O YouTube, uma das maiores plataformas de compartilhamento de vídeos do mundo, está sempre buscando oferecer conteúdos mais úteis e criativos, tanto para seus espectadores quanto para os criadores de conteúdo. Por isso, todos os anos, é elaborado um Relatório de Tendências para direcionar o YouTube no aprimoramento da plataforma e na criação de um ambiente cada vez mais fértil e inspirador.
Como parte do pulso e do futuro da cultura contemporânea, o YouTube desempenha um papel crucial em manter as pessoas conectadas ao que está ao redor do mundo. De acordo com esse Relatório de Tendências, a plataforma disponibiliza aos criadores diferentes formatos de comunicação.
A gerente de tendências para YouTube Shorts no Brasil, Marianna Ribeiro, conversou com o Adnews e lembrou da própria ferramenta como exemplo, que foi uma tendência observada pela plataforma e cujo lançamento passou a possibilitar o uso de vídeos curtos.
“Entendemos que as pessoas escolhem o formato do vídeo de acordo com as demandas emocionais, como o tempo disponível para assistir, o dispositivo que está usando e o que está a fim de ver no dia. O YouTube é uma plataforma que oferece todas as possibilidades: podcast, vídeos curtos, vídeos longos, entre outros”, explica.
Além disso, a Inteligência Artificial é uma ferramenta essencial para a plataforma, especialmente quando se trata de sistemas de recomendação. No entanto, uma novidade é que a IA está sendo usada de forma positiva para que os usuários criem conteúdo a partir dela, permitindo que criadores de diferentes culturas e países quebrem barreiras geográficas e se conectem globalmente.
“Os filtros e Inteligência Artificial são ferramentas muito fortes, de acordo com o relatório, e a ideia é que tudo isso seja trazido ao produto, para que os narradores sejam cada vez mais livres para criar ideias que não sejam fechadas numa caixa”, conta a gerente.
O relatório também permitiu que os criadores que cobrem grandes eventos, como Oscar, Grammy e Copa do Mundo, por exemplo, proporcionem um alto engajamento dos espectadores. O YouTube percebe a importância de aproximar culturas e sociedades por meio desses eventos, permitindo que os espectadores escolham o ponto de vista com o qual desejam assistir aos conteúdos.
Para a plataforma, é uma honra fazer parte desse movimento, já que o YouTube tem como premissa ser um lugar onde as pessoas possam se expressar livremente. Marianna também aponta os recursos de multi linguagem e Inteligência Artificial como fundamentais na aproximação cultural.
“Hoje, os recursos de multi linguagem e Inteligência Artificial generativa estão sendo fundamentais para os criadores quebrarem barreiras, principalmente geográficas. Então, é claro que há um interesse do YouTube em continuar nessa linha. As parcerias que fizemos com os criadores geraram bastante resultado”, comenta.
Qualquer um pode criar!
Ficou evidente no relatório que novas ferramentas de criação aumentam a facilidade para qualquer pessoa criar algo online. O YouTube Edits tem sido amplamente utilizado por fãs para selecionar tudo o que mais gostam em um vídeo longo e cria novos formatos curtos, de forma simples e rápida, impulsionando a criatividade.
“As ferramentas facilitam a sua criação, pois a ideia já existe na cabeça e você precisa dar vazão a isso. Não adianta ter coisas super elaboradas e difíceis para você conseguir colocar suas ideias em prática. Então, essa ferramenta de edição vem realmente para facilitar e ajudar esses superfãs a reunirem o que eles mais amam e compartilhar com outras pessoas”, ressalta Marianna.
A plataforma vem sendo encarada cada vez mais como uma “televisão” para muitos usuários, oferecendo uma gama de conteúdos que atendem às diversas demandas do público. Como empresa, o YouTube não busca substituir outras formas de entretenimento, mas se tornar uma opção adicional e versátil para os diferentes espectadores.
O YouTube continua investindo em ferramentas que facilitam a criação e a edição de conteúdo, permitindo que os criadores explorem sua criatividade e compartilhem o que mais amam com outros fãs. A plataforma busca um futuro com maior diversidade cultural, aproximação entre pessoas de diferentes origens, e acima de tudo, liberdade de expressão, inclusão e inspiração para espectadores e criadores em todo o mundo.
* Com supervisão de Jéssica Bitencourt
Fique ligado no Adnews pelo Instagram, LinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.