Diferentemente do cenário incerto de 2020, as tendências para a Black Friday 2021 no Brasil indicam um possível sucesso para os comércios.
Além disso, vale lembrar que nos Estados Unidos a promoção já é uma tradição e representa grandes vendas.
A popularidade da Black Friday no Brasil também não passa despercebida.
Ao longo do tempo o evento foi ganhando espaço e hoje ocorre todos os anos.
Que tal conhecer melhor as tendências para este ano e descobrir onde melhor investir para vender mais em seu e-commerce?
Confira neste artigo as principais previsões da promoção e descubra como encaixar seu negócio e garantir resultados!
Black Friday no Brasil ao longo dos anos
O crescimento da Black Friday no Brasil aconteceu a partir do ano de 2010, em especial para o segmento de e-commerce.
Segundo o E+B educação, o primeiro ano da promoção no país gerou cerca de R$3 milhões em vendas.
Assim, 9 anos depois os índices superaram qualquer expectativa. A venda de produtos bateu mais de 3,2 bilhões, em especial para os segmentos digitais.
Esse crescimento ainda assim não apresenta indícios de recuo. A tendência para os próximos anos é de muito aumento nas vendas digitais.
Além disso, espera-se ainda maior participação dos consumidores, em especial pelo fenômeno de consumo de vingança, no pós-pandemia.
Black Friday na pandemia
Embora diversos setores da economia tenham apresentado recuo ao longo da crise sanitária, a Black Friday de 2020, por exemplo, superou as expectativas.
O relatório da Neotrust indicou aumento na comparação com 2019 em diversos parâmetros, como:
- No faturamento total (31%);
- Na quantidade de pedidos, (24,7%);
- No ticket médio das compras (5,1%).
Os e-commerces, mesmo em meio a pandemia faturaram mais de 7,5 bilhões em todo o período — um dia antes da black friday até a Cyber Monday (5 dias) — o que superou o mesmo período de 2019 em quase 28%
Expectativas para a Black Friday 2021
Se mesmo em 2020, com um período conflituoso na economia, as vendas da Black Friday crescerem em relação a 2019, a perspectiva para esse ano é extremamente otimista.
Segundo dados do E-commerce Brasil, os setores de maior interesse do consumidor como sendo:
- Roupas;
- Acessórios;
- Eletrônicos;
- Computadores;
- Viagens;
- Calçados;
- Smartphones.
Com a retomada financeira e com diversos novos interesses por parte do público, é esperado que em 2021 a Black Friday também alcance novos recordes.
Para o e-commerce, a perspectiva é ainda mais positiva, devido à mudança de hábitos do consumidor ao longo da pandemia.
Como vender mais na Black Friday 2021?
Dada a grande variação no mercado, uma análise de dados mais apurada pode fazer toda a diferença para as vendas na Black Friday.
A partir de bons insights, a tomada de decisão consegue ampliar os horizontes e potencializar ganhos.
Um dos primeiros passos para esse entendimento é uma base firme para a interpretação dos dados coletados.
Um curso de power bi, por exemplo, é um ótimo passo inicial para decisões efetivas nas vendas de sua Black Friday.
5 tendências para a Black Friday 2021
Vale também acompanhar o rumo do mercado e participar das principais tendências da Black Friday para este ano.
Abaixo, confira algumas mudanças que são tendências entre os mercados que adotarão a promoção:
#1 Aquecimento para a Black Friday
Antes mesmo de iniciar a promoção da sexta-feira, vale a pena engajar o público promovendo mini-ações.
Assim, cria-se expectativa e até o momento do grande evento, os consumidores estão mais familiarizados com a compra.
#2 Diversidade nos meios de pagamentos
Se destacar em meio a tantas promoções não é uma tarefa simples.
Na Black Friday de 2021, vale a pena investir em diversas modalidades de pagamento para que o consumidor se sinta ainda mais à vontade na compra.
Para isso é muito importante desenvolver os métodos antecipadamente, já que o processo costuma ser burocrático.
Além das opções de crédito e boletos, vale oferecer os novos meios de pagamento que já existem, como:
- PIX;
- PicPay, Ame e demais plataformas digitais;
- QR Code;
- Entre outros pagamentos digitais facilitados.
#3 Live Commerce
A Black Friday, além de promover um aumento nas vendas também pode ser uma oportunidade para ganhar espaço e popularidade no mercado.
Para isso, surgiu uma tendência entre os e-commerces de planejar lives que divulguem as promoções.
Vale usar a criatividade dentro do seu nicho de mercado para chamar a atenção, ou investir em personalidades conhecidas que atraiam novos clientes.
#4 Promover boas experiências ao cliente
O desafio de se destacar se estende ao pós-venda e a toda a experiência de compra do público.
Por isso, promover experiências transformadoras se tornou um dos grandes objetivos das organizações.
A ideia é se diferenciar e ser lembrado pelo comprador. Portanto, vale a pena investir em brindes, agradecimentos e até conteúdos exclusivos que engajem e fidelizem o novo cliente.
#5 Atendimento omnicanal
Para promover uma experiência satisfatória – inclusive na logística de entrega – , um atendimento que parte de diversos canais não pode faltar.
Assim, o atendimento omnicanal tornou- se uma tendência pela necessidade de diversificar o contato com o consumidor.
É fundamental traçar uma estratégia de atendimento que engloba diferentes meios para não perder um possível comprador.
A exemplo, muitas vezes o WhatsApp pode ser combinado ao e-mail para comunicar novidades para os clientes.
Conclusão
Com a recuperação econômica e grandes perspectivas, a Black Friday 2021 traz uma oportunidade imensa de crescimento para o e-commerce.
Sendo assim, é comum observar alta competitividade entre as organizações.
Para se sobressair, portanto, é fundamental adotar tendências e estratégias bem antes da promoção.
Vale conferir as integrações e ferramentas desenvolvidas para o e-commerce e garantir a fidelização dos novos clientes do mercado!