Neste mês, NIVEA iniciou a 3ª edição da campanha ‘Orgulho na Pele’, que apoia projetos de transformação social para a população LGBTQIAPN+. No começo deste ano, a marca se uniu à TODXS, organização parceira do propósito “O Toque que Transforma e Inspira Conexões” para o lançamento do Fundo TODXS, programa que tem como objetivo apoiar e acelerar iniciativas empreendedoras de pessoas trans e travestis em todo o Brasil.
Por meio do repasse de 100% dos lucros das vendas do NIVEA Creme, na edição especial e limitada do Orgulho, a marca vai financiar dez negócios de pessoas trans, que receberão sessões de mentoria com especialistas em negócios da empresa, além de investimento para impulsionar as estratégias empresariais.
Os projetos selecionados pela TODXS por meio de edital compreendem diversas áreas de atuação, como moda, design e artesanato, cultura, esporte e lazer, educação e empregabilidade, saúde e alimentação.
“A ‘Orgulho na Pele’ já é uma campanha fundamental no nosso calendário. Apoiamos iniciativas para a comunidade LGBTQIAPN+ ao longo de todo o ano, e neste mês, há espaço para um maior engajamento do público interessado em se aliar à causa. Estamos felizes de realizar esta terceira edição com a TODXS e incentivar o sonho do empreendedorismo entre as pessoas trans e travestis”, comemora Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA.
De acordo com Milena Katryell, gerente de Empreendedorismo da TODXS, os critérios de seleção incluíram a disponibilidade para cumprir as atividades e participar das sessões de mentoria, o perfil sociodemográfico e a maturidade do projeto, com uma análise dos objetivos e planejamento propostos pela equipe.
“A nossa ideia é investir em projetos que possam se sustentar financeiramente após o Fundo. Por isso, durante as inscrições, avaliamos a maturidade dos projetos e dos candidatos”, explica Milena.
Considerando o cenário enfrentado por essa parcela da população, Judá Nunes, especialista em projetos da TODXS, destaca que investir em projetos de formação para profissionais e empreendedores trans e travestis no Brasil é uma forma de combater a discriminação e o preconceito, contribuindo para fomentar a criação de novos negócios e acelerar o desenvolvimento econômico do país, além de ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Negócio selecionados pela campanha
Após passarem pelo processo inicial de seleção e entrevista, a TODXS chegou aos dez empreendimentos liderados por pessoas trans que serão fortalecidos pelo Fundo TODXS, com o apoio da NIVEA. São eles:
– Estúdio TransCistas, de Natal (RN)
– Escola e Salão Amanda Queiroz, de Fortaleza (CE)
– Barbearia Mineira, de Juiz de Fora (MG)
– Donnas da Rua, de Santos (SP)
– País das Maravilhas, de Natal (RN)
– Merg, de Valença (RJ)
– Travatruck, de São Paulo (SP)
– Geam Assessoria, de Sabará (MG)
– Êlu – Saúde e Sustentabilidade, de Natal (RN)
– Magic Brownie, de Juazeiro (BA)
Cada pessoa empreendedora será contemplada com sessões de mentoria com profissionais voluntários da NIVEA por três meses, para auxiliar e dar direcionamento aos negócios. Os encontros serão realizados periodicamente, online, com objetivo de orientar sobre caminhos viáveis para o crescimento e cumprimento das metas dos empreendimentos.
Os dez projetos ainda serão fortalecidos com um aporte financeiro de R$ 3 mil, oferecido pela NIVEA. A equipe da TODXS acompanhará de perto o processo de amadurecimento e investimento dos negócios selecionados.
Ícone da campanha
A famosa latinha de NIVEA Creme, ícone da campanha, está disponível nos pontos de venda de todo o Brasil em edição especial e limitada, com as cores do arco-íris, para marcar o apoio ao Mês do Orgulho. Ao adquirir o produto, os consumidores sabem que estarão contribuindo para o fortalecimento da agenda de propósito da marca, da TODXS e dos empreendimentos liderados por pessoas trans e travestis selecionados pela campanha.
“NIVEA Creme carrega o DNA da nossa marca, que cuida da pele das pessoas há mais de 110 anos. Nada é mais simbólico e poderoso do que traduzirmos o nosso orgulho nesse ícone, para materializar esta campanha”, afirma Andréa Bó.
Parceria consolidada
NIVEA e TODXS seguem para o terceiro ano de parceria na jornada de propósito “O Toque que Transforma e Inspira Conexões”. A marca é apoiadora do projeto TODXS Embaixadorxs, um programa de formação de jovens líderes por meio de oficinas e treinamentos em comunicação, liderança e empreendedorismo, fomentando o desenvolvimento de projetos locais focados no público LGBTQIAPN+.
“Nosso propósito tem o objetivo de promover transformações sociais verdadeiras e de longo prazo. Com a TODXS, fortalecemos este viés de capacitação e empoderamento a ativistas sociais”, finaliza Andréa Bó.
Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.