Ué, #TopPubli na segunda? Pode isso, produção? Pode sim! Quando estamos focados em oferecer conteúdo de qualidade para você, os nossos quadros demoram um pouquinho mais para serem produzidos. Mas tem listinha toda semana, trazendo o crème de la crème (em francês sim, porque estamos no clima do Cannes Lions) das campanhas de publicidade nacional, sempre na nossa humilde opinião.
E hoje, a nossa curadoria estava inspirada! Vem beber o puro suco da criatividade no nosso Top 5.
#5 Burger King – O mA.Ioral.
Agência: David São Paulo
Quem não ama aquele clima de rivalidade? Claro, se for saudável e se restringir apenas ao momento, sem ofensas pessoais. Mas, fato é que ações entre rivais sempre são bons assuntos para conversar, como Apple e Samsung na tecnologia, Santos e Corinthians no Futebol, Hamilton e Verstappen na Fórmula 1… E Mc Donald’s e Burger King no fast food. Sim, eles voltaram, mais inspirados do que nunca, com novas campanhas!
A disputa entre as redes é antiga, e sempre rende um show de marketing e criatividade nas campanhas, além de boas risadas. Desconfiamos que os publicitários das marcas saiam juntos para beber uma cerveja depois do expediente, inclusive.
Quem começou dessa vez foi o Mc Donald’s, instalando em via pública um totem com a resposta dada pelo ChatGPT sobre qual é o hambúrguer mais icônico do mundo, assinada como “I.Amo muito tudo isso.” e destacando as letras ‘I’ e ‘A’ em seu tradicional slogan. É, não ficou barato. Aí, o Burger King foi lá e repetiu a campanha, questionando o ChatGPT sobre qual é o maior hambúrguer do mundo, e o resultado foi o Whopper. A definição também foi instalada em um totem com o logotipo da marca e a assinatura “O mA.Ioral.”, destacando as letras ‘A’, de Artificial, e ‘I’, de Intelligence. Estamos de olho e aguardando as cenas dos próximos capítulos desse fight publicitário.
#4 Dell Technologies – Imaginando Futuros
Agência: VMLY&R
A fofura dessa campanha roubou o nosso coração. Ô Dell, devolve né!
A empresa convidou o CEO da 55PBX, Bruno Rodrigues, para estrelar um case nacional junto com crianças de várias idades, onde ele faria um breve resumo da história da tecnologia enquanto mostraria alguns equipamentos novos e antigos, para que os pequenos pudessem comparar. O tempero da campanha foi a curiosidade e a língua afiada da criançada: não ficou nada sem perguntar. Só assista, por favor.
#3 Sicredi e Visa – Vem com elas
Agência: DPZ
O sonho de ser uma jogadora de futebol pode e deve ser realizado pelas mulheres. Sim, é nosso lugar de fala! Sicredi e Visa entenderam o recado, e fizeram uma parceria para apoiar e democratizar o futebol feminino, mostrando que também temos talento com a bola no pé. A trilha sonora da campanha é um clássico da banda Skank, mas agora, cantado por uma voz feminina e direcionado às mulheres que amam e vivenciam o esporte dentro ou fora de campo.
Além de beneficiar associados da Sicredi com prêmios, a campanha vai apoiar financeiramente ONGs com projetos que investem no futuro do futebol feminino brasileiro. Duvido você assistir e não cantar junto!
#2 Burger King – #CasalFakeBKDeVerdade
Agência: DM9
Burger King, ele de novo. Apesar de não ter comprado nenhuma briga com o McDonald’s no Dia dos Namorados, desta vez, o BK aproveitou a data para levantar uma pequena polêmica publicitária: as fotos de casais fake usadas pelas marcas nas campanhas.
Na ação, as pessoas que postaram casais artificiais encontrados em campanhas de outras marcas, marcando o Burger King no Twitter ou Instagram com a hashtag #CasalFakeBKDeVerdade, ganharam um cupom de desconto exclusivo para o BK Delivery. Trocar uma foto fake por um hambúrguer suculento e de verdade não é nada mal.
#1 Heineken – Aniversário de 150 anos
Agência: Le Pub Milan
Cá entre nós, você já errou o nome da Heineken também. Pode assumir, até a marca sabe disso! Tanto é que topou incluir na campanha que comemora os seus 150 anos vários apelidos que ganhou ao longo da história, conectando os consumidores por meio de individualidades e bons momentos. E de quebra, ainda convidou o narrador André Henning e os comentaristas Alex e Vitor Sérgio, da TNT Sports, para passar uma vergonhazinha ao vivo, durante a final da Liga dos Campeões da UEFA.
Durante a transmissão, o narrador chamou a marca de cerveja de “Heignen” e viralizou no Twitter, exatamente como esperado. A brincadeirinha deu o start na campanha, que conta com um filme publicitário seguindo a mesma linha e com uma sacada genial: a presença do bicampeão mundial de Fórmula 1, Mika Hakkinen, cujo nome lembra o da marca. Coitado do piloto, nunca ouviu tantas pronúncias parecidas do seu nome em um curto espaço de tempo!
E aí, curtiu o nosso ranking? Fique com a gente, que nesta semana tem mais!
* Com a colaboração de João Pedro Guedes
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