Nesta última quinta-feira, o Facebook anunciou suas Diretrizes de Distribuição de Conteúdo, com o objetivo de fornecer mais transparência no feed. O principal ponto das Diretrizes de Distribuição de Conteúdo para os usuários, é detalhar o que leva os posts a serem penalizados no Feed de Notícias, sejam por ser problemáticos ou de baixa qualidade. Enquanto os Padrões da Comunidade deixam claro qual conteúdo é removido do Facebook por não ser permitido na plataforma.
De acordo com a rede social, as mudanças feitas, especialmente voltadas para limitar a disseminação de conteúdo problemático, são baseadas em comentários da própria comunidade e de especialistas externos.
O que reduz o alcance de um post no Facebook?
Segundo o Facebook, existem três razões principais pelas quais o alcance das publicações é diminuído essa distribuição:
- Como resposta ao feedback direto das pessoas: a rede ouve a opinião das pessoas sobre o que elas gostam e o que não gostam de ver no Facebook, e promove alterações no Feed de Notícias como resposta.
- Como incentivo para que criadores invistam em conteúdo preciso e de alta qualidade: para que as pessoas tenham acesso a conteúdos novos e interessantes, com os quais possam se envolver a longo prazo.
- Para promover uma comunidade mais segura: Alguns conteúdos podem ser problemáticos para a comunidade, independentemente da intenção. Sendo assim, a plataforma visa tornar mais difícil que as pessoas encontrem esse conteúdo.
O que deve ser evitado:
Além disso, o Facebook realizou uma listagem de práticas que não devem ser repetidas, se a intenção da pessoa é ter conteúdo para engajar. Confira:
- Ad Farms (para gerar dinheiro com visualizações)
- Links de isca de cliques (os famigerados “click baits”
- Comentários com probabilidade de serem denunciados ou ocultados
- Comentários coordenados
- Isca de engajamento
- Links para domínios com suspeita de ocultação
- Links para sites que exigem dados desnecessários do usuário
- Experiências de navegação de baixa qualidade
- Comentários de baixa qualidade
- Eventos de baixa qualidade
- Vídeos de baixa qualidade
- Páginas suspeitas de espalhar spam
- Conteúdo sensacionalista ligado à saúde e publicações comerciais de saúde
- Domínios com conteúdo original limitado
- Desinformação com verificação de fatos
- Compartilhamento inautêntico
- Links para domínios e Páginas com muito “Click-Gap”
- Artigos jornalísticos que carecem de autoria transparente
- Conteúdo proveniente de publishers de notícias altamente desacreditados
- Publicações de Páginas que inflam a própria distribuição de maneira artificial
- Publicações de pessoas que fazem compartilhamentos excessivos em grupos
- Artigos jornalísticos não originais
- Conteúdo limítrofe para os Padrões da Comunidade
- Conteúdo em possível violação dos nossos Padrões da Comunidade
- Conteúdo publicado por violadores reincidentes de nossas políticas
- Links para páginas de destino que contêm conteúdo sexual e/ou chocante
- Publicações de pessoas que provavelmente têm várias contas
- Publicações que apontam para efeito viral suspeito
- Reportagens inadequadas sobre suicídios
Próximos passos
As Diretrizes de Distribuição de Conteúdo já estão em vigor hoje, algumas globalmente e outras específicas para determinados locais. Continuamente, estas diretrizes devem receber novas atualizações, de acordo com as necessidades do público e do Facebook.