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Se o seu sonho é fazer triathlon, ou mesmo ter o esporte como hobby, as informações a seguir vão te interessar. O Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, referência entre modalidades como corrida, ciclismo e triathlon, acaba de disponibilizar uma pesquisa que traz números importantes do cenário do Triathlon no Brasil.

Com o objetivo de entender as necessidades dos participantes dessa modalidade, que teve alto crescimento na pandemia, a pesquisa realizada em dezembro de 2022 procura ajudar os organizadores e marcas de todo o país a entregarem eventos mais completos. Os tópicos levantados foram de perfil demográfico e de comportamento de compra dos triatletas.

De acordo com as respostas coletadas, a participação masculina ainda é maior que a feminina nesta modalidade. Além desse dado, o esporte teve um crescimento de 62,4% em menos de três anos. A pesquisa também mostra que as provas de Sprint e Half-Distance, em que o atleta deve nadar 1.900 m, pedalar 90 km e correr uma meia maratona são as preferidas dos atletas amadores.

“Nós entendemos que o mercado de triathlon mudou depois da pandemia, e está crescendo cada vez mais. Como temos o costume de realizar pesquisas para entregar dados para o mercado, com esse assunto não seria diferente. Agora, com o resultado em mãos, conseguimos entender melhor as necessidades dos participantes e guiar organizadores de triathlon e marcas esportivas de todo o país”, destaca Gabriela Donatello, gerente de Marketing do Ticket Sports.

Confira abaixo outras informações disponibilizadas pela pesquisa:

Faixa etária
A média de idade entre os triatletas foi maior entre o público de 36 a 45 anos.

Região
A maioria dos atletas dessa modalidade são da região Sudeste, que representa 60,5%, sendo que o estado de São Paulo conta com 49,9% desse total.

Tempo no esporte
Entre os respondentes, 62,4% estão no esporte há menos de três anos. Durante a pesquisa, foi possível observar que houve aumento no interesse das pessoas pelo triathlon durante o período de pandemia.

Tempo de treinamento
Segundo os dados, 29,9% dos triatletas treinam de 5 a 8 horas e de 8 a 12 horas por semana, respectivamente.

Investimento
Quando a questão é o gasto neste esporte, 39,5% dos entrevistados investem até R$ 500 mensais na modalidade. A pesquisa mostra que os praticantes estão dispostos a investir boa parte da sua renda nesta prática.

Equipamento
Entre os participantes da pesquisa, 47,2% nunca trocaram a sua bike ao longo do tempo, enquanto 16,5% já mudaram esse equipamento essencial no triathlon depois de 5 anos de uso. Além disso, 82,4% apostam na sorte e não contam com nenhum seguro para sua bicicleta.

Canais de comunicação mais utilizados
Com 85,2%, as redes sociais são o canal mais utilizado pelos atletas para descobrir as novidades do mercado. Logo em seguida aparecem os sites especializados, com 38,5%, e o WhatsApp, com 32,2%.

Informações sobre o triathlon
O Instagram se mostrou o lugar preferido dos atletas para buscar informações, com 27%. O segundo lugar foi o Mundo TRI, com 17%, e os canais do Youtube completam essa lista, com 16%.

Participação em eventos
Do total, 34,7% destacaram as provas de Sprint Triathlon, enquanto 15,2%, as provas de Half-Distance. Além disso, 64,5% dos entrevistados prefere participar de eventos que contam com a participação de atletas profissionais.

Critérios de participação
Entre os participantes, 70,1% destacaram que o principal critério para participar de um evento é o preço. Já 52,8% consideram o percurso como ponto principal de escolha.

Principais eventos
O evento mais citado pelos triatletas foi o IronMan, com 76%. Logo em seguida aparecem o XTerra e o Troféu Brasil com 4,5% cada.

Motivação
A principal motivação dos atletas para participar de um evento é o desafio pessoal: 53,3% destacaram esse ponto, enquanto 21,2% comentaram que o estilo de vida é a principal questão.

Os resultados alcançados fazem parte de uma série de informações levantadas pelo Ticket Sports, com o objetivo de colaborar com os organizadores e as marcas desse segmento. A pesquisa completa está disponível gratuitamente no portal da empresa, reforçando uma das suas principais missões de disseminar conhecimento para o mercado.

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