Skip to main content

Antes de você continuar lendo o #TopPubli desta sexta-feira (26), é bom separar um pacote de lencinhos porque a emoção vai rolar solta. Está chegando o nosso especial com as melhores campanhas de Maio!

Como você já sabe, na última sexta-feira do mês, a gente exalta a genialidade de diversas marcas e agências que se destacaram (na nossa humilde opinião, é claro) no cenário publicitário brasileiro. E se tratando do mês em que celebramos o Dia das Mães, não faltaram campanhas belíssimas para homenagear o amor materno em todas as suas formas. Acomode-se confortavelmente e fique com o lencinho na mão, que a nossa viagem no tempo vai começar.

Dia das Mães

De todas as campanhas que assistimos, três chamaram a nossa atenção pela forma como foram produzidas. Ou melhor, quatro, porque teremos uma menção honrosa.

Começamos falando do filme publicitário de Ninho, que mostra a inversão de papéis entre mães e filhos, ou seja, os filhos ensinando as mães. Na campanha, o menino Damião ensina a mãe, Sandra, a escrever o próprio nome para que ela tenha mais dignidade. É de exemplos como esse que precisamos.

Ninho – Aprender no Ninho
Agência: Publicis

A segunda campanha que destacamos é de Ypê, que não entrou no nosso #TopPubli especial de Dia das Mães porque foi liberada para a equipe do Adnews depois da publicação, mas ganhou um espaço de divulgação merecido aqui no portal.

A narrativa do filme foi construída com três adolescentes em cenários distintos que buscam respostas para seus conflitos pessoais em um ambiente de inteligência artificial, e obviamente não encontram. Assim, surgem as mães reais destes adolescentes, numa emocionante demonstração de afeto e entrega, provando que nada substitui o carinho de quem cuida de verdade. Nos emocionamos, sim ou com certeza?

Ypê – Dia das Mães 2023
Agência: DPZ

Agora, vem a campanha de Dia das Mães que roubou o nosso coração e não devolveu até agora. Vamos ser repetitivos sim, mas esse mérito é de O Boticário, com um filme totalmente real sobre os desafios da maternidade e a importância das redes de apoio. Fomos profundamente tocados por esse filme.

O Boticário – Seja Rede de Apoio
Agência: AlmapBBDO

Menção honrosa? Sim, teremos, e será para O Boticário novamente. A campanha se destacou nesse mês por ter sido vencedora da 12ª edição do prêmio O Melhor Comercial do Brasil, realizado pelo SBT. Veiculado em 2022, o filme também expôs duras verdades sobre a maternidade pela visão social, que depois, é desconstruída pela maior interessada no assunto: a filha. A mensagem da marca é atemporal, por isso queremos convidar você a assistir e se apaixonar também.

O Boticário – Maternidade Sem Julgamentos
Agência: AlmapBBDO

Sensibilidade na mensagem

Outras duas marcas também se destacaram pela sensibilidade com que promoveram suas mensagens neste mês. A primeira foi, sem dúvidas, a Chevrolet. Na campanha que anuncia o lançamento do primeiro carro elétrico da marca no Brasil, o Bolt EUV, ela trouxe uma mensagem sobre o futuro com uma delicadeza emocionante. Assistir a esse filme vale cada segundo do seu tempo.

Chevrolet – O Futuro Chegou
Agência: Commonwealth//WMcCann

A segunda não é uma marca, mas um movimento. Estamos falando do Pacto Contra a Fome, que lançou nesta semana uma campanha sincera e muito bem produzida sobre o tema, com a participação de vários artistas e trilha sonora assinada por Criolo e Ivete Sangalo. A mensagem é clara e toca no fundo da alma, do jeito que a gente gosta. Por isso, ela conquistou um espaço no nosso ranking.

Pacto Contra a Fome – Com Fome, Não Dá
Agência: Africa Creative

É o amor

Maio se despede para dar lugar a junho, o Mês dos Namorados! Por isso, a gente finaliza esse #TopPubli especial em clima de romance. Aliás, é interessante falar sobre como essa campanha da Vivo nos enganou. A marca propõe um olhar diferente sobre o tempo, criando um ritmo que torne possível estar off sem nunca deixar de estar on. Assistimos esperando um enredo relacionado com tecnologia, talvez algo motivacional, mas o que encontramos foi uma história de amor com direito a todos os clichês que deixam a gente com sorriso bobo no rosto e coração quentinho. Como não amar?

Vivo – Viva No Seu Tempo
Agência: Africa Creative

Alô marcas e agências, não esperamos nada menos do que isso para o próximo mês. Caprichem!

E aí, curtiu o nosso ranking? Fique com a gente, que na semana que vem tem mais!

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.