Plataforma Gente apresenta estudo #Hashtag Seguidores sobre brasileiros

Curtir, compartilhar, número de visualizações e dar unfollow são expressões cada vez mais usadas no nosso dia a dia. Mas afinal, há um motivo específico pelo qual seguimos desconhecidos nas redes sociais?…

Adnews

18.12.2019

Plataforma Gente apresenta estudo #Hashtag Seguidores sobre brasileiros

Curtir, compartilhar, número de visualizações e dar unfollow são expressões cada vez mais usadas no nosso dia a dia. Mas afinal, há um motivo específico pelo qual seguimos desconhecidos nas redes sociais? O que nos faz continuar acompanhando a vida de outras pessoas durante horas? Essas respostas e outras descobertas estão no estudo #Hashtag Seguidores, produzido pela Diário de Campo Pesquisa que a Plataforma Gente publicou nesta quarta-feira, (18). No mesmo dia também vai ao ar “Seguidores e Influenciadores” episódio da temporada de podcast da Plataforma.

“Essa mudança de comportamento da população chama atenção quando enxergamos que é um movimento generalizado. Dessa maneira é de grande importância analisar o impacto que isso traz para a sociedade e como modifica as relações interpessoais. A Plataforma Gente, que tem como missão ir a fundo nos hábitos dos brasileiros e disseminar informação, não poderia ficar distante desse tema tão atual e importante”, explica Mariana Novaes, gerente de marketing corporativo da Globosat. (Confira entrevista com Mariana Novaes explicando sobre a plataforma).

Dividido em três momentos, o material fala sobre “Vício e Prazer”, “Motivos para Seguir” e “Dois polos e um eixo” para revelar o que há por trás desse comportamento de grande parte da população. “Falamos com mais de 1200 pessoas de todo o país, entre 14 a 55 anos e constatamos que 84% seguem influenciadores digitais”, afirma Julianna Queiróz, sócia da Diário de Campo Pesquisa. “Nesse estudo mostramos as motivações por trás desse hábito de seguir e como isso influencia a vida das pessoas”, explica Renata Del Caro, também sócia da Diário de Campo Pesquisa.

A primeira parte mostra a intensidade com a qual os usuários acessam o Instagram. Enquanto para uns acompanhar a vida dos influenciadores é distração, para outros acaba se tornando um vício. “43% se declaram viciados e esse número é ainda maior considerando que alguns não se dão conta de como o hábito de seguir está instalado no dia-a-dia.”, afirma Julianna.

O estudo elenca três motivações para se seguir influenciadores. O “Primeiro Eu” mostra que as pessoas buscam quem acrescente e contribua para suas vidas. O que importa para os seguidores é receber algo valioso e sem precisar dar nada em troca. O segundo motivo, intitulado “Do Jeito que eu quero”, fala sobre como os seguidores se sentem livres e desimpedidos no relacionamento com influenciadores. “Seguidores experimentam uma sensação de controle, já que podem decidir o que querem consumir, quando e como será feito. Isso reflete as atuais relações pessoais, mas de maneira mais intensificada uma vez que o relacionamento através de telas facilita esse processo.”, explica Renata Del Caro.

A última motivação é evitar a sensação de solidão, área do estudo nomeada como “Nunca estarei sozinho”. Em uma época de hiperconectividade o estar só virou um problema a ser resolvido. A possibilidade de acompanhar a vida dos influenciadores de perto faz com que os seguidores se encaixem no papel dos amigos. De acordo com o conteúdo publicado, uma em cada cinco pessoas chega a considerar alguns influenciadores mais próximos do que amigos da vida off-line.

Para finalizar, a pesquisa faz a análise “Dois polos e um eixo”: ao mesmo tempo em que a vida dos outros traz prazer, satisfazendo o desejo de bisbilhotar a vida alheia, seguidores também enxergam a oportunidade de viver novas experiências, como se os influenciadores abrissem uma janela para o mundo.

O aprendizado final do estudo é um novo conceito de amizade, quase unilateral, onde se busca do outro lado da tela uma companhia disponível, que possa ser acessada a qualquer hora, sem que se tenha que dar nada em troca, evidenciando uma fragilidade nos laços humanos atualmente.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental