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Imagens dos seios de dezenas de mulheres, de várias cores de pele, formas e tamanhos em formato de tabela apareceram em um tweet da marca Adidas, e também em dois pôsteres. A Advertising Standards Agency (ASA) classificou as três versões como susceptíveis de causar ofensa generalizada.

A Adidas comentou que os anúncios “mostram a diversidade dos seios” e, por isso, quão importante é o uso do sutiã esportivo correto. Um porta-voz da Adidas UK admitiu, cheio de orgulho, estar por trás da mensagem que continuou a exibir em seu site.

Tweet da marca Adidas

O tweet foi publicado em fevereiro com as palavras: “Acreditamos que os seios das mulheres em todas as formas e tamanhos merecem apoio e conforto. É por isso que nossa nova linha de sutiãs esportivos contém 43 estilos, para que todos possam encontrar o tamanho certo para si”.

Os dois pôsteres mostravam imagens cortadas semelhantes de 62 e 64 mulheres e diziam: “As razões pelas quais não fizemos apenas um novo sutiã esportivo”. A agência de publicidade recebeu 24 reclamações de que o uso de nudez no anúncio era gratuito e objetificava as mulheres ao sexualizá-las e “reduzi-las a partes do corpo”. Algumas pessoas os contataram perguntando se os cartazes eram apropriados para serem exibidos onde pudessem ser vistos por crianças.

O Twitter também comentou que o post foi relatado por alguns usuários, mas não foi considerado uma violação de seus termos de serviço. A ASA admitiu não achar que a maneira como as mulheres foram retratadas no tweet era sexualmente explícita ou as objetificava. Posteriormente, concluiu-se que o tweet provavelmente seria visto como nudez explícita e exigia uma segmentação cuidadosa para evitar ofensas.

Por último, também foi dito que as imagens foram cortadas para proteger a identidade dos modelos e garantir sua segurança, acrescentando que todos os modelos que participaram da propaganda se ofereceram para estar no anúncio e apoiaram os seus objetivos.

Matéria traduzida do site bbc.com.

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