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Nesta entrevista exclusiva, Rubia Dalla Pria comentou sobre os planos da PUMA para as mulheres neste ano, assim como ações para o futebol feminino
Adnews
19.03.2021
Atualmente, no Brasil o esporte entre as mulheres ainda não é tão popular quanto em relação aos homens, devido principalmente a estereótipos e preconceitos. Segundo dados do IBGE, 68% das mulheres no Brasil nunca praticaram esporte, enquanto em relação a esportes femininos, a porcentagem cai para apenas 15%.
Sendo assim, é fundamental que diferentes grupos da sociedade contribuam para a mudança desses números. Desde instituições públicas e privadas, até ONGs, devem realizar ações para a inclusão das mulheres no esporte.
Tendo isso em vista, para celebrar o dia da mulher, a PUMA lançou a campanha #SheMovesUs, em que a marca ressaltou a importância das mulheres no esportes e anunciou ações que serão realizadas ao longo do 2021. Porém essa não foi a primeira ação da PUMA voltada para o público feminino no esporte.
Nos últimos anos, a marca se tornou referência no Brasil pelo incentivo ao futebol feminino. Esse reconhecimento, vem logo após a marca reforçar sua parceria com o Palmeiras, ao patrocinar tanto o time masculino de futebol, quanto o feminino.
Além disso, PUMA tem investido cada vez mais em linhas femininas nacionais. Sendo que, além da conhecida PUMA Cali, a marca ainda lançou os packs Dark Dreams e Provoke.
A fim de explicar com detalhes a campanha She Move Us, a redação do Adnews entrevistou Rubia Dalla Pria, coordenadora de relações públicas e marketing da PUMA:
Sim! A plataforma SHE MOVES US contempla alguns lançamentos de produtos exclusivos e totalmente inéditos, com grandes embaixadoras da PUMA globais e brasileiras à frente, como também o que chamamos de “Story Packs”, que é uma coleção temática que traz uma releitura de modelos clássicos da PUMA. Ontem (10/3), por exemplo, lançamos o pack DARK DREAMS que segue esse exemplo ao trazer uma edição única e limitada do PUMA Suede, PUMA Rider e PUMA Hedra. Além disso, agora temos uma nova loja online especializada, com conteúdos exclusivos, para garantir uma comunicação diferenciada com as mulheres.
A PUMA já têm contratos com algumas jogadoras brasileiras, como é o caso da Ludmila Silva (Atlético de Madrid), Tamires Britto (Corinthians) e Rafaelle Leone (Changchun yayai da China). Além delas, há conversas com outros nomes acontecendo. No caso do Palmeiras, temos um contrato de exclusividade com o time, portanto não estamos estudando outras equipes no momento. Acho importante contar que quando surgiu a ideia de patrocínio individual às jogadoras do Palmeiras, construímos esse modelo em parceria com os dirigentes do clube. Nosso objetivo com o projeto é apoiar a atleta, independente da performance ou na posição onde joga, enquanto jogadora do Palmeiras, e garantir melhores condições a elas. Nossa surpresa foi ver que das 27 jogadoras do elenco de 2020, apenas 3 tinham contratos com outras marcas, o que é uma realidade totalmente diferente do futebol masculino. Como eu disse, é um modelo novo que ainda estamos desenvolvendo para continuar e crescendo.
Não há dúvidas que mudanças estruturais precisam ser feitas para que haja uma evolução ainda maior nas modalidades femininas e a PUMA está nesse processo de evolução também. Por isso, posso afirmar que na PUMA acreditamos que a mudança para o incentivo ao esporte feminino, inclusive no futebol, deve vir da base.
Uma das nossas iniciativas global por meio da plataforma SHE MOVES US é a recém anunciada parceria com o Woman Win, uma instituição global e atuante aqui no Brasil que capacita garotas e mulheres através do esporte. Através de projetos apoiados, o Women Win chegará a mais 1 milhão de meninas e mulheres no mundo todo até o final de 2023. Além disso, recentemente trabalhamos na ação em parceria com o Guaraná Antartica para apoiar à instituição Meninas em Campo, que dá oportunidade para mais de 100 meninas entre 9 e 17 anos.
Em várias conversas que temos com atletas profissionais ou meninas que simplesmente sentem empatia pelo futebol, fica claro que a inspiração é um sentimento muito forte. Quando a gente pensa que a prática de esportes entre mulheres no Brasil chegou a ser proibida entre 1941 e 1983, basicamente nossas mães e avós, fica mais “fácil” entender porque ainda temos muitos olhares preconceituosos e poucas oportunidades de inserção no esporte. As mulheres que, como a Marta, estão ajudando a mudar isso, são extremamente inspiradoras principalmente pela força que precisam ter para quebrar barreiras e mostrar que todas as mulheres podem praticar não só futebol, mas a modalidade esportiva que quiser, ou até além disso, terem a profissão que quiserem. Ainda precisamos falar muito disso como sociedade, governo e empresas.
Na PUMA dizemos que todos que querem jogar, devem ter a oportunidade de jogar. É por isso que dar às meninas e mulheres acesso ao esporte pode criar oportunidades para que elas se juntem, tenham voz e sejam ativas – no esporte e em suas comunidades – podendo criar sociedades mais igualitárias. Além disso, o objetivo principal da nossa campanha #SheMovesUs é ajudar nessa quebra de barreira e unir as mulheres, apoiando-as e incentivando-as.
Temos duas frentes aqui: a parte social que está sendo constituída junto à Women Win globalmente, e dará oportunidade de prática esportiva à milhares de garotas em diversos países, inclusive no Brasil, e nossa força como marca por meio das nossas embaixadoras e atletas, que podem se tornar essa fonte de inspiração para jovens mulheres também. Não estamos falando apenas de esporte de alta performance e futuras competidoras, mas, principalmente, de uma mudança de qualidade de vida, bem-estar, saúde. São essas assuntos que queremos abordar com a ajuda de todas as mulheres da PUMA levantando suas vozes por meio de diversas ações para reforçar seus valores na música, arte, esporte, moda etc.
Desde que começamos a planejar nosso novo posicionamento com mulheres no Brasil, há dois anos, começamos já a fazer um trabalho interno de reestruturação e desenvolvimento de lideranças femininas, para chegar no quadro que temos hoje: 50% dos cargos de liderança da PUMA Brasil são ocupados por mulheres. Reconhecemos que há muitas coisas a melhorar. A pandemia atrapalhou um pouco nossos planos já que estamos todos trabalhando remotamente desde março de 2020, mas posso dizer que há o comprometimento e intenção de trabalhar mais ativamente em treinamentos, planos de carreira e desenvolvimento pessoal. Isso é muito importante para validar ainda mais nossa posição no Brasil como a marca esportiva favorita das mulheres.
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