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Cathy Birle

Publicitária, Head de Conteúdo e Sócia do Adnews.

Na última terça-feira (29) rolou a 9ª edição do Brandcast, evento que celebra a sinergia entre o Youtube, as marcas, as agências de publicidade, e claro, os criadores de conteúdo. Neste ano, a rede exaltou o conceito Puro Suco do YouTube, reunindo empresas, creators e artistas para mostrar como abraça uma ampla variedade de formatos, linguagens e dispositivos, o que a torna a plataforma de vídeos mais amada dos brasileiros.

Para começar, alguns números de cair o queixo. De acordo com a Comscore, são mais de 120 milhões de usuários mensais no YouTube, e segundo a Kantar, a plataforma representa 57% do consumo de streaming nas TVs conectadas dos domicílios brasileiros, e soma mais de 76 milhões de espectadores. A pesquisa Offerwise evidencia a paixão do brasileiro por esportes na plataforma: 80% acreditam que o YouTube está reinventando a forma como o conteúdo esportivo é consumido e 83% dizem que, enquanto a mídia tradicional privilegia a cobertura de alguns esportes, o YouTube tem todos. A mesma pesquisa mostra que 76% gostam de assistir desafios, jogos ou ideias esportivas inventadas por criadores de conteúdo do YouTube, e 81% concordam que a plataforma permite que você assista a esportes de uma forma muito mais divertida.

Exemplo disso é um dos anúncios feitos durante o evento, que você também viu aqui no Adnews: em 2024, o Paulistão masculino volta às telas de TVs, tablets e celulares pelo YouTube. Mas, agora com uma novidade: 16 jogos do campeonato serão transmitidos na CazéTV, canal que já bateu 1 bilhão de views em menos de um ano, com transmissões da Copa do Mundo Masculina e Feminina da FIFA e Campeonato Carioca, além de ser parceiro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com uma grade repleta de esportes olímpicos.

Gen Z no YouTube

O YouTube também é lugar para Geração Z (de 18 a 24 anos) explorar com profundidade seus assuntos preferidos, garantindo um nível de atenção ao conteúdo. De acordo com a pesquisa realizada pela Kantar no Brasil, o YouTube é a plataforma mais assistida pela Gen Z, permitindo que eles escolham facilmente como querem consumir conteúdos. O estudo aponta ainda que o YouTube é o serviço de vídeo preferido dessa geração, e que fornece acesso a conteúdos que esse público não consegue encontrar em outro lugar.

A Kantar ainda revela que 81% dos entrevistados de 18 a 24 anos dizem assistir a vídeos curtos, um dos formatos oferecidos pelo YouTube. Eles também afirmam que a plataforma tem o conteúdo mais diversificado, e que o YouTube é o lugar em que eles passariam mais tempo quando comparado com outras plataformas de mídia social. Já para 77% dos espectadores dessa geração, o YouTube é TV quando visto neste dispositivo.

Inteligência Artificial, relevância e consumo

O YouTube funciona como um tripé entre o conteúdo que é relevante para usuários, criadores de conteúdo e marcas. Os usuários buscam, além de temas do seu interesse, análises e opiniões de pessoas com quem se identificam para tomar uma decisão em sua jornada de compra. Já as marcas buscam atingir os melhores resultados em suas campanhas, e o YouTube oferece o melhor ROI com a tecnologia de Inteligência Artificial do Google, indicando os formatos, momentos, telas e usuários certos para atingir cada objetivo.

Segundo a Kantar, 79% dos usuários concordam que a publicidade em vídeos no YouTube os torna mais propensos a considerar uma marca ou produto. O estudo traz também a relação dos usuários com a outra face da plataforma, de caráter informativo e confiável, o que se reflete em 84% dos entrevistados que concordam que a publicidade em vídeos no YouTube é confiável. A Gen Z no Brasil diz que o YouTube é o melhor canal para apresentá-los a novas marcas ou produtos.

