Skip to main content

O Inter Miami, equipe de futebol da Major League Soccer (MLS), recebeu um aporte de US$ 75 milhões da empresa de investimentos norte-americana Ares Management. O investimento será direcionado para iniciativas de crescimento, incluindo um projeto em andamento para a construção de um novo estádio. Atualmente, a equipe de Lionel Messi joga como mandante em Fort Lauderdale, localizada a cerca de uma hora de Miami.

Essa oportunidade de investimento privado em equipes da MLS foi aberta graças a recentes mudanças nas regras da Liga, que agora permitem a entrada de fundos institucionais. Embora a estrutura exata do investimento ainda não esteja totalmente clara, a Ares Management pode esperar um retorno fixo, uma participação nos lucros ou até mesmo a opção de conversão em futuras ações.

Em 2022, antes da chegada de Messi, o Inter Miami estava avaliado em US$ 585 milhões. Porém, a contratação do craque argentino é vista como um ímã para investimentos, destinados a impulsionar as receitas do clube. Um dos proprietários do time, Jorge Mas fez declarações otimistas recentemente, prevendo que as receitas do Inter Miami devem mais do que dobrar nos próximos 12 meses, e que o valor da equipe poderia atingir a marca de US$ 1,5 bilhão até 2024.

Apesar do impacto positivo trazido pela presença de Messi, o Inter Miami ainda enfrenta desafios em campo, ocupando a última posição na Conferência Leste da MLS.

Efeito Messi

O impacto da chegada de Messi tem sido notável dentro e fora de campo. Em apenas três jogos, o astro já marcou cinco gols e deu uma assistência pelo Inter Miami. O impacto digital também foi avassalador, com um aumento incrível no número de seguidores nas redes sociais.

No Instagram, por exemplo, o Inter Miami viu seu número de seguidores saltar de 1 milhão para 13 milhões em pouco menos de dois meses após o anúncio da contratação de Messi. Atualmente com 13,2 milhões de seguidores, o time é a quarta franquia norte-americana com mais fãs no Instagram, atrás apenas de Golden State Warriors, Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers.

No Brasil, o Inter Miami também deixou alguns clubes tradicionais para trás nas redes sociais. O time ultrapassou o Corinthians (10,2 milhões), São Paulo (5,5 milhões) e Palmeiras (5 milhões) em número de seguidores desde a chegada de Messi.

Além disso, o Efeito Messi se reflete nas vendas de camisas, patrocínios e ingressos. A equipe planeja vender 500 mil camisas com o nome e o número do atacante na atual temporada, podendo gerar um faturamento de até US$ 100 milhões. Isso representa um aumento significativo nas receitas do clube. A média de público nos jogos do Inter Miami também aumentou e a procura por ingressos disparou, com entradas sendo vendidas por até US$ 712 no mercado secundário.

Aposta da Apple

Quem quer assistir o Messi dando show com a bola no pé pelo Inter Miami precisa assinar a Apple TV. Em junho de 2022, a Apple anunciou um acordo de 10 anos para a transmissão exclusiva da Major League Soccer (MLS),  e a participação do argentino na Liga tem impulsionado o número de assinaturas do app. Com o anúncio da contratação, o serviço ganhou mais de 300 mil novos pagantes, e no fim de julho, a Apple TV alcançou o recorde de 1 milhão de assinantes.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. Aqui, o amanhã já está acontecendo. ????