Skip to main content

Rotina cansativa, né? A gente sabe. É por isso que, toda semana, o Adnews traz as melhores indicações de vinhos para você dar uma relaxada, com oferecimento da Dreo. Afinal, quinta é quase sexta, e você já aprendeu que o momento perfeito para degustar um bom vinho é o seu!

E hoje, além da nossa listinha tradicional, a gente trouxe também um pouco da história da viticultura brasileira. Valorizamos os vinhos italianos, franceses, chilenos, mas o Brasil também produz bebidas de altíssima qualidade, e agora você vai descobrir como tudo começou.

Foi em 1532, mais de 30 anos depois que a esquadra de Pedro Álvares Cabral pisou em solo brasileiro pela primeira vez, que aconteceu o primeiro cultivo de uva por aqui. A ideia foi de Brás Cubas, fidalgo nascido na cidade de Porto, em Portugal, que havia acabado de fundar a Vila de Santos, no litoral de São Paulo.

Ele mandou cultivar mudas trazidas de Portugal nas encostas da Serra do Mar, onde atualmente é a cidade de Cubatão, mas a empreitada não deu certo, e ele resolveu subir a serra. Aí sim começaram os primeiros vinhedos de que se tem notícia, cultivados na região do bairro Tatuapé, na capital paulista.

Daí para frente, os passos foram lentos e desafiadores até o final do século XX, quando muitas famílias dos descendentes dos primeiros imigrantes italianos abraçaram a oportunidade de profissionalizar a atividade, criando novas empresas ou solidificando as já existentes, com um alto nível de sofisticação técnica e muito conhecimento empresarial.

Os vinhedos plantados em solo brasileiro estão distribuídos em seis principais regiões. No Rio Grande do Sul: Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste; em Santa Catarina, no Planalto Catarinense; e no Nordeste do país, no Vale do São Francisco. Além de projetos interessantes e cada vez mais promissores nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás.

Depois dessa história, vai bem uma listinha dos melhores vinhos nacionais, né produção? Alô Dreo, vamos providenciar! Enquanto isso, você fica com as nossas indicações da semana.

Vinho da Semana

Já que o público gostou, ao invés de uma ou duas indicações, hoje trouxemos quatro! São opções incríveis, escolhidas cuidadosamente pelos especialistas da marca. E você pode ter esse serviço personalizado para o seu momento também, sabia? Mais que uma marca, um estabelecimento e um serviço, a Dreo nasceu do conceito de vivenciar experiências com conforto e exclusividade. Por isso, ela conta com serviço de concierge para harmonizar o rótulo perfeito com o seu momento especial, que pode ser qualquer um: do jantar romântico ao filme na própria companhia, a Dreo tem o vinho certo para te acompanhar.

Vinhos brasileiros: cultura trazida de Portugal

Talvez uma dessas opções seja perfeita para você. Começamos pelo Vinho Tinto Nobile Di Montepulciano, produzido com uvas Sangiovese e Canaiolo, que harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas e de caça, e queijos maduros. A Fattoria Svetoni, fundada no início do século XIX em Montepulciano, produz vinhos desde 1865. Como propriedade do Grão-duque Leopoldo de Medici, é considerada a fazenda “ideal”.

Hoje, o local se estende por 36 hectares, dos quais 23 são vinhedos, a uma altitude de 300 a 350 metros acima do nível do mar. Aqui, a uva Prugnolo Gentile, uma variedade de Sangiovese, revela seu potencial máximo graças à boa ventilação, temperatura entre dia e noite, excelente exposição, raras geadas tardias e poucas tempestades. Estamos diante de um vinho encorpado e intenso.

Também da Fattoria Svetoni, você pode gostar do Vinho Tinto Rosso Di Toscana, produzido com uvas Sangiovese, Merlot e Syrah, que harmoniza perfeitamente com carnes vermelhas e de caça, e queijos temperados. Este é um vinho mais delicado, para um paladar doce e refinado.

Se você busca um meio termo entre os anteriores no quesito paladar, mas indicado para acompanhar pratos elaborados, o Vinho Tinto Primitivo Di Manduria ILMorante pode ser o rótulo que falta na sua adega pessoal.

Vinhos brasileiros: cultura trazida de Portugal

Produzido com uvas 100% primitivas, ele harmoniza perfeitamente com queijos, carpaccio, carnes frias e grelhadas.

Vinhos brasileiros: cultura trazida de Portugal

No coração de Puglia, entre as planícies que abrigaram campos de oliveiras, está a vinícola La Pruina, onde nasceu o Primitivo Di Manduria ILMorante. Uma curiosidade é que o nome da vinícola é um acrônimo das palavras ‘Proteggere’ (em português, proteger); ‘Rispettare’ (em português, respeitar); ‘Unire’ (em português, unir); ‘Intessere’ (em português, entrelaçar); ‘Nutrire’ (em português, nutrir); e ‘Aspettare’ (em português, esperar), que correspondem ao processo de produção do vinho!

O Primitivo Di Manduria ILMorante surgiu dos cuidados manuais e métodos tradicionais de vinificação dos cultivadores, e o uso exclusivo de leveduras nativas durante a fermentação alcoólica gerou essa grande obra de arte.

Por último, queremos indicar um vinho apaixonante até pela garrafa: Vinho Rosé Voilà. Uma apresentação sutil para uma bebida frutada e refrescante! Produzido com uvas Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional, ele harmoniza perfeitamente com queijos e embutidos, massas, carnes brancas e frias, saladas, peixes grelhados e frutos do mar, e deve ser consumido sempre gelado.

Vinhos brasileiros: cultura trazida de Portugal

Você encontra estas e outras indicações no site oficial da marca. Conheça e experimente! E não deixe de conferir as nossas indicações da semana passada, que também são excelentes.

* Conteúdo publicitário

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.