A
Renata Serafim, CSO (chief strategy officer) da Lew’Lara\TBWA, mostra que não é preciso muito espaço para se trabalhar em home office, é neste cantinho que ela diz ter tudo de mais importante para que mantenha o foco e produtividade nesses dias de trabalho árduo em casa.
Ela diz que a principio iria usar a cadeira que tinha em casa mesmo, mas que decidiu buscar essa, que é própria para trabalho, na agência. “A cadeira que tenho em casa é bonita, mas, comprovado que não é adequada para cinco dias inteiros de home office – que dirá meses”. Ela diz ainda que está foi a melhor decisão que ela tomou, pois uma cadeira não apropriada dificulta muito atravessar esses dias, que por si só, já não estão fáceis. Então, sua primeira dica foi essa:
“Presta atenção na sua cadeira, e certifique-se de que ela vai ser sua companheira – e das suas costas – nesse processo.”
Outro ponto importante, que Renata comentou diz respeito à disciplina e rotina. Ela pontua que a flexibilidade de horário é uma das vantagens do home office, mas que, para ela, o que funciona melhor é exatamente não quebrar a rotina à qual está acostumada, e respeitar horários e pausas ao longo do dia, exatamente como fazia na agência.
Segundo ela, o home office tem sim inúmeras vantagens, mas que a maior desvantagem é “a tentação de não estabelecer limites entre o tempo de qualidade para o home e o tempo de qualidade para o office“. O saudável é que exitam limites entre o que é job e os momentos relax da vida e que se resista à tentação de transformar seu dia todo em uma grande coisa só. Ela completa com a dica: “estabeleça seus horários, seus tempos e suas prioridades de ambos [home e office] ao longo do dia, e siga isso.”
Renata ressalta que essa regra também se encaixa às mensagens por WhatsApp e e-mail. E que por mais difícil que isso seja, acaba sendo um favor – e um carinho – que você faz a você mesmo, e às pessoas que trabalham com você.
“Respeitar seus horários acaba sendo respeitar também os horários dos seus colegas de trabalho, e da sua família, que também quer sua presença com qualidade nesses tempos em que amor e colaboração são a chave para o futuro. Terminar o dia tendo cumprido e respeitado as duas agendas é extremamente gratificante e revigorante. Por si só, uma bela maneira de recarregar as baterias para o próximo dia.” finaliza a CSO da Lew’Lara\TBWA.