A Licença PETernidade, movimento lançado pela Petz, que destina dois dias para que os colaboradores que adotam um pet possam fazer sua adaptação em casa, alcançou o apoio de grandes empresas. A partir de agora, Vivo, Ogilvy, Royal Canin, Zee.Dog e a consultoria Great Place to Work passam a oferecer a licença a seus colaboradores.
A empresa de telefonia Vivo foi a primeira a aceitar o convite. Em abril deste ano, a marca anunciou seu projeto Vivo Pets, que utiliza a plataforma de relacionamento com os clientes Vivo Valoriza, no app Meu Vivo, para fazer uma conexão entre clientes e organizações não-governamentais, promovendo a adoção dos milhares de pets que buscam um novo lar.
No segmento pet, duas grandes marcas também aderiram ao movimento: a marca de acessórios Zee.Dog, e a marca de nutrição Royal Canin – esta última que, inclusive, possui licença semelhante desde 2018 no Brasil. Também aderiu à licença a consultoria Great Place to Work, conhecida globalmente por reconhecer as melhores empresas para trabalhar.
“Com a pandemia, percebemos que a adoção de pets aumentou muito e essa licença ajudará na adaptação no novo lar, que deixou de ser apenas lar e virou também escritório. Uma ambientação bem feita é um super ganho para todos”, diz Lilian Bonfim, diretora de recursos humanos do Great Place to Work.
Licença para cuidar do pet

O projeto, idealizado pela agência Ogilvy Brasil, propõe um grande movimento que deve contagiar ainda mais empresas de diferentes segmentos, a fim de gerar na sociedade uma conscientização sobre o bem-estar animal e reforçar o quanto a relação pet e tutor é positiva. Além da licença, o projeto contempla também leva informações para o tutor que acaba de adotar um pet.
Para Márcio Fritzen, diretor executivo de criação da Ogilvy, o movimento reflete a importância dos animais de estimação na vida das pessoas e reforça o papel das empresas tanto no fomento à saúde mental quanto no respeito aos animais. “Estamos vivendo a introdução dos pets às famílias. Se no passado eles ficavam no quintal, hoje estão com a gente no sofá. Antes eles eram nossos melhores amigos, hoje são também filhos. Nesse contexto, a Licença PETeternidade faz todo sentido porque não basta decidir pela adoção, é preciso oferecer condições para as pessoas nesse momento”, declara.
A Licença PETernidade funciona da seguinte forma: ao realizar a adoção de um cão ou gato, os colaboradores da Petz deverão notificar o RH da empresa, apresentando as devidas documentações que comprovam a iniciativa, e então passam a usufruir do benefício de dois dias livres para cuidar do pet. Vale lembrar que cada companhia tem a liberdade de estabelecer como funcionará a sua própria mecânica.
A Petz também preparou, com o apoio de médicos veterinários e especialistas em comportamento animal, uma curadoria de conteúdo para o novo tutor, com orientações e dicas para o período de adaptação, no endereço https://licencapeternidade.petz.com.br/.
FICHA TÉCNICA – Licença PETernidade Petz
Agência: Ogilvy Brasil
Cliente: Petz
Campanha: Licença PETernidade
Produto: Adote Petz
CCO: Félix del Valle
Diretor de Criação Executivo: Márcio Fritzen, Daniel Schiavon, Gabriel Araujo
Head of Art: Ricardo Leme Lopes
Diretor de Criação Associado: Diego Wortmann, Guilherme Moreira
Redator: Guilherme Moreira, Lucas D. Negreiros, Arianne De Gennaro
Diretor de Arte: Diego Wortmann, Pedro de Gouveia, Gabriela Pimentel
Jessica Costa, Lico Gasparian
Atendimento: Denise Caruso, Priscilla Gonçalves
Diretora de PR: Danubia Paraizo
Ilustração: Zuza Avelino
Motion: Bruno Delacerda
Producer: Henrique Coleti
Aprovação do Cliente: Ana Cecília de Paula e Silva, André Luís Marinho, Ana Beatriz Ferman