Skip to main content

Por Fabiana Baraldi
Diretora de Planejamento, Social e Insights da Innova AATB

O SXSW 2024 foi um evento transformador que deixou grande impacto em todos os participantes que estiveram lá ou acompanharam de longe, cumprindo a promessa desde sua criação em 1987 de transbordar o hype sobre temas ao redor de inovação e cultura.

Durante os 8 dias que estive lá, manter o foco foi uma tarefa árdua, confesso. Mudava minha agenda do dia seguinte pelo menos três vezes, isso quando não eram mais. Meu saldo foi de: 24 palestras assistidas, 1 workshop, conversas com mais de 10 startups, mais de 15 km percorridos entre um prédio e outro, muitas trocas nas filas e mais de 40 cappuccinos e 2 litros de água por dia para aguentar essa maratona!

Trago aqui alguns recortes do que vi, discuti e aprendi em todo o processo.

#1 Foco na Inovação Sustentável: O SXSW 2024 colocou grande ênfase na sustentabilidade, com sessões explorando energia renovável, tecnologias verdes e práticas comerciais sustentáveis.

#2 Avanços em Inteligência Artificial e Realidade Virtual: o evento trouxe, como sempre, os últimos avanços em IA e RV, incluindo aplicações em vários setores, como saúde, educação e entretenimento.

#3 Cultura e Entretenimento: O festival contou com uma programação diversificada de música, filmes e apresentações artísticas, apresentando talentos emergentes e estabelecidos de todo o mundo.

#4 Pensadores Visionários: O SXSW 2024 reuniu alguns dos pensadores mais influentes da atualidade, incluindo cientistas, ativistas, artistas e líderes empresariais, que compartilharam suas ideias e inspiraram o público.

Deixo por último o quinto recorte que vi presente em várias palestras, de diversos tamanhos:

#5 O Poder da Conexão Humana: Em uma época de crescente isolamento digital, o SXSW 2024 destacou a importância de construir relacionamentos significativos e fortalecer as comunidades.

A despeito do tema acima, destaco alguns pensadores que assisti e que me levaram a pensar como acomodar tanta inovação sem perder a humanidade. Isso é óbvio, eu sei, mas acredite, se não colocarmos isso nas discussões de trabalho, teremos uma crise de saúde mental muito maior do que achamos que sabemos.

Conexões reais em um mundo hiperconectado

O SXSW teve a honra de receber duas das maiores pensadoras contemporâneas sobre relações humanas: Esther Perel, psicoterapeuta especialista em relacionamentos modernos, e Brené Brown, pesquisadora e autora best-seller sobre temas como coragem, vulnerabilidade e empatia.

O painel, intitulado “Unlocking Us: Live with Dr. Brené Brown Featuring Esther Perel”, foi uma gravação ao vivo do próximo episódio do podcast de Brown, e ofereceu ao público uma oportunidade única de presenciar um diálogo profundo e inspirador sobre os desafios e oportunidades da conexão humana na era digital.

Em um mundo onde a tecnologia nos conecta instantaneamente a milhões de pessoas, Perel e Brown destacaram a importância de cultivarmos conexões reais e autênticas. A psicoterapeuta belga alertou para o perigo da “intimidade artificial”, que se refere às experiências digitais que simulam, mas não substituem, a interação humana genuína.

Rohit Bhargava e o Pensamento Não Óbvio

Rohit Bhargava, autor best-seller e especialista em tendências, dominou o palco do SXSW 2024 com sua palestra “O Futuro Não Óbvio: Dominando o Caos e Criando Oportunidades”. Em vez de simplesmente prever o futuro, Bhargava ensinou ao público como desenvolver um mindset não óbvio para navegar pelas incertezas e criar oportunidades em um mundo em constante mudança.

Bhargava começou desafiando a crença de que o futuro é imprevisível. Ele argumenta que, ao invés de ser totalmente aleatório, o futuro é composto por sinais fracos que podemos identificar e usar para tomar decisões estratégicas.

A chave para o sucesso, segundo ele, é desenvolver um pensamento não óbvio. Isso significa ir além do senso comum e buscar perspectivas diferentes, questionando suposições e explorando novos caminhos. Ele também destacou a importância da adaptabilidade e da resiliência em um mundo em constante transformação. Mais uma vez, o soft kill falando alto.

Amy Webb: Navegando na Superonda Tecnológica

Amy Webb, figura cativa no SXSW há muitos anos e uma das palestras mais aguardadas, apresentou o 17º relatório anual de tendências tecnológicas do Future Today Institute.

A futurista dominou o palco com sua palestra “Navegando na Superonda Tecnológica”, tecendo uma narrativa instigante sobre o futuro que se desenrola diante de nossos olhos. Com um “bom dia” em português que aqueceu a plateia, Amy, figura icônica do evento, celebrou a presença brasileira, a maior delegação depois dos EUA, reconhecendo a importância do país no cenário global de inovação.

Webb mergulhou em um mar de insights, traçando um panorama empolgante do “Technology Rapture”, o ápice da tecnologia impulsionado pela convergência de inteligência artificial, ecossistemas conectados e biotecnologia. Essa confluência, segundo a futurista, está moldando um “superciclo tecnológico” que redefine a sociedade em todos os seus âmbitos.

Em meio a essa maré de inovações, surge a “Geração T”, indivíduos que prosperam na transitoriedade e na adaptabilidade. Para Webb, essa geração, composta por todas as idades que navegam nesse mundo em constante mutação, é capaz de abraçar a incerteza e surfar as ondas de mudança com resiliência e criatividade.

A palestra de Amy Webb foi um convite à reflexão e à ação. Uma jornada inspiradora que nos convida a abraçar a transitoriedade, surfar as ondas da superonda tecnológica e moldar um futuro próspero e sustentável para todos.

Recomendo assistirem à palestra dela na íntegra já disponível no Youtube.

O SXSW 2024 serviu como um lembrete de que o futuro não está pré-determinado, mas sim em nossas mãos. Através do diálogo, da colaboração e da criatividade, podemos construir um futuro mais próspero, equitativo e sustentável para todos.

Acho que o SXSW 2024 será lembrado como um momento em que líderes e criadores se uniram para enfrentar os desafios do nosso tempo e imaginar um futuro melhor.

Ao navegar pelas diversas perspectivas e debates do SXSW 2024, podemos nos munir de ferramentas para moldar um futuro mais positivo para a humanidade.

Que possamos tirar do papel o que vivemos nestes dias intensos.

Avante para o próximo ato!

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do veículo

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens