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No começo da semana, a RedeTV! bateu a marca de 6 bilhões de visualizações de vídeos no Facebook. O número foi contabilizado entre novembro de 2017 (quando a página tornou-se uma Fanpage) a março deste ano. Além desse grande acontecimento, a emissora não para apenas aí, ela também apresenta mais de 8,6 bilhões de minutos visualizados pelos mais de 9,1 milhões de seguidores na rede social. Para entender melhor esse ocorrido, falamos com Franz Vacek, Superintendente de Jornalismo, Esporte e Digital da RedeTV!, e entender sobre o empenho da RedeTV! na plataforma digital além de falar sobre a construção desse conteúdo. Confira entrevista completa:

ADNEWS – Qual foi a estratégia por de trás desse fenômeno?

Franz Vacek –  O DNA da emissora sempre foi tecnologia. Fomos a primeira a exibir toda a programação em alta definição no Brasil, pioneira mundialmente a fazer uma transmissão 3D HD. Com a chegada das redes sociais e novas plataformas entendemos que a RedeTV! deveria encará-las como aliadas e não inimigas para entrarmos no conceito multiplataforma. Entendemos que a televisão é apenas mais uma plataforma, claro que muito importante. Largamos à frente de outras emissoras que encaravam a televisão como algo à parte. Começamos promovendo interatividade com o conteúdo televisivo de um lado e, de outro, intensificamos o nosso trabalho de subida de vídeos estrategicamente e conteúdos exclusivos no Portal da emissora. Em paralelo, fizemos grandes parcerias com UOL, Facebook, Youtube, Twitter entre outros gigantes do ramo. Não tivemos medo. Fizemos as primeiras “lives” de grande abrangência nas eleições em 2016 com o Facebook e, em 2018, os maiores debates multiplataforma do Brasil. Em agosto de 2018, a RedeTV! conquistou a marca histórica de maior transmissão multiplataforma do Brasil durante o debate entre presidenciáveis. As parcerias entre Facebook, Twitter, UOL, Youtube e IstoÉ garantiram que o canal atingisse quase 300 mil pessoas de forma simultânea acompanhando a transmissão do debate nas plataformas digitais.

Somente no Facebook, a RedeTV! alcançou 4,6 milhões de pessoas até o fim do debate. Já no Twitter, a emissora bateu o recorde de maior transmissão ao vivo na América do Sul. A hashtag #DebateRedeTV também chegou ao 1º lugar nos Trending Topics mundiais durante o debate e foi mencionada cerca de 417 mil vezes. Além disso, a live na plataforma teve 470 mil espectadores. No canal do YouTube, a RedeTV! teve um pico de audiência de 168 mil espectadores. Além disso, após o debate, a transmissão na plataforma ficou em primeiro lugar nos vídeos em alta.

AD – Quais são os reflexos da emissora em seus próprios canais? Como é encarado a o fato da emissora ter um dos maiores canais virtuais em solo brasileiro? Como foi ser uma das únicas TV abertas a ficar entre as 10 no ranking da Rede Snack?

Franz – Reflexo direto. Entendemos que internamente o conceito transmídia é uma realidade. Claro que o segredo é a continuidade de produção de conteúdo em larga escala, distribuído em diferentes canais. A cada nova meta batida aumenta o nosso compromisso. Recentemente a RedeTV! alcançou a marca de 6 bilhões de visualizações de vídeos no canal principal da emissora na Facebook, contando de novembro de 2017 à março de 2020. No Youtube estamos para bater 10 milhões de inscritos, o que nos coloca à frente das principais emissoras do planeta na plataforma. É uma responsabilidade enorme manter-se na liderança, mas uma satisfação de termos uma das mais competentes equipes digitais no mundo. A audiência expressiva que, no início, assustou positivamente a gente demonstra que estamos no caminho certo, mas não podemos vacilar, ao contrário.

AD – Qual é a estratégia da RedeTV! para obter o retorno esperado pelo público?

Franz – A nossa estratégia é manter foco na produção em massa de conteúdo diversificado e entendendo a melhor forma de distribuição em diferentes plataformas. Cada uma delas tem a sua política interna. É fundamental conhecê-las em detalhes e investir constantemente em formações em nossas equipes.

AD – As redes sociais e a internet são de extrema importância atualmente, como vocês desenvolvem os projetos para eles especificamente?

Franz – São fundamentais, diria vitais. Recentemente fizemos uma parceria no “Projeto Facebook Watch”. Disponibilizamos produção de conteúdo relevante jornalístico distribuído diariamente até o final do ano. Além disso, criamos diferentes canais visando públicos distintos.

AD – Para esse ano, vocês tem alguma estratégia para as redes? O crescimento do TikTok, o aumento de lives no período da quarentena e muitos outros fatores estão transformando a web. Vocês sabem qual próximo passo vão seguir?

Franz – Em 2018, a RedeTV! foi a única emissora de TV aberta presente entre as 10 primeiras posições no ranking que mostra os canais de Youtube mais assistidos, comentados e curtidos do ano. Segundo a lista divulgada pela Rede Snack, a emissora foi o quarto canal brasileiro mais visto na plataforma digital.

Essa não é a primeira vez que a RedeTV! se destaca com seu canal no YouTube. Ainda em 2018, a emissora chegou a configurar como o segundo canal mais visto no exterior, segundo o SocialBlade. Além dos 9,1 milhões de seguidores no Facebook e 9,6 milhões de inscritos no YouTube, a RedeTV! ainda conta com 1 milhão no Instagram e 395 mil no Twitter.

Com números tão robustos a missão é como manter-se na liderança e, se precisar, vamos nos reinventar e girar 360 graus. Somos rápidos nas manobras internas. O consumo de vídeos é gigante globalmente. Somos um “player” importante, mas devemos ter humildade para entender que estamos sempre aprendendo, apesar de mais de 45 bilhões de impressões, quase 30 milhões de inscritos e 12,5 bilhões de lifetime views. O nosso investimento é grande no digital da emissora e criamos diferentes estratégias para monetização. Não nos colocamos mais como uma emissora de televisão, mas um grande produtor de conteúdo distribuído em diferentes plataformas, uma delas é a tevê. As outras emissoras, que no passado empinaram o nariz para as novas redes sociais e plataformas, hoje estão comendo a poeira da Rede TV! digital.

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