homem navegando na internet pelo celular

O que é Marketing de Conteúdo e por que utilizá-lo na sua estratégia?

Sejamos realistas, marketing é meio complicado – eu sei porque eu pessoalmente odeio ser bombardeado por publicidades que não me cadastrei para ver, e-mails que não solicitei, e spam de publicidade em feed de mídia social. Prefiro muito mais é ser entretido, tranquilizado e apoiado por empresas que realmente tenham as melhores intenções.

Quando comecei, logo depois da faculdade, me deparei com questões financeiras pela primeira vez. Eu, literalmente, não tinha a mínima ideia de onde começar. Depois de uma rápida pesquisa sobre “noções básicas de finanças”, descobri um post no blog da denominado: 10 Personal Finance Basics.

Depois de ler esse post, e mais alguns outros, passei a assinar a newsletter deles e, posteriormente, a plataforma money-management também deles.

Isso é marketing de conteúdo. Não tive medo do marketing deles, era isso o que eu queria.

Se você cria conteúdo para seu público em vez de fazer marketing para eles, a venda fluirá. Mas para ser bem-sucedido, você tem de se tornar um recurso confiável e competente, conquistar a fidelidade e a confiança de seu público e aumentar uma base de assinantes ativos para depois aumentar os lucros.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é a prática de criar e distribuir conteúdo criado tendo em mente as necessidades de seu público, em vez de focar exclusivamente nos benefícios de sua marca ou produto, a fim de estabelecer um público engajado para quem você será capaz de vender com facilidade.

É bem complicado, e um pouco trabalhoso, mas os benefícios são extraordinários: se você fizer d jeito certo, você pode criar:

● Uma base de possíveis clientes que confiem em você e sejam fieis a você
● Uma marca confiável e competente que as pessoas querem conhecer
● Uma base de assinantes que quer receber informações de você e para quem você pode vender com facilidade
● Um fornecimento contínuo de leads na parte superior do funil para alimentar seus funis de venda
● Um ponto de contato para clientes atuais e passados, fazendo com que eles voltem sempre.

Fazendo o melhor de maneira empática e genuína, você prova que se importa verdadeiramente com seus clientes e que eles podem confiar em você oferecendo-lhe uma fatia do precioso orçamento de cada um deles.

Por que usar o Marketing de Conteúdo?

Repare nas ações de marketing de conteúdo de grandes empresas. Essas grandes marcas (e muitas mais) não estão gastando dinheiro para criar esse conteúdo por generosidade com o público – elas estão fazendo por causa do impacto que esse conteúdo tem nas vendas. O impacto ocorre das seguintes formas:

• Ele melhora a consciência de marca (brand awareness), ou melhor, a quantidade de pessoas que sabem que aquela empresa existe.
• Ele aumenta a credibilidade e a competência dessas empresas em seus nichos, fazendo delas e de seus funcionários líderes influentes.
• Ele engaja as pessoas, que têm agora consciência das marcas dessas empresas, fornecendo a elas conteúdo valioso, mas também amplas oportunidades de elas se engajarem com mais conteúdo e, por fim, fazer uma assinatura.
• Ele ajuda essas empresas a gerar leads, ou criar uma base de assinantes, para quem elas serão capazes de vender com facilidade no futuro.
• Ele forneceu a essas empresas uma lista massiva de pessoas a quem elas podem agora vender gratuitamente, aumentando as vendas.

Embora existam tipos de marketing de conteúdo off-line, vamos focar o marketing de conteúdo on-line e como você pode criar um público com campanhas de marketing de conteúdo que, no final, impulsionarão as vendas.

Para tanto, você precisará de uma estratégia sólida de distribuição e de campanhas de marketing de conteúdo digital que atinjam em cheio os seus objetivos.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior
Nintendo Switch - Novo console pode chegar em setembro

Nintendo Switch: Novo console pode chegar em setembro

Próximo post
Mundial de Free Fire 2021 Faz o L LOUD está na final

Mundial de Free Fire 2021: “Faz o L!” LOUD está na final

Posts Relacionados

Por favor, desabilitar Adblock para visualizar conteúdo do site.