Skip to main content

O TikTok, o aplicativo gratuito de vídeos curtos mais popular dos últimos tempos, ganhou as manchetes nos últimos dias não por seu conteúdo, mas por supostos vazamentos para o governo Chinês. Seu chefe, Shou Zi Chew, compareceu perante políticos americanos no Congresso, onde respondeu a perguntas hostis sobre a controladora chinesa ByteDance e quanto acesso a China tem aos dados do aplicativo.

No entanto, o TikTok está longe de ser o único aplicativo móvel de propriedade chinesa a conquistar os mercados ocidentais. A empresa de análise Apptopia estima que outros três dos 10 principais aplicativos móveis gratuitos nos EUA também são de propriedade de empresas chinesas. Dois deles também estão entre os mais baixados no Reino Unido.

Confira os aplicativos chineses mais bem sucedidos pelo mundo:

Capcut

O aplicativo de edição de vídeo CapCut costuma ser apresentado como um editor complementar para criadores de conteúdo do TikTok e foi baixado 13 milhões de vezes apenas em fevereiro, de acordo com a Sensor Tower .

A ferramenta de edição de vídeo é otimizada para edição móvel em movimento e oferece uma variedade de recursos projetados para tornar seus vídeos virais, como adicionar músicas populares, filtros e efeitos especiais. O CapCut também pertence à empresa controladora do TikTok, ByteDance.

Shein

Shein é uma marca de moda global fundada em 2012 e agora avaliada em quase US$ 15 bilhões, segundo a Forbes . Foi fundada pelo bilionário chinês Chris Xu e está sediada em Cingapura.

Uma pesquisa rápida da hashtag #Shein no TikTok e no Instagram revelará centenas de vídeos de influenciadores populares se gabando de seu recente #Sheinhaul. Ele usa a mídia social para atingir os usuários da GenZ com centenas de novos produtos diariamente a preços baixos.

Temu

Faz menos de um ano desde que este aplicativo de compras estreou nos Estados Unidos, mas ultrapassou rapidamente a Amazon e o Walmart. A superloja online vende de tudo, de roupas a eletrônicos, e permite que os consumidores ignorem os armazéns e comprem diretamente do fabricante chinês.

Os preços são tão baixos que muitos americanos estavam procurando saber o quão confiável é a loja online depois que a empresa veiculou um anúncio durante o Super Bowl deste ano.

A empresa está sediada em Boston, MA, mas é uma subsidiária da PDD Holdings, uma gigante chinesa do varejo online especializada em produtos diretos ao consumidor.

O sucesso dos aplicativos chineses nos EUA se deve em parte à forte concorrência que existe em seu mercado doméstico, onde os aplicativos dos EUA são proibidos, segundo dizem alguns especialistas.

Essas empresas chinesas também são líderes no desenvolvimento de algoritmos de recomendação altamente personalizados para atender às necessidades dos usuários, como os usados ​​pelo TikTok e pelo aplicativo de mensagens instantâneas WeChat.

Essa matéria usou como fonte a escrita por Chelsea Bailey para o site BBC News.

Fique ligado aqui no Adnews! Por que pra gente, sair do óbvio, é tão óbvio quanto criar e transformar.