JOVI promove ação em bares de São Paulo para destacar autonomia de bateria do Y29s 5G
Campanha criada pela Euphoria Creative instala tomadas provocativas em diversos pontos de recarga em bares de São Paulo
De acordo com um relatório da Anbima, os influenciadores de investimentos, como a Anitta, se comunicam com mais de 74 milhões de seguidores
Adnews
09.07.2021
Recentemente, em uma coletiva de imprensa, o jogador português Cristiano Ronaldo moveu duas garrafas de Coca-Cola da mesa onde daria a entrevista e disse “água”. A Coca-Cola perdeu US$ 4 bilhões em valor de mercado, com ações saindo de US$ 56,17 para $55,22 (1,6% de queda). No mesmo dia, o S&P 500 (Índice constituído pelas maiores empresas americanas em termo de valor, e cotadas na NYSE e Nasdaq) subiu 0,4%. A queda no preço das ações da Coca-Cola aconteceu pelo “efeito CR7”.
Já, em 2018, Kylie Jenner tuitou em tom de brincadeira que mais ninguém usava o Snapchat. Resultado? As ações da Snap, empresa dona da rede social, caíram 7% no próximo pregão fazendo com que a empresa perdesse US$ 1.3 bilhões.
Como podemos ver, o impacto de frases, gestos e comentários de influenciadores ou personalidades é imenso e sai do digital direto para o bolso dos investidores e das empresas.
Que o marketing de influência tem transformado a relação dos consumidores com as marcas nós já sabíamos. Agora, o mercado financeiro, que já vem mudando como indústria (falei sobre isso na última coluna) também tem se rendido ao novo jeito de se comunicar. A presença de influencers tem aumentado exponencialmente e há quem fale para todos os perfis possíveis de consumidores e investidores.
A Anbima liberou recentemente um relatório sobre os influenciadores de investimentos e afirma que eles se comunicam com mais de 74 milhões de seguidores, superando o alcance dos maiores e mais tradicionais veículos de notícias nas redes sociais. A presença desses criadores de conteúdo foi grande facilitador da expansão e popularização de temas financeiros.
O fato é que pessoas tendem engajar mais do que marcas. A comunicação “olho a olho”, mesmo que no digital, sempre funciona melhor que a propaganda em si.
O assunto do momento foi o anúncio do Nubank, apresentando a cantora e empresária Anitta como parte do seu conselho administrativo. Tão polêmica quanto a cantora, a decisão do Nubank gerou uma reação de amor e ódio nas redes sociais. Apesar de toda a ambiguidade que o nome da cantora traz, Anitta assume uma cadeira no conselho para agregar a sua visão estratégica de marketing e toda a sua experiência na criação de uma marca de influência.
Em seu Instagram, a Cristina Junqueira, cofundadora da Nubank, explicou sobre o movimento: “Precisávamos de uma pessoa no conselho que conhecesse muito bem o consumidor, que tivesse a visão de gente, de marketing, de como construir uma marca no Brasil e na América Latina e fazer expansão internacional”.
A fala da executiva segue explicando como essa cadeira irá trazer diversidade de pensamento para o time de conselheiros que é bastante técnico e conta inclusive com o colombiano Luis Alberto Moreno, ex-presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e Jacqueline Reses, ex-presidente da fintech Square e atual presidente do Conselho Consultivo Econômico do FED (Banco Central dos EUA), entre outros.
A entrada da cantora Anitta, que tem fortuna estimada em mais de US$ 100 milhões (segundo a edição de maio da Forbes México) já foi considerada Forbes Under 30, na primeira edição dessa lista no Brasil (2014) e Mulheres Poderosas em 2020, é reconhecida pela Billboard como uma das artistas mais influentes do mundo.
Anitta foi sua própria empresária durante 10 anos e conduziu a construção da sua marca que é conhecida e monetizada nacional e internacionalmente. Hoje, a cantora e empresária tem mais de 80 milhões de seguidores nas redes sociais.
Ignorar o potencial do mercado de influência e fechar os olhos para uma tendência que acompanha o comportamento da nova geração de consumidores, e, porque não dizer, foi acelerado fortemente pelo isolamento social na pandemia. O que o Nubank fez foi trazer para o time de tomada de decisões alguém que conhece e influencia esse mercado como ninguém.
Este artigo foi escrito por Darla Sierra, CBO e sócia VLG Investimentos.
Campanha criada pela Euphoria Creative instala tomadas provocativas em diversos pontos de recarga em bares de São Paulo
Primeira ação da agência para a marca apresenta novas promoções de lentes multifocais
Criada pela agência DAVID e com a JotaCom responsável pela estratégia e execução digital, a nova campanha reforça a excelência do ketchup e do molho Heinz por meio de um processo criterioso de seleção dos tomates