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O Santander acaba de lançar seu primeiro produto cultural voltado às crianças. Estamos falando da série animada Dinheiro em Espécies, uma co-criação entre a agência f+e/cyranos; o Gloob, canal infantil da Globo; e a produtora Animuz. O projeto pretende engajar os pequenos, pais e responsáveis na discussão sobre a educação financeira por meio de conteúdos educativos, que transformam os animais das cédulas do Real em personagens lúdicos. A animação já está no ar e conta com seis episódios de dois minutos cada, exibidos nos canais fechados Gloob, Viva e GNT, e no canal Mundo Gloob, no YouTube.

“É um projeto desenvolvido a muitas mãos. Aprender a se relacionar com o dinheiro é um assunto importante não só para crianças, mas para toda a família, e o projeto conseguiu cumprir esse papel de forma leve e divertida. Além de desenvolver noções básicas sobre finanças, a criançada ainda vai poder conhecer melhor os animais ilustrados nas cédulas do real, que são os grandes protagonistas dessa aventura”, comenta Flavia Costa, gerente de Conteúdo Infantil de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo.

Os episódios abordam temáticas específicas dos princípios da educação financeira para o público infantil, como “De onde vem o dinheiro”, “Como são as notas de dinheiro”, “Como lidar com a falta de dinheiro”, “Diferença entre querer e precisar”, “Como fazer a mesada durar” e “Planejamento financeiro”. A série teve seus roteiros avaliados e aprovados por consultores técnicos especializados em comunicação e educação financeira para o público infantil.

“A série ‘Dinheiro em Espécies’ quer trazer o dinheiro e o trato dele para o mais perto possível da rotina da família brasileira, quebrando tabus e tornando o assunto despojado e irreverente, ressalta José Almeida, diretor da série e fundador da Animuz.

A educação financeira na infância é um dos fatores em comum entre países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ranking no qual o Brasil ocupa o 87º lugar entre 191 países. Para contribuir na construção das bases de uma relação responsável entre as crianças e o dinheiro desde cedo, e para que a educação financeira possa ser melhor conversada entre pais e filhos, o Santander criou essa campanha.

“Uma educação financeira adequada das crianças é a base para que elas se tornem adultos com uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro. Com a série, contribuímos de maneira lúdica para formar cidadãos mais conscientes e capazes de tomar as melhores decisões financeiras no futuro, e assim, prosperarem”, destaca Igor Puga, diretor de Marketing do Santander.

A ideia principal passa por criar um conteúdo que gere identificação imediata para pais e filhos, com situações que todos já vivenciaram alguma vez na vida, como administrar o dinheiro do lanche, guardar dinheiro para comprar algo importante, evitar gastos supérfluos, fazer uma vaquinha com os amigos, entre outros.

“A co-criação é um dos pilares mais importantes da oferta da Globo junto ao mercado. Colocamos nossa expertise à serviço dos nossos parceiros para, juntos, chegarmos em ideias que aproveitem a força do nosso conteúdo para levar mensagens de forma fluída e contextualizada. Neste caso, especialmente para o público infantil. Um projeto que requer ainda mais cuidado e atenção, e que demonstra a credibilidade de marcas e suas agências na segurança e relevância dos nossos canais e plataformas para o público brasileiro”, declara Cláudio Paim, diretor de Produtos Publicitários em Canais da Globo.

Todos os personagens da série carregam personalidades únicas, com seu jeito singular de falar e interagir com os outros protagonistas. Tatí, uma tartaruga que simboliza a nota de R$ 2, vive no seu próprio ritmo e é bastante ingênua: empresta dinheiro se pedirem, e se preciso, dá até seu lanche para o amigo e fica sem. Garcia, uma garça que representa a cédula de R$ 5, gosta de mostrar que tem o que os outros não podem ter, mas no fim das contas, é a mais invejosa e não pensa nas consequências. Já Arary, a arara dos R$ 10, é a conselheira, mais sábia e estudiosa da turma. Está sempre atrás da próxima estrelinha nota 10, e bolando planos para ajudar o pessoal.

O Mic, mico-leão-dourado da nota de R$ 20 é o mais fominha, consumista e acumulador, e sempre resolve as coisas de um jeito nada convencional. A onça da nota de R$ 50 é personificada pela Conça, que até quando tem dinheiro, não quer gastar, pois pensa sempre no pior e exagera no pessimismo. E o Peixoto, que faz referência à nota de R$ 100, é todo certinho, mas sem noção da realidade e gasta dinheiro como se não houvesse amanhã!

Por fim, há o Lobato, um lobo-guará que lembra a nota de R$ 200. Ele é o melhor jogador de basquete do time da escola e sempre usa a camisa nº 200, portanto, é um tanto arrogante por achar que vale mais do que os outros e que sabe tudo.

“Esse projeto simboliza a premissa da f+e/cyranos de criar conteúdos que sejam menos interrupção e mais entretenimento para a audiência. Encaramos o desafio de pensar e cocriar um conteúdo que tivesse as características necessárias para envolver e entreter as crianças sem perder de vista o compromisso de transmitir com clareza a informação adequada. Como resultado, realizamos um produto cultural que teve o mérito de ser uma iniciativa assinada por uma das maiores instituições bancárias do mundo, em parceria com a maior empresa de mídia do país”, explica Fernanda Antonelli, fundadora e CEO da f+e/cyranos.

Bateu a curiosidade? Então, vem cá conferir o primeiro episódio dessa fofura educativa!

 

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