Nova ferramenta do WhatsApp será lançada após segundo turno das eleições

Atualização seria similar aos grupos de comunidades do Telegram

Adnews

28.04.2022

Nova ferramenta do WhatsApp será lançada após segundo turno das eleições

O WhatsApp, pertencente à Meta, anunciou sua decisão de criar uma nova ferramenta chamada “Comunidades”. A ideia da mudança é a possibilidade de criação de grupos com um maior número de pessoas – atualmente, o limite disponível é de 256 participantes.

A novidade é parecida com a de outros aplicativos de mensagem como o Telegram, que permite canais com centenas de milhares de pessoas. Entretanto, a empresa comunicou que o recurso só será lançado após o segundo turno das eleições que devem ocorrer no país no fim do ano.

A medida gerou polêmica entre Bolsonaro e o Tribunal Superior Eleitoral, onde o presidente afirmou que a decisão fez parte de um acordo feito entre o WhatsApp e o TSE. No entanto, o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PP), afirmou que a decisão ocorreu dentro da própria empresa para conter a desinformação e disparo de mensagens políticas em massa que geraram investigações no passado.

50016323773_e798575da3_k.jpg

Confira a nota divulgada pelo WhatsApp:

“Como parte de seu diálogo constante com as autoridades dos países em que atua, o WhatsApp participou hoje (27.abr) de uma reunião com o governo brasileiro para fornecer mais informações sobre o recurso Comunidades e os planos da empresa para sua implementação no país. De acordo com o calendário já divulgado, a implementação da funcionalidade no Brasil ocorrerá somente após o período eleitoral. 

É importante ressaltar que a decisão sobre a data de lançamento deste recurso no Brasil foi tomada exclusivamente pela empresa, tendo em vista a confiabilidade do funcionamento do recurso e sua estratégia de negócios de longo prazo. Essa decisão não foi tomada a pedido nem por acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Como já informado previamente, o WhatsApp assinou um memorando de entendimento com o TSE no início deste ano que inclui, por exemplo, um chatbot, um canal de denúncias para contas suspeitas de disparos massivos e treinamentos para a equipe da justiça eleitoral. Entre outras plataformas digitais, a empresa também é signatária do Programa de Enfrentamento à Desinformação desde 2019. No entanto, nenhum desses acordos com o WhatsApp faz referência à funcionalidade Comunidades ou ao seu momento de lançamento, pois esse tipo de decisão cabe à empresa.

Por outro lado, nos últimos anos, o WhatsApp fez uma série de parcerias estratégicas com o governo brasileiro que, de acordo com os próprios ministérios e órgãos vinculados, trouxeram eficiência na comunicação do governo e impactaram positivamente milhões de brasileiros, como o chatbot com o ministério da Saúde no início da pandemia e a conta oficial da CAIXA no WhatsApp para a comunicação com os beneficiários do Auxílio Emergencial. 

Estamos no início do desenvolvimento de Comunidades para o aprimoramento do recurso antes de passar à etapa de lançamento global, o que não acontecerá por vários meses. Continuaremos a avaliar o momento exato para o lançamento da funcionalidade no Brasil e comunicaremos a data quando estiver definida. Reafirmamos que isso só acontecerá após as eleições de outubro”.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental