Skip to main content

Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no palco do ‘Digitalks Expo’. Esse movimento pela equidade, visto massivamente no esporte por conta do início da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino, era sentido no mercado corporativo antes da pandemia de Covid-19 e vem sendo intensificado a cada ano. E como é que um evento focado em criatividade, inovação e tendências poderia não atuar sobre o tema? Impossível.

Além da expertise do fundador e CEO do Digitalks, Flávio Horta, o evento concebido lá em 2009, pequenininho, já contava com uma atuação feminina muito presente. Era Maria Carvalhal (foto), atual diretora de Marketing do evento, que foi a pioneira no quadro de colaboradores do Digitalks enquanto empresa.

Digitalks disponibiliza ingressos com desconto de 80% para mulheres

“O evento Digitalks surgiu dentro de uma empresa onde eu trabalhava no Marketing. Os nossos diretores viajavam para eventos fora do Brasil e traziam um material riquíssimo para a equipe. Foi quando a gente começou a se questionar sobre a possibilidade de fazer um evento similar para os clientes da empresa, e realmente fizemos. E foi um sucesso”, lembra a executiva.

Na verdade, dois sucessos: os dois primeiros eventos foram elogiados pelos clientes, a ideia cresceu e se tornou uma empresa à parte, na qual Maria foi convidada para trabalhar. E sendo a primeira colaboradora do Digitalks, esteve presente em todos os pilares do evento desde a sua concepção.

“Eu passei pela área de produção, conteúdo, vendas, marketing… Me envolvi com um pouquinho de tudo. Só não ajudei no financeiro porque tinham outras pessoas que faziam. No Digitalks, como mulher, eu sempre estive ao lado dos diretores e tive o aval deles”, explica.

Mas, Maria percebeu rapidamente ter um reconhecimento que a maioria das empresas, em especial as do mercado digital, no qual ela transita desde que o Digitalks nasceu, não davam às suas colaboradoras. Já tendo viajado o Brasil inteiro levando o evento (quase como uma “turnê de shows”, como brinca a executiva), ela conta que sempre via palestrantes, patrocinadores, empresários homens.

“Eu vejo essa diferenciação há muito tempo, e o Digitalks começou a ter mais presenças femininas, tanto nos palcos quanto no evento em si, por conta de um movimento que o próprio mercado vem fazendo. Já aconteceu algumas vezes de publicarmos a agenda com os palestrantes nas redes sociais, e as pessoas questionarem o porquê de tantos homens”, conta Maria, completando que o público também espera outros tipos de representatividade no Digitalks, como um maior número de negros.

De acordo com a diretora, esses questionamentos foram cruciais para que o evento, que acompanha a ascensão feminina como um movimento natural do mercado corporativo, da mulher encontrando e ocupando espaços, tomasse as rédeas da situação para acelerar a mudança.

Uma embaixadora dessas!

E tem dado certo, principalmente graças às parcerias que o Digitalks tem buscado e cultivado ao longo dos anos. Uma delas é a autora best seller Martha Gabriel, uma potência feminina na área da tecnologia que está presente no evento desde a sua primeira edição aberta ao público, e também é presença confirmada no ‘Digitalks Expo 2023’.

Martha é uma das principais pensadoras digitais brasileiras da atualidade, ícone multidisciplinar nas áreas de tendências, inovação, educação e arte, além de ser uma das principais referências brasileiras em estratégias digitais de negócios e renomada keynote internacional, com mais de 75 palestras no exterior. Com um currículo desses (na versão resumida, porque a gente também pode mencionar as participações dela no TEDx, a atuação na ONG Geek Girls LatAm, a sociedade em duas startups…), imagina a responsabilidade que foi para o Digitalks nomeá-la como embaixadora do evento!

Não é a toa que a equipe que faz o ‘Digitalks Expo’ acontecer trabalha muito para entregar a melhor edição do evento a cada ano. Equipe essa que é composta por várias mulheres incríveis, além de Maria.

Digitalks disponibiliza ingressos com desconto de 80% para mulheres
Martha Gabriel recebendo Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil. (Foto: Divulgação/Digitalks)

União que transforma o mercado

De acordo com a diretora de Marketing do Digitalks, as associações de mulheres têm fomentado cada vez mais a inserção e a ascensão feminina no mercado de trabalho. Nesse sentido, ela está sempre de olho no surgimento de novos coletivos na capital paulista, e para a edição deste ano, tem firmado parcerias fortes para incentivar as mulheres a serem protagonistas dessas revolução tecnológica. Já são cinco: Projeto EVE, Mulheres no E-commerce, Misses At Work (coletivo parceiro também do Adnews), SEO Por Elas e Women Leadership. Mas, o evento está aberto a fechar parcerias com outros coletivos interessados. Basta entrar em contato pelo site do evento.

Além disso, a ideia de incentivar a participação feminina tomou forma e tem um espaço no site oficial do Digitalks dedicado às mulheres, destacando as figuras que já passaram pelos palcos do evento nas edições anteriores e dando a oportunidade para qualquer pessoa indicar uma palestrante (ou ser uma).

E tem mais. A grande novidade desse ano é que qualquer pessoa que se identifique como mulher pode adquirir seu ingresso no site com 80% de desconto! Não é promoção, nem pegadinha. É um trabalho sério para quebrar qualquer objeção que impeça o acesso das mulheres a esse universo repleto de oportunidades. Para garantir o seu ingresso, basta preencher este formulário e aguardar o contato da empresa, com a liberação da compra.

Serviço
Digitalks Expo 2023
Data: 23 e 24 de agosto de 2023
Local: São Paulo Expo | Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo (SP)

Ingressos
Venda de ingressos onlineDigitalks

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.