Skip to main content

Diferentemente do cenário incerto de 2020, as tendências para a Black Friday 2021 no Brasil indicam um possível sucesso para os comércios. 

Além disso, vale lembrar que nos Estados Unidos a promoção já é uma tradição e representa grandes vendas.

A popularidade da Black Friday no Brasil também não passa despercebida.

Ao longo do tempo o evento foi ganhando espaço e hoje ocorre todos os anos.

Que tal conhecer melhor as tendências para este ano e descobrir onde melhor investir para vender mais em seu e-commerce? 

Confira neste artigo as principais previsões da promoção e descubra como encaixar seu negócio e garantir resultados!

Black Friday no Brasil ao longo dos anos

O crescimento da Black Friday no Brasil aconteceu a partir do ano de 2010, em especial para o segmento de e-commerce.

Segundo o E+B educação, o primeiro ano da promoção no país gerou cerca de R$3 milhões em vendas.

Assim, 9 anos depois os índices superaram qualquer expectativa. A venda de produtos bateu mais de 3,2 bilhões, em especial para os segmentos digitais. 

Esse crescimento ainda assim não apresenta indícios de recuo. A tendência para os próximos anos é de muito aumento nas vendas digitais.

Além disso, espera-se ainda maior participação dos consumidores, em especial pelo fenômeno de consumo de vingança, no pós-pandemia. 

Black Friday na pandemia

Embora diversos setores da economia tenham apresentado recuo ao longo da crise sanitária, a Black Friday de 2020, por exemplo, superou as expectativas.

O relatório da Neotrust indicou aumento na comparação com 2019 em diversos parâmetros, como:

  • No faturamento total (31%);
  • Na quantidade de pedidos, (24,7%);
  • No ticket médio das compras (5,1%).

Os e-commerces, mesmo em meio a pandemia faturaram mais de 7,5 bilhões em todo o período — um dia antes da black friday até a Cyber Monday (5 dias) — o que superou o mesmo período de 2019 em quase 28%

Expectativas para a Black Friday 2021

Se mesmo em 2020, com um período conflituoso na economia, as vendas da Black Friday crescerem em relação a 2019, a perspectiva para esse ano é extremamente otimista.

Segundo dados do E-commerce Brasil, os setores de maior interesse do consumidor como sendo:

  1. Roupas;
  2. Acessórios;
  3. Eletrônicos;
  4. Computadores;
  5. Viagens;
  6. Calçados;
  7. Smartphones.

Com a retomada financeira e com diversos novos interesses por parte do público, é esperado que em 2021 a Black Friday também alcance novos recordes.

Para o e-commerce, a perspectiva é ainda mais positiva, devido à mudança de hábitos do consumidor ao longo da pandemia.

Como vender mais na Black Friday 2021?

Dada a grande variação no mercado, uma análise de dados mais apurada pode fazer toda a diferença para as vendas na Black Friday.

A partir de bons insights, a tomada de decisão consegue ampliar os horizontes e potencializar ganhos.

Um dos primeiros passos para esse entendimento é uma base firme para a interpretação dos dados coletados.

Um curso de power bi, por exemplo, é um ótimo passo inicial para decisões efetivas nas vendas de sua Black Friday. 

5 tendências para a Black Friday 2021

Vale também acompanhar o rumo do mercado e participar das principais tendências da Black Friday para este ano.

Abaixo, confira algumas mudanças que são tendências entre os mercados que adotarão a promoção:

#1 Aquecimento para a Black Friday

Antes mesmo de iniciar a promoção da sexta-feira, vale a pena engajar o público promovendo mini-ações.

Assim, cria-se expectativa e até o momento do grande evento, os consumidores estão mais familiarizados com a compra.

#2 Diversidade nos meios de pagamentos

Se destacar em meio a tantas promoções não é uma tarefa simples.

Na Black Friday de 2021, vale a pena investir em diversas modalidades de pagamento para que o consumidor se sinta ainda mais à vontade na compra.

Para isso é muito importante desenvolver os métodos antecipadamente, já que o processo costuma ser burocrático.

Além das opções de crédito e boletos, vale oferecer os novos meios de pagamento que já existem, como:

  • PIX;
  • PicPay, Ame e demais plataformas digitais;
  • QR Code;
  • Entre outros pagamentos digitais facilitados.

#3 Live Commerce

A Black Friday, além de promover um aumento nas vendas também pode ser uma oportunidade para ganhar espaço e popularidade no mercado. 

Para isso, surgiu uma tendência entre os e-commerces de planejar lives que divulguem as promoções.

Vale usar a criatividade dentro do seu nicho de mercado para chamar a atenção, ou investir em personalidades conhecidas que atraiam novos clientes.

#4 Promover boas experiências ao cliente

O desafio de se destacar se estende ao pós-venda e a toda a experiência de compra do público.

Por isso, promover experiências transformadoras se tornou um dos grandes objetivos das organizações.

A ideia é se diferenciar e ser lembrado pelo comprador. Portanto, vale a pena investir em brindes, agradecimentos e até conteúdos exclusivos que engajem e fidelizem o novo cliente.

#5 Atendimento omnicanal

Para promover uma experiência satisfatória – inclusive na logística de entrega – , um atendimento que parte de diversos canais não pode faltar.

Assim, o atendimento omnicanal tornou- se uma tendência pela necessidade de diversificar o contato com o consumidor. 

É fundamental traçar uma estratégia de atendimento que engloba diferentes meios para não perder um possível comprador.

A exemplo, muitas vezes o WhatsApp pode ser combinado ao e-mail para comunicar novidades para os clientes.

Conclusão

Com a recuperação econômica e grandes perspectivas, a Black Friday 2021 traz uma oportunidade imensa de crescimento para o e-commerce.

Sendo assim, é comum observar alta competitividade entre as organizações.

Para se sobressair, portanto, é fundamental adotar tendências e estratégias bem antes da promoção.

Vale conferir as integrações e ferramentas desenvolvidas para o e-commerce e garantir a fidelização dos novos clientes do mercado!

Leave a Reply