Skip to main content

O evento BRIFW & Wired Conference Brasil, realizado no centro de inovação STATE, apresentou diversas palestras que exploraram a interseção entre tecnologia, moda, cultura, narrativas, privacidade de dados e políticas públicas.

Durante a programação, um ponto muito discutido foi a cultura dos dados e a forma que ela contribui para conferir a versatilidade das tecnologias às narrativas e histórias, além do impacto da datificação e das mudanças na privacidade dos usuários. O uso de inteligência artificial e os seus desdobramentos na construção de discursos, enfatizam a necessidade de ética, letramento e educação no uso, criação e aprimoramento dessa solução.

Outra palestra que também está alinhada com um dos objetivos do STATE foi Shifters: tecnologia como estratégia de mudança, ministrada por Mateus Fernandes e Nina Silva, que apontaram a importância da tecnologia nas periferias e seu potencial transformador para as vidas e comunidades. A discussão abordou a necessidade de infraestrutura tecnológica nas periferias de São Paulo, a fim de atender as demandas dos jovens periféricos e proporcionar alternativas para a superação de desafios. A tecnologia, incluindo a inteligência artificial, é uma ferramenta crucial para que essas comunidades criem ainda mais suas próprias narrativas e agreguem seu potencial.

Os temas discutidos nas palestras da BRIFW & Wired Conference Brasil são de grande importância para a sociedade e considero essencial fomentar e promover debates que abordam a ética e a formulação de políticas públicas para direcionar a criação, desenvolvimento e uso da tecnologia. Essas discussões desempenham um papel fundamental na criação de narrativas, na preservação da privacidade dos dados e, acima de tudo, reconhecer a necessidade de uma
abordagem abrangente, que leve em consideração não apenas o potencial da tecnologia, mas também os impactos éticos e sociais de sua implementação, visando o benefício da sociedade e à construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.

Os visitantes da BRIFW & Wired Conference Brasil desempenharam um papel crucial na descoberta e valorização do trabalho de novos artistas, contribuindo para uma das missões do STATE, de impulsionar a convergência entre tecnologia e criatividade, enquanto, em paralelo, investimos em um ambiente de aprendizado, inclusão e inovação.

O segundo dia da BRIFW & Wired Conference Brasil se destacou por sua inovação tecnológica ao promover um evento 100% online por meio da plataforma imersiva Nowhere, que permitiu uma experiência interativa incrível e única para unir tecnologia, moda, cultura e transformação social.

O Digital Community Show apresentou uma série de atrações emocionantes, incluindo a revelação do vencedor do Avatar Talent Show, um concurso de avatares, o Horizon Latin.x, um prêmio inovador focado na colaboração entre departamentos de moda, design e engenharias de universidades em toda a América Latina. Este segundo dia demonstrou a capacidade de inovação e a convergência entre tecnologia e criatividade na transformação do setor da moda dentro do metaverso.

A BRIFW & Wired Conference Brasil representa um evento de destaque realizado dentro do STATE. Nosso espaço não apenas oferece infraestrutura de alta qualidade, sendo um galpão histórico dos anos 40 que passou por um processo de revitalização, mas também se destaca por sua capacidade de unir comunidades diversas. Diferente de locais mais convencionais, o STATE demonstra seu potencial em unir empreendedores, startups, criativos e várias outras comunidades, proporcionando um ambiente único e inspirador para o desenvolvimento de novas soluções, se consolidando como um espaço estratégico para impulsionar a inovação e a criatividade.

 

Artigo de Jorge Pacheco, CEO e fundador do STATE Innovation Center

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????