Skip to main content

O YouTube, uma das maiores plataformas de compartilhamento de vídeos do mundo, está sempre buscando oferecer conteúdos mais úteis e criativos, tanto para seus espectadores quanto para os criadores de conteúdo. Por isso, todos os anos, é elaborado um Relatório de Tendências para direcionar o YouTube no aprimoramento da plataforma e na criação de um ambiente cada vez mais fértil e inspirador.

Como parte do pulso e do futuro da cultura contemporânea, o YouTube desempenha um papel crucial em manter as pessoas conectadas ao que está ao redor do mundo. De acordo com esse Relatório de Tendências, a plataforma disponibiliza aos criadores diferentes formatos de comunicação.

A gerente de tendências para YouTube Shorts no Brasil, Marianna Ribeiro, conversou com o Adnews e lembrou da própria ferramenta como exemplo, que foi uma tendência observada pela plataforma e cujo lançamento passou a possibilitar o uso de vídeos curtos.

“Entendemos que as pessoas escolhem o formato do vídeo de acordo com as demandas emocionais, como o tempo disponível para assistir, o dispositivo que está usando e o que está a fim de ver no dia. O YouTube é uma plataforma que oferece todas as possibilidades: podcast, vídeos curtos, vídeos longos, entre outros”, explica.

Além disso, a Inteligência Artificial é uma ferramenta essencial para a plataforma, especialmente quando se trata de sistemas de recomendação. No entanto, uma novidade é que a IA está sendo usada de forma positiva para que os usuários criem conteúdo a partir dela, permitindo que criadores de diferentes culturas e países quebrem barreiras geográficas e se conectem globalmente.

“Os filtros e Inteligência Artificial são ferramentas muito fortes, de acordo com o relatório, e a ideia é que tudo isso seja trazido ao produto, para que os narradores sejam cada vez mais livres para criar ideias que não sejam fechadas numa caixa”, conta a gerente.

O relatório também permitiu que os criadores que cobrem grandes eventos, como Oscar, Grammy e Copa do Mundo, por exemplo, proporcionem um alto engajamento dos espectadores. O YouTube percebe a importância de aproximar culturas e sociedades por meio desses eventos, permitindo que os espectadores escolham o ponto de vista com o qual desejam assistir aos conteúdos.

Para a plataforma, é uma honra fazer parte desse movimento, já que o YouTube tem como premissa ser um lugar onde as pessoas possam se expressar livremente. Marianna também aponta os recursos de multi linguagem e Inteligência Artificial como fundamentais na aproximação cultural.

“Hoje, os recursos de multi linguagem e Inteligência Artificial generativa estão sendo fundamentais para os criadores quebrarem barreiras, principalmente geográficas. Então, é claro que há um interesse do YouTube em continuar nessa linha. As parcerias que fizemos com os criadores geraram bastante resultado”, comenta.

Relatório de Tendências direciona YouTube para criatividade e diversidade
Marianna Ribeiro, gerente de Tendências para YouTube Shorts no Brasil. (Foto: Divulgação/YouTube Brasil)

Qualquer um pode criar!

Ficou evidente no relatório que novas ferramentas de criação aumentam a facilidade para qualquer pessoa criar algo online. O YouTube Edits tem sido amplamente utilizado por fãs para selecionar tudo o que mais gostam em um vídeo longo e cria novos formatos curtos, de forma simples e rápida, impulsionando a criatividade.

“As ferramentas facilitam a sua criação, pois a ideia já existe na cabeça e você precisa dar vazão a isso. Não adianta ter coisas super elaboradas e difíceis para você conseguir colocar suas ideias em prática. Então, essa ferramenta de edição vem realmente para facilitar e ajudar esses superfãs a reunirem o que eles mais amam e compartilhar com outras pessoas”, ressalta Marianna.

A plataforma vem sendo encarada cada vez mais como uma “televisão” para muitos usuários, oferecendo uma gama de conteúdos que atendem às diversas demandas do público. Como empresa, o YouTube não busca substituir outras formas de entretenimento, mas se tornar uma opção adicional e versátil para os diferentes espectadores.

O YouTube continua investindo em ferramentas que facilitam a criação e a edição de conteúdo, permitindo que os criadores explorem sua criatividade e compartilhem o que mais amam com outros fãs. A plataforma busca um futuro com maior diversidade cultural, aproximação entre pessoas de diferentes origens, e acima de tudo, liberdade de expressão, inclusão e inspiração para espectadores e criadores em todo o mundo.

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.