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“Pônei maldito, pônei maldito / Venha com a gente atolar
Odeio barro, odeio lama / Que nojinho! / Não vou sair do lugar” ????

Não adianta mentir, a gente sabe que você cantou esse jingle em 2011 (e que, possivelmente, está com ele na cabeça nesse momento). Você também se apaixonou pela pequena Alice Secco em 2020, conhecida na internet pelos vídeos pronunciando palavras difíceis, e pelo menininho que desejou um carro Volkswagen em 2015, mas “não pediu com motorista”.

Nem precisamos de bola de cristal. Estamos falando de três comerciais que marcaram época e foram exibidos na telinha do SBT, a TV mais feliz do Brasil.

A publicidade é capaz de ditar tendências, mudar costumes e despertar uma gama de emoções, movimentos que ultrapassam o mercado de consumo e chegam à sociedade gerando impacto direto no cotidiano das pessoas. Mesmo com dados e métricas que medem o sucesso das campanhas, não há resultado mais poderoso do que um comentário com o porteiro do prédio, uma conversa com amigos na mesa do bar ou um atendente cantando um jingle enquanto embala o pão fresquinho no mercado.

Os comerciais que citamos atingiram esses resultados, e sabemos disso porque também fomos impactados por eles. Como reconhecimento, os três foram eleitos como ‘O Melhor Comercial do Brasil’ no ano em que foram veiculados.

Se a sua marca ou agência quer entrar para o hall de comerciais brasileiros memoráveis, chegou o seu momento! O SBT já começou as buscas pelo melhor comercial do país em 2023, e você pode conquistar esse título veiculando seu filme publicitário na emissora até 31 de dezembro deste ano.

Realizada há 12 anos, a premiação se destaca pelo criterioso processo de votação e apuração em todas as etapas. Inicialmente, é realizada uma eleição prévia pela comissão interna, composta por jornalistas e executivos da área de Marketing e Negócios do SBT, que analisam cada comercial veiculado nacionalmente na emissora durante o último ano. Em seguida, o prêmio entra em sua 1ª fase, na qual o júri de mercado realiza uma votação online, que resultará na shortlist dos dez comerciais mais bem votados.

Já na 2ª fase, o mesmo júri vota ao vivo no grande vencedor do ano, em um evento presencial com jornalistas e executivos da emissora. A dupla vencedora, formada por agência e anunciante, será premiada com uma viagem para o Festival Internacional da Criatividade de Cannes, na França, que acontece em junho de 2024 (e com o cobiçado troféu de campeão, é claro).

“O prêmio ‘O Melhor Comercial do Brasil’ é um termômetro que reflete o desempenho do nosso conteúdo. O SBT reconhecer o quão criativa é a publicidade brasileira favorece ainda mais a crença da emissora em impulsionar marcas, serviços e produtos. Afinal, boas ideias movimentam a nossa indústria”, afirma Priscila Stoliar, head de Marketing da emissora.

Conheça abaixo os vencedores das 12 edições da premiação e relembre campanhas icônicas que entraram para a história da publicidade brasileira.

2011 | “Pôneis Malditos” / Lew´Lara\TBWA para Nissan Frontier
Um jingle chiclete em um contexto totalmente oportuno e com design inovador foi a receita do sucesso para essa campanha. Sentimos muito, mas não vamos ficar presos nesse filme sozinhos!

2012 | “Tradutor” / AlmapBBDO para Pepsi
Um tradutor assim desenrola qualquer crush, hein! Esse é Joel Santana dando aula de como flertar e, de quebra, mostrando como Pepsi pode ser um ótimo incentivo para a conquista.

2013 | “Brasil 70” / AlmapBBDO para Volkswagen
O mundo não acaba nos anos 2000, mas essa está longe de ser a notícia que mais chocou os brasileiros dos anos 70 quando a Volkswagen trouxe, diretamente do futuro, o novo Fusca 2013 para surpreender a sociedade da época.

2014 | “Compadre” / NBS para BomNegócio.com
Antes de se tornar OLX, a empresa assinava como BomNegócio.com e se posicionava como solução para a economia circular, sugerindo que móveis inconvenientes deveriam tomar um novo rumo.

2015 | “Desejos” / AlmapBBDO para Volkswagen
Somos suspeitos para falar desse comercial. Como não se apaixonar por esse menininho que desejou muito o novo Golf, mas não o motorista?

2016 | “Pé na Porta” / AlmapBBDO para Volkswagen
Tem campanha que não precisa falar muito para dizer tudo. É o caso dessa produção, que compara a nova funcionalidade dos carros Volkswagen a momentos icônicos de filmes, séries, desenhos e muito mais.

2017 | “Visões” / Y&R para Vivo
Não é de hoje que as marcas levantam importantes bandeiras com auxílio da publicidade. Nesse exemplo, Vivo propõe que a sociedade repense conceitos enraizados para desenvolver novos olhares.

2018 | “Robô” / DPZ&T para Itaú
Mais uma campanha belíssima com algumas mensagens importantes além da principal, que é o incentivo à leitura. O desenvolvimento desse filme roubou o nosso coração!

2019 | “Caverna do Dragão” / DPZ&T para Renault
A geração 90 ficou nostálgica com essa campanha, que oferece uma solução muito mais rápida para os heróis do desenho ‘A Caverna do Dragão’.

2020 | “Esperança” / Africa para Itaú
Durante uma pandemia, como a que começamos a enfrentar em 2020, essa campanha simples, sincera e sensível era tudo o que precisávamos.

2021 | “Alice e Fernanda” / Africa para Itaú
Um bom trabalho consegue facilmente impactar o público repetidas vezes. Por isso, Fernanda Montenegro voltou à campanha do Itaú no ano seguinte com importantes lições, acompanhada da pequena Alice Secco.

2022 | “Discurso 1 de 5” / AlmapBBDO para O Boticário
Se a gente fosse definir essa campanha em uma palavra, seria “necessária”. Impossível não se emocionar com relatos tão presentes em nosso cotidiano.

* Conteúdo publicitário

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