A Toyota, uma das principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, optou por cancelar todos os comerciais de televisão relacionados às Olímpiadas, por considerar que ficou difícil de apoiá-las. Um executivo da marca, identificado como Nagata, declarou ao jornal japonês Yomiuri que “As Olimpíadas estão se tornando um evento que não conquistou a compreensão do público”.
Além disso, Nagata ainda informou que Akio Toyoda, o CEO da Toyota, também não estará presente na abertura dos Jogos Olímpicos, bem como outros integrantes seniores da empresa. Ao que tudo indica, as novas decisões da companhia se devem ao aumento da impopularidade da realização das Olímpiadas durante o estado de emergência em Tóquio, por causa da pandemia.
A Toyota pretendia lançar uma série de filmes com os atletas olímpicos patrocinados, que seriam veiculados na televisão japonesa. Mas, com o quarto estado de emergência acontecendo e a desconfiança da população quanto à capacidade dos organizadores de controlar as infecções de coronavírus no país, a marca deve ter notado que continuar com as campanhas poderia ser negativo para sua imagem.
O estado de emergência deve durar até 22 de agosto, pouco mais de duas semanas após o fim das Olímpiadas. Agora, com a decisão da Toyota, outras marcas investidoras se veem no dilema de continuar com suas ações durantes os Jogos ou não. São estimadas que quase 60 empresas, que somadas, representam 3 bilhões de dólares em investimentos na competição, tenham de repensar suas participações no evento.