Skip to main content

Os fãs de Natalie Portman tiveram muito o que comemorar com a revelação do teaser trailer de seu papel Thor: Love & Thunder como o deus do trovão , e para os seguidores próximos da franquia Thor do Universo Cinematográfico Marvel, não havia dúvida sobre quem estava por trás desse brilhante leme. Para qualquer outra pessoa, poderia ter sido mais difícil de adivinhar.

Além de sua “aparição” em Vingadores: Ultimato (uma participação especial que inclui um breve trabalho de voz e imagens reaproveitadas), Portman não teve um papel importante no MCU desde Thor: O Mundo Sombrio de 2013. Vale mencionar ainda que ela não participou Thor: Ragnarok de 2017, o filme de Taika Waititi que deu ao cenário Asgardiano do MCU seu primeiro sucesso crítico descarado. Então por que ela foi embora? E por que voltar? Pode ser mais que a Marvel a tenha deixado para trás e agora esteja tentando recuperar o atraso.

Alegadamente, as primeiras tentativas de Portman de se livrar do Universo Cinematográfico da Marvel começaram durante os primeiros estágios de produção de uma sequência de Thor , quando ela estava considerando uma pausa de vários anos de atuação para passar mais tempo com seu primeiro filho , nascido em 2011. para os relatórios da indústria na época, a Marvel adoçou o acordo incluindo Portman – já um diretor com aspirações de fazer mais – no processo de escolha do diretor do filme.

Naquele ano, a Marvel entrou em negociações com Patty Jenkins e fechou um acordo que faria da diretora de Monster a primeira mulher a dirigir um filme do Universo Cinematográfico da Marvel. E Portman – uma ativista , uma defensora do aumento da diversidade em Hollywood e uma mulher que falou publicamente e eloquentemente sobre as maneiras pelas quais as personagens femininas são encaixotadas pelo cinema dominado por homens – foi energizado por ajudar a trazer isso primeiro.

Mas apenas alguns meses depois, Marvel e Jenkins se separaram, citando “diferenças criativas”, embora o projeto ainda não tivesse um roteiro definido . A Marvel substituiu Jenkins – que iria plantar sua bandeira no reino dos super-heróis cinematográficos com o enorme sucesso da Mulher Maravilha – por Alan Taylor (Terminator Genisys).

Levaria mais seis anos para Anna Boden se tornar a primeira mulher a co-dirigir um filme do MCU (Capitã Marvel) e oito para Cate Shortland se tornar a primeira mulher a ser a única diretora de um filme do MCU com a Viúva Negra . Se Jenkins tivesse conseguido o emprego, ela ainda seria – e no futuro próximo – a única mulher a dirigir um filme do Universo Cinematográfico da Marvel sobre um super-herói masculino.

Em 2016, com Thor: Ragnarok alguns meses em fotografia principal, Portman disse ao Wall Street Journal que a Marvel não tinha planos de usar seu personagem novamente. “Até onde eu sei, eu terminei. Quer dizer, eu não sei se talvez um dia eles vão pedir um ‘Vingadores 7’, eu não tenho ideia. Mas até onde eu sei, eu terminei; foi uma grande coisa para fazer parte.”

O que é exatamente o que tornou a aparição de Portman na apresentação da Marvel no Hall H durante a San Diego Comic-Con 2019 tão surpreendente: não havia absolutamente nenhuma indicação de que ela ou a Marvel Studios estivessem interessadas em renovar seu relacionamento nesse nível.

Seu retorno parece ser devido ao trabalho deliberado do diretor Taika Waititi. Ao contrário de Ragnarok , que foi roteirizado por um trio de escritores estáveis ​​da Marvel Studios antes de entrar em sua busca pela direção, a história de Love & Thunder vem diretamente de Waititi e Jennifer Kaytin Robinson (Sweet/Vicious , Hawkeye). Foi essa história, e seu papel expandido para Jane Foster, que Waititi credita em colocar a atriz a bordo. Nas palavras dele:

“Eu apenas disse a ela: ‘Você está interessada em voltar a essa coisa, mas fazer algo realmente diferente? Ninguém quer ficar se repetindo […] Na maioria desses filmes, se você não é um super-herói – você realmente quer continuar fazendo isso? Quer dizer, eu não faria. Eu gostaria de voltar e mudar as coisas.”

Portman parece concordar, dizendo que: “ao ver o roteiro e o novo papel de Jane: eu fiquei tipo ‘Isso é muito emocionante!’ E também com Taika [em anexo], e eu amo muito Tessa e Chris, então é emocionante trabalhar com eles novamente.” Com a resposta ao teaser de Thor: Love & Thunder, é seguro dizer que muitas outras pessoas também acham emocionante.

Essa matéria é uma tradução da escrita por Susana Polo para o site Polygon.

Quer saber mais novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Leave a Reply