projetos acelerados e com eVTOLs já voando, como Lilium, Vertical Aerospace, EHang, Archer Aviation, entre outras.

Companhias aéreas de todo o mundo também estão entre os futuros operadores dos “carros voadores”. No Brasil, a Azul e a GOL Linhas Aéreas já anunciaram acordos de intenção de compra de eVTOLs com a Lilium e a Vertical Aerospace, respectivamente. A Eve Air Mobility, do grupo Embraer, tem diversos clientes futuros em carteira incluindo algumas empresas brasileiras de táxi aéreo, como Helisul, Voar Aviation, FlyBIS, Flapper e Avantto.

O fórum realizado neste ano reuniu alguns desses players, além de outros atores intimamente envolvidos com o setor, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). A segunda edição do fórum, agora dentro do Expo eVTOL, vai trazer ainda mais palestrantes para tratar dos temas mais atuais no mundo dos eVTOLs.

O próximo evento será concentrado em três eixos principais: tecnologia, regulamentação e mercado. No primeiro tópico, serão debatidas questões relacionadas à indústria, eletrificação, design, treinamento e operação. Em relação à regulamentação, serão trazidos os caminhos para a certificação dos eVTOLs no Brasil, as experiências internacionais e a inserção desses veículos no espaço aéreo já tomado por aviões, helicópteros e drones. Por fim, haverá espaço para o debate sobre o tamanho desse setor e os envolvidos diretamente na operação, como companhias aéreas, empresas de táxi aéreo, órgãos de segurança e defesa e empresas de infraestrutura.

O Expo eVTOL é a quarta feira da MundoGEO que se antecipa e cria um espaço para discutir os impactos econômicos, sociais e culturais das tecnologias, agora com este novo modal de transporte, explica o CEO da companhia, Emerson Granemann.

Além de ser uma importante arena de debates, o Expo eVTOL também vai reunir empresas na feira de negócios, onde vão apresentar não apenas as próprias aeronaves e mockups de futuros eVTOLs, mas também soluções que vão além do transporte de passageiros, incluindo logística, defesa e segurança. A primeira edição do evento coincide com o momento de expansão da MundoGEO, recentemente adquirida pela Italian Exhibition Group (IEG), responsável por mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos em todo o mundo.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. Aqui, o amanhã já está acontecendo. ????