Evento? Nada! Aqui é Brandcast, uma experiência

Episódio especial do Venus Podcast foi gravado durante o evento. (Foto: Divulgação/YouTube)

Do celular à TV

Multi plataforma, multi formato e multi audiência, o YouTube tem conquistado seu lugar na TV, se consolidando como player mais amado da TV conectada. Segundo o TGI, painel de pesquisa da Kantar Ibope Media, há mais adultos assistindo ao YouTube, em uma semana normal, do que a cada uma das cinco principais emissoras de TV aberta (Globo, SBT, Record, Band e Rede TV). Quando focamos em adultos entre 18 e 24 anos, o pioneirismo do YouTube continua, abrindo uma diferença de 25 pontos percentuais quando comparado ao canal aberto mais assistido (Globo).

Já o estudo da Offerwise mostra que 74% dos entrevistados adoram assistir vídeos do YouTube em suas Smart TVs, e 78% das pessoas assistem a plataforma em vários dispositivos (smartphones, Smart TVs, desktops ou laptops e tablets).

Há 16 anos no Brasil, o YouTube permite a qualquer pessoa assistir o que quiser no seu momento preferido, seja em casa, no trajeto do trabalho ou da escola, e também possibilita aos criadores a construção de verdadeiros negócios e a conquista de espaço, promovendo debates com todas as comunidades.

YouTube Works 2023

Acabou não, vem cá! Bora conhecer os vencedores do YouTube Works 2023?

O YouTube Works Award, premiação anual voltada para o mercado publicitário que reconhece a criatividade, relevância e impacto das campanhas na plataforma, revelou os vencedores de sua quarta edição durante o Brandcast. O destaque foi a Mondelēz, vencedora em três categorias (incluindo o principal prêmio da noite, o Grand Play) com a campanha A-BIS-Tinência, que traz elementos essenciais para que peças sejam um sucesso no YouTube: humor, tema que promove a identificação das pessoas com a marca, linguagem que conversa com o público-alvo e a capacidade de prender a atenção do espectador. O resultado foi uma campanha que não é apenas publicidade, mas um conteúdo que as pessoas gostam de consumir.

Mais do que propagandas, os cases vencedores representam ideias que convergem com o jeito do YouTube de contar boas histórias e ampliar vozes. As campanhas selecionadas fizeram uso das possibilidades existentes nas ferramentas da plataforma para conversar com a audiência, como reacts, listas e resenhas, por exemplo“, conta Zé Lucas de Paula, head de Creative Works do Google Brasil.

Com esses recursos, as marcas vencedoras foram capazes de usar a linguagem da plataforma como um caminho para buscar seu lugar de forma autêntica junto ao público. Conheça abaixo os vencedores de cada uma das categorias da premiação:

#BestWorkWithCreators
O Sonho do Hexa está mais Vivo do que nunca
Agência: VMLY&R Brasil
Cliente: Vivo

#BusinessImpact | #TheUnskippable | #GrandPlay
A-BIS-Tinência
Agência: David The Agency
Cliente: Mondelēz

#MeetingTheMoment
Campeões da Rua Catar
Agência: Fbiz
Cliente: PepsiCo

#SocialImpact
Saia do Modo Silencioso
Agência: BETC HAVAS
Cliente: TIM

Puro Suco do Brandcast

De fato, não há dúvidas de que o YouTube é o epicentro da Cultura, e talvez por isso, na festa anual organizada pela empresa para apresentar seus resultados, premiar marcas e agências, celebrar seus criadores de conteúdo e compartilhar as metas futuras, isso tenha ficado tão evidente.

Obviamente, a equipe do Adnews não podia estar fora dessa. Notamos, em todos os aspectos, a potência da marca, o quanto o mundo é digital, multi telas, multi formatos e multi audiências, o quanto a plataforma influencia toda essa nova geração, e claro, está atenta aos detalhes: a preocupação com a diversidade, a inclusão e o respeito à individualidade e expressão de cada personalidade que compunha o evento e ocupava o seu espaço.

O futuro estava bem ali, representado por um ambiente icônico, com apresentações múltiplas, conteúdos, experiências, celebridades diversas, pensamentos multifacetados, e principalmente, o respeito e a aceitação espontânea com a máxima da noite: somos todos o que somos, e somos quem podemos ser, e o que quisermos ser.

Foi uma experiência e tanto! Aguardamos 2024 e todas as novidades, ansiosamente.

 

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