Skip to main content

Considerado um dos clubes de futebol mais valiosos do mundo, o Real Madrid lidera o ranking dos times que mais faturam com redes sociais. Com mais de 145 milhões de seguidores, a equipe tem nos seus fãs uma fonte de renda considerável. Cada postagem patrocinada feita no Instagram rende aproximadamente € 1,35 milhão (R$ 7,5 milhões) aos cofres do clube.

Segundo na lista de faturamento, o Barcelona lucra € 1,139 milhão (R$ 6,27 milhões) por postagem. Mesmo com a saída de Neymar, o PSG segue sendo uma “febre” internacional e ocupando o terceiro lugar, com 66,5 milhões de seguidores e embolsando € 617 mil (R$ 3,4 milhões) por postagem. Rivais da Premier League completam o Top 5 do ranking, com Manchester United (€ 581 mil ) e Manchester City (€ 441 mil).

Na lista, também se apresentam tradicionais franquias da NBA. Golden State Warriors e Los Angeles Lakers ocupam a 9ª e a 10ª colocação, respectivamente.

Confira abaixo a lista dos 10 clubes que mais faturam com redes sociais:

1. Real Madrid | R$ 7,5 milhões
2. Barcelona | R$ 6,27 milhões
3. PSG | R$ 3,4 milhões
4. Manchester United | R$ 3,2 milhões
5. Manchester City | R$ 2,43 milhões
6. Liverpool | R$ 2,18 milhões
7. Chelsea | R$ 2,08 milhões
8. Bayern de Munique | R$ 2,05 milhões
9. Golden State Warriors | R$ 1,63 milhão
10. Los Angeles Lakers | R$ 1,18 milhão

Real Madrid e os patrocinadores

Consequentemente, os bons números atraem patrocinadores. Sendo assim, o Real Madrid conta com grandes receitas de patrocínio. Atualmente, o clube possui o recorde de maior contrato de patrocínio já fechado por um clube de futebol, pelo qual recebe € 70 milhões (R$ 363,2 milhões) anuais da Emirates, com contrato até 2026.

Além da companhia aérea, o time conta com a adidas, que também é uma grande parceira comercial. O atual acordo com a marca é válido até 2027/2028 e rende cerca de € 115 milhões (R$ 607 milhões) por temporada. O valor inclui pagamentos, fornecimento de material esportivo e investimento em marketing.

No total, o time profissional masculino tem 29 patrocinadores oficiais, divididos em principais, globais e regionais. Outras marcas parceiras são BMW, Adobe, Cisco e Sofftek, entre outras.

Na temporada de 2021/22, o time recebeu cerca de € 231 milhões (R$ 1,2 bilhão) em receitas de patrocínio e licenciamento. A expectativa para 2022/23 era de que as receitas totais de marketing chegassem a € 339 milhões (R$ 1,8 bilhão).

* Com informações do MKT Esportivo | Foto de capa: Thomas Coex/AFP

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????