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Portfólio de patrocinadores, protagonismo de faturamento dos rivais Real Madrid e Barcelona, e adidas na ponta entre as fornecedoras de material esportivo. Esses são alguns resultados da temporada 2023/2024 da LaLiga, que chegou com nova identidade visual e uma parceria estratégica com a EA Sports. Na temporada 2021/2022, os 42 clubes que formam a primeira e segunda divisão da liga de futebol espanhola faturaram € 4,8 bilhões.

A primeira divisão da Espanha possui um acordo de naming rights com a EA Sports, que estreia na categoria após o fim do relacionamento do torneio com o Santander. Além dela, PUMA, que assina a bola oficial do campeonato; Microsoft, que é parceira de inovação da liga; BKT, responsável pelos pneus oficiais; San Miguel, cerveja oficial do torneio; Legends, que oferece experiências; além das parcerias de licenciamento com Sorare, Panini, Gol-Ball, LaLiga Golazos, Fanatics, Avery Dennison e Green Park, são marcas de destaque no portfólio da LaLiga. Para o mercado de transmissão doméstico, os acordos são com Movistar Plus+, DAZN, Orange, GolPlay, Avatel, Agile TV e Bar TV.

Em LaLiga, Real Madrid e Barcelona lideram nas finanças e patrocínios

Spotify levou Anitta a um treino do Barcelona em Los Angeles (EUA). (Foto: Reprodução/Anitta)

Finanças dos principais clubes

O relatório Deloitte Football Money League 2023, que detalha os perfis dos clubes que mais geraram receita no futebol mundial na temporada 2021/2022, mostrou o Real Madrid em 2º lugar no quesito, com € 713,8 milhões de faturamento. Já o rival Barcelona figurou somente em 7º no estudo, com € 638,2 milhões.

Mesmo mais abaixo, o “barça” possui um contrato de patrocínio master com o Spotify, que detém ainda os naming rights do Camp Nou. No fim de julho, a plataforma de streaming musical levou a cantora Anitta a um treino em Los Angeles, durante a pré-temporada da equipe. Já o Real Madrid tem a Emirates no espaço master de sua camisa e um robusto portfólio de patrocinadores: entre eles, a BMW.

Poucos clubes na LaLiga ameaçam a dupla, nos gramados e nas finanças. O Atlético de Madrid, por exemplo, é um dos poucos a conseguir ampla projeção global, muito em função das estrelas em seu elenco, do título espanhol em 2020/2021 e de participações relevantes na UEFA Champions League.

Com 16 milhões de seguidores no Instagram, o Atlético aparece em 12º lugar na lista dos clubes mais ricos do mundo, com um faturamento de € 393,9 milhões. Hoje, seu patrocinador master é a empresa de criptomoedas WhaleFin, mas o clube busca um novo parceiro para esta temporada. Desde o fim do ano passado, o Amber Group, proprietário da WhaleFin, enfrenta uma crise que foi agravada pelo derretimento do mercado de criptomoedas.

Fornecedoras de material esportivo

Existe um equilíbrio entre as fornecedoras de materiais esportivos em LaLiga. A empresa que mais tem clubes na temporada 2023/2024 do campeonato espanhol é adidas, com Real Madrid, Osasuna, Granada e Celta de Vigo. Em segundo lugar aparece Nike, com Barcelona, Mallorca e Atlético de Madrid, empatada com Castore, que tem Sevilla, Athletic Bilbao e Almería, e PUMA, com Alavés, Girona e Valencia. Com dois times cada, estão Joma (Getafe e Villarreal), Macron (Cádiz e Real Sociedad) e Hummel (Betis e Las Palmas). Por fim, Umbro é parceira apenas do Rayo Vallecano.

* Com informações do MKT Esportivo

 

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