Skip to main content

A novela continua. O órgão regulador dos Estados Unidos, a Federal Trade Commission (FTC), entrou com recurso contra a decisão de permitir que a Microsoft prossiga com sua compra de US$ 69 bilhões (£ 53 bilhões) da fabricante de jogos Activision Blizzard.

No início desta semana, o pedido da FTC para bloquear a aquisição foi rejeitado por um juiz distrital em São Francisco. O acordo da gigante da tecnologia para comprar a fabricante de Call of Duty seria o maior desse tipo na história da indústria de jogos. A Microsoft planeja lutar contra o apelo do regulador.

“Estamos desapontados com o fato da FTC continuar perseguindo o que se tornou um caso comprovadamente fraco, e nos oporemos a novos esforços para atrasar a capacidade de avançar”, afirmou o presidente da companhia, Brad Smith, em comunicado.

A FTC alegou que o acordo prejudicaria os jogadores e reduziria a concorrência ao dar à Microsoft, fabricante do Xbox, o poder de negar aos rivais o acesso aos jogos da Activision, e buscou uma decisão de emergência para bloquear o negócio enquanto contestava a aquisição.

Na última terça-feira (11), a juíza distrital dos Estados Unidos, Jacqueline Scott Corley, disse que não achava que a FTC venceria o caso.

“O regulador não mostrou que a empresa combinada provavelmente vai retirar Call of Duty do Sony PlayStation, ou que sua propriedade do conteúdo da Activision diminuirá substancialmente a concorrência nos mercados de assinatura de biblioteca de videogames e jogos em nuvem”, disse Scott.

A decisão nos EUA é o indicador mais forte até agora de que a compra da Microsoft deve ser concretizada. Também nesta semana, o órgão regulador da concorrência do Reino Unido pareceu diminuir sua oposição ao acordo.

A autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) foi o primeiro regulador do mundo a bloquear a proposta de aquisição da Activision pela Microsoft. A empresa temia que o acordo reduzisse a inovação e deixasse os jogadores com menos opções. Mas ontem (12), a CMA reconsiderou sua posição, declarando que estava pronta para avaliar quaisquer propostas da Microsoft para reestruturar a transação.

“A Microsoft e a Activision indicaram que estão considerando como a transação pode ser modificada, e a CMA está preparada para se envolver com elas com base nisso”, acrescentou.

O acordo entre Microsoft e Activision, que deve ser fechado no final deste mês, dividiu os vigilantes globais. Os reguladores da União Europeia aprovaram o acordo, dizendo que a Microsoft abordou suas preocupações sobre questões de concorrência.

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar