Skip to main content

Alguns sites da Ucrânia, principalmente relacionados ao governo do país, sairam do ar após ataques cibernéticos. Os sites do Ministério das Relações Exteriores do país foram os principais afetados. Os hackers teriam começado as invasões nos sistemas durante os ataques militares da Rússia no território ucraniano.

Além dos sites governamentais da Ucrânia, outros sistemas também foram atacados por hackers. Bancos ucranianos também sofreram com as investidas. Segundo o governo do país, nunca antes foram vistos ataques cibernéticos nesse nível, deixando diversas conexões inacessíveis.

Ainda assim, o incidente não representa a primeira onda desse tipo de ataque a rede da Ucrânia esse ano. Já é o terceiro em 2022, ainda que esse seja o mais sofisticado. O primeiro registro da última onda de ataques veio na tarde de quarta feira, dia 23, quando a empresa de conectividade NetBlocks registrou interrupções.

Os ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) são projetados para derrubar um site offline, inundando-o com grandes quantidades de solicitações até que ele falhe. “Outro ataque DDoS em massa ao nosso estado [começou]”, escreveu o ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, no Telegram.

Na semana passada, um ataque semelhante deixou um número menor de sites no país offline. As autoridades cibernéticas do Reino Unido e dos EUA rapidamente culparam hackers russos por esse ataque sob ordens diretas do Kremlin, no entanto Moscou negou estar envolvida Em janeiro, o governo ucraniano acusou a Rússia de estar por trás de outra onda de DDoS e uma onda menor e menos sofisticada de ataques.

Em janeiro, o governo ucraniano acusou a Rússia de estar por trás de outra onda de DDoS e uma onda menor e menos sofisticada de ataques. Alguns sites afetados foram substituídos por um aviso aos ucranianos para que “se preparem para o pior”. O acesso à maioria dos sites foi restaurado em poucas horas.

Na terça-feira, a UE anunciou que uma equipe de resposta rápida cibernética (CRRT) estava sendo implantada em toda a Europa, após um pedido de ajuda da Ucrânia. Não se sabe se a equipe de especialistas de seis países voluntários está ajudando na defesa contra este último ataque.

Os ataques DDoS têm sido usados ​​em várias campanhas como parte das chamadas táticas de “guerra híbrida” da Rússia, combinando ataques cibernéticos com atividades militares tradicionais. Os ataques DDoS atingiram a Geórgia e a Crimeia durante as incursões em 2008 e 2014, respectivamente.

Essa matéria é tradução da escrita por Joe Tidy para BBC News.

Leave a Reply