Skip to main content

A bordo de um barco no Sena na contagem regressiva para a abertura dos dos Jogos Olímpicos Paris 2024, a Tocha Olímpica foi apresentada ao público. Projetada pelo designer Mathieu Lehanneur, ela tem suas curvas inspiradas no icônico rio, que é um dos símbolos da “Cidade Luz”. Usain Bolt recebeu a tocha olímpica das mãos do três vezes campeão olímpico da canoagem Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador de Paris 2024, durante a cerimônia.

De acordo com Lehanneur, a igualdade está representada na simetria das formas da tocha. Já Paris, está na tocha pelas águas do Rio Sena, coração da cidade e sede da cerimônia de abertura. A tocha também representa a paz, já que ela foi pensada como um símbolo de generosidade e fraternidade.

O percurso que a tocha olímpica fará no tradicional revezamento pelo país-sede está marcado para começar dia 8 de maio, em Marseille, sul da França. A chama olímpica também vai passar por 65 territórios até chegar à Paris, em 26 de julho. Seguindo a tradição, a tocha será acesa em Olímpia, na Grécia, passará por Atenas e seguirá para a França.

Segundo o orçamento divulgado pelo Comitê Organizador de Paris 2024, os Jogos custarão € 4,38 bilhões (R$ 23,05 bilhões). Também por este motivo, os organizadores estão fechando parcerias comerciais com diversas empresas.

Ao todo, os Jogos de Paris 2024 já contam com 62 marcas, sendo 14 na categoria mundial, seis na premium e 14 na oficial. Além desses, há 28 apoiadores oficiais, em sua maioria, empresas francesas menos badaladas, mas com atuações globais, como a Fnac Darty, a companhia de locação de materiais de construção Loxam, a empresa de serviços de alimentação Sodexo e a subsidiária de distribuição de energia Enedis.

Até a semana passada, Paris 2024 já havia ultrapassado a marca de € 1 bilhião (R$ 5,26 bilhões) em parcerias, isso contando apenas com os patrocínios domésticos. Os mais recentes foram com LVMH, por cerca de € 150 milhões, e a Air France.

Valorização local em patrocínios

As empresas francesas estão valorizando muito os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Prova disso, é que elas são maioria entre os parceiros premium e oficiais do evento. Destaques para o Carrefour, Sanofi, FDJ, GL Events, Groupe BPCE e Decathlon.

As empresas francesas só perdem espaço na lista de patrocinadores de Paris 2024 quando o foco está, naturalmente, na categoria mundial Worldwide Partners. O portfólio conta com Airbnb, Alibaba, Allianz, Atos, Bridgestone, Coca-Cola, Deloitte, Intel, a suíça Omega, Panasonic, P&G, Samsung, Toyota e Visa.

Vale destacar que Paris e as comunidades vizinhas já investiram até agora € 1.4 bilhão para tornar as águas do Sena apropriadas para banhistas. Já no quesito segurança, para Paris 2024, são aguardados cerca de 10.5 mil atletas, além de 45 mil voluntários. No mês passado, quase 7 milhões de ingressos, dos 10 milhões disponibilizados, já haviam sido vendidos.

Agência Nacional Francesa para a Segurança dos Sistemas Informáticos (ANSSI) passou seis meses elaborando um mapeamento completo, com o objetivo de coibir ataques cibernéticos. O orçamento do órgão para garantir a cibersegurança de Paris 2024 é de pouco mais de € 10 milhões.

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.