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Todo gamer gosta de um set-up bem planejado e considerando esse universo, temos diversas marcas trazendo novidades. E por isso eu fui atrás de uma conversa exclusiva com Rodrigo Menezes, gerente sênior de marketing e digital na divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil, para entender um pouco mais de como a Samsung está entrando esse mercado gamer.

Afinal, pode-se entender a oportunidade prevista já que o mercado brasileiro de games está em constante crescimento. Mais de 70% dos brasileiros são adeptos a jogos eletrônicos – um público 7% maior do que o registrado em 2019 –, conforme aponta a Pesquisa Game Brasil 2020

Além disso, entre os jogadores, 67% se consideram gamers casuais, sem uma rotina de jogos tão frequente. Já 33% se consideram gamers hardcore, jogando três ou mais vezes por semana.

Algo que Rodrigo comenta na entrevista que o público gamer é muito divers realmente, e é justamente por isso que o foco da Samsung é criar produtos e soluções para cada tipo de consumidor, seja ele um hardcore player ou até casual, que joga com menos frequência.  

“Nosso grande objetivo é fornecer recursos que elevam a experiência e a performance no jogo, seja para jogar em esquemas competitivos ou apenas como um hobby.”, relata Rodrigo.

E é possivel ver isso no último lançamento da marca no brasil, o Samsung Odyssey Neo G9, novo monitor para jogos com tela curva e proporção ultrawideno mercado nacional. O monitor traz novidades únicas como uma tela curva de 49 polegadas com resolução de 5.120 x 1.440 pixels distribuída na proporção ultrawide de 32:9 que oferece suporte ao HDR10 e HDR10+, atestando sua alta fidelidade de cores. Trazendo uma alta performace com uma esperiêcia idédita, que você pode conferir no quarto gamer da marca. Saiba mais!

Imagem: divulgação/ Samsung Odyssey Neo G9

Na entrevista debatemos também o consumo do mercado brasileiro e também da oportunidade de vendas e parcerias com gamers e streamers do mercado. Confira entrevista completa com Rodrigo Menezes, gerente sênior de marketing e digital na divisão de Consumer Electronics da Samsung Brasil:

Nicole Siniscalchi – Os produtos relacionados a comunidade gamer costumam ser mais caros que o comum. Pensando nisso, a Samsung pensa em tornar sua faixa de preço mais acessível para todos os membros dessa comunidade?

Rodrigo Menezes: Neste ponto, é sempre necessário avaliar o que faz mais sentido para o uso do consumidor. Em uma pesquisa interna recente, observamos que um hardcore gamer está disposto a investir até 15 mil reais por um setup completo, que traga uma experiência imersiva e que coloque sua performance em um novo nível. Mas também pensamos no público casual, fornecendo produtos mais acessíveis sem perder a performance no game. Um dos destaques do nosso portfólio de produtos em 2022, e que foi desenvolvido para o público gamer, é a nossa Neo QLED Gaming TV QN90, que conta com diversos diferenciais para tornar a experiência muito mais imersiva. Esta nova TV é considerada a 1ª TV de alto rendimento para gamers, com taxa de atualização de 144Hz, tela Ultra Wide e 10 anos de garantia contra burn-in, entre outros recursos importantes.

Nicole – Como a Samsung viu a necessidade de mercado para investir nesse público?

Rodrigo: Nossas pesquisas mostram que praticamente todo consumidor é um pouco gamer, em maior ou menor escala, seja jogando pelo smartphone, pelo PC ou em um console, e as principais motivações para jogar são se divertir, relaxar e se distrair. O mercado gamer também cresceu nos últimos anos, principalmente com a pandemia, gerando um aumento exponencial na busca por produtos que atendam sua expectativa. É pensando em satisfazer esse público, tão antenado e sedento por inovações, que a Samsung segue investindo nesse segmento, trazendo ao mercado produtos de alta qualidade para gamers de todos os tipos.

Nicole – Até onde irá a relação da Samsung com os influenciadores da comunidade gamer?

Rodrigo: Nossa meta é ampliar o relacionamento com a comunidade gamer. Temos parcerias com influenciadores e especialistas desse meio, um squad gamer que participará de ações criadas em conjunto, e até a produção e veiculação de uma campanha de marketing completa em razão do lançamento da Neo QLED Gaming TV QN90, que deve estrear nas próximas semanas. A meta, sempre, é nos comunicar e estar o mais próximo possível do nosso público final, falando a língua dele e oferecendo não apenas produtos, mas conteúdos e experiências que sejam relevantes.

Nicole – A Samsung também planeja investir no cenário de desenvolvimento de games no mercado nacional?

Rodrigo: Estamos sempre atentos, abertos a parcerias que façam sentido. Por exemplo, o Samsung Gaming Hub, nova plataforma de streaming de jogos disponível nas Smart TVs Samsung 2022, incluindo as Neo QLED 8K, Neo QLED 4K, QLEDs, Crystal UHD e a linha Smart Monitor 2022, estará disponível em diversos países ao redor do mundo, inclusive o Brasil, a partir de 30 de junho. A ideia é viabilizar uma experiência em games completa, sem limitação de armazenamento e sem a necessidade de download ou mesmo de um console, já que o usuário poderá usufruir de partidas jogando títulos direto da nuvem por meio de vários serviços de streaming. A recém anunciada parceria entre Samsung e Microsoft, por exemplo, traz um catálogo de quase 100 jogos de Xbox via subscrição do GAME PASS. Ações como essas serão cada vez mais incentivadas e desenvolvidas não só pelo nosso time global, mas em ações locais aqui no Brasil.

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