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Apenas dois meses após a sua liberação para o público, o ChatGPT alcançou a impressionante marca de 100 milhões de usuários, se tornando a ferramenta digital de maior adesão em massa na história da humanidade, segundo dados divulgados pela empresa de análise de investimentos UBS BB Investment Bank. No mundo dos negócios, de acordo com o Relatório do Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas estão buscando incorporar sistemas de Inteligência Artificial, o que deve causar um crescimento de 30% em empregos na área até 2027. 

Essa rápida disseminação é resultado direto da capacidade da IA em auxiliar em tarefas cotidianas, como redação, pesquisa, tradução, planejamento de viagem, solução de problemas técnicos e diversas outras atividades. A IA recebe cada vez mais investimentos, o que significa que não podemos prever exatamente seu futuro nos próximos anos. Segundo Alexandre Rugerio, CEO da agência de Marketing Digital Hub BMD, se adaptar à essa nova realidade não é uma escolha, pois a mudança já está acontecendo, e as empresas que não acompanharem a revolução digital sofrerão consequências em seus negócios.

“Sem dúvida alguma, empresas que forem resistentes à essa adaptação sofrerão com falta de insights estratégicos, dificuldade com análise de dados, relevância, competitividade e eficiência operacional. Porém, o mais incrível é que, no final das contas, ela vai fazer uso dessas ferramentas de qualquer jeito. Por exemplo, seu celular opera com IA, seu televisor, seu armazenamento em nuvem, suas redes sociais. Antes de ser engolido por essa onda, é preciso surfá-la”, explica Rugerio.

A Inteligência Artificial ajuda a impulsionar a eficiência, a produtividade e a inovação em diversas áreas. Um dos principais benefícios é a capacidade de automatizar tarefas repetitivas e demoradas. Além disso, ela é capaz de executá-las com uma precisão inigualável, reduzindo erros e melhorando a qualidade dos processos. 

“O uso dessa tecnologia vai trazer benefícios significativos ao mercado, impulsionando a inovação, a eficiência operacional e a experiência do cliente. Muitas empresas já estão utilizando a IA para melhorar as operações de supply chain, processos de fabricação, análise de dados e insights de negócios. Estamos a um passo de uma era onde a IA será primordial para operações cada vez mais integradas, impulsionando a eficiência, a personalização e a capacidade de tomar decisões mais efetivas”, avalia o CEO da Hub BMD.

O Marketing Digital é outro setor que passou por revoluções com a chegada da IA, que permite que as empresas alcancem resultados mais eficazes e direcionados. Nesse sentido, a inteligência artificial é capaz de coletar, processar e analisar uma quantidade colossal de dados de forma ágil e precisa. A capacidade de lidar com um grande volume de informação possibilita a criação de perfis detalhados dos clientes, compreendendo seus interesses, comportamentos e preferências. Essa valiosa ferramenta permite que as empresas personalizem suas campanhas e comunicações, aumentando o engajamento e a satisfação do público. Muitos se enganam quando concluem que a IA chegou para acabar com as equipes estratégicas de design, social media, entre outras. É justamente o contrário.

“Os principais diferenciais estão no impulsionamento da personalização, segmentação de audiência, otimização de campanhas, anúncios e análise de dados. É possível customizar a campanha de forma mais rápida e efetiva utilizando comportamento de navegação, histórico de compras e interações, criação de ofertas e experiências personificadas para cada público de forma diferenciada. Outro exemplo são os chatbots e assistentes virtuais, que fornecem suporte e realizam transações, como venda direta. Tudo isso vai aumentar o retorno do investimento, deixando o marketing muito mais estratégico e assertivo”, comenta.

A Inteligência Artificial traz consigo desafios e questões importantes a serem consideradas. No entanto, seu impacto está mudando rapidamente o mundo em que vivemos e a forma como são conduzidos os negócios. Temas como Ética, Transparência e Privacidade de Dados são amplamente discutidos, mas apesar disso, não vão impedir o crescimento exponencial dessa tecnologia, que atrai investimentos em cifras astronômicas.

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