Skip to main content

O metaverso, através de um longo caminho percorrido na inovação das tecnologias avançadas, passou a ser o foco principal do entretenimento. Com o segmento dos eSports se estabelecendo entre os espectadores e fãs de esportes eletrônicos, muitos questionamentos têm surgido quanto ao que essa tecnologia tem a oferecer para a modalidade. Essa categoria é apontada como grande impulsionadora do desenvolvimento e da adoção do metaverso e do blockchain em escala global.

Com o potencial do metaverso reconhecido e sendo testado por meio de novos conceitos e abordagens, damos uma olhada em como essa tecnologia e os esportes podem se desenvolver em conjunto para oferecer experiências mais imersivas a jogadores e espectadores.

Metaverso no segmento de jogos e eSports

O mercado de eSports é caracterizado por jogos eletrônicos disputados em eventos regionais ou internacionais, nos quais os jogadores competem entre si em tempo real. A popularidade dessa categoria se estabeleceu com competições, transmissões e patrocínios ocorrendo quase ao nível dos esportes tradicionais. O elevado investimento tem gerado receitas anuais de mais de 900 milhões de dólares, aproveitando as funcionalidades das tecnologias de metaverso e blockchain para atrair as gerações mais novas.

Essa tendência tem permitido a criação de mundos virtuais dedicados a cada título, com o objetivo de reforçar a comunidade de jogadores. Além disso, a tecnologia possibilita explorar a integração de novos sistemas, como o blockchain, a fim de manter a autenticidade da propriedade e garantir a privacidade de cada usuário no ambiente virtual. Os NFTs, também conhecidos como tokens não fungíveis, têm se tornado populares no gaming devido à capacidade de atribuirem uma autencidade única de propriedade a obras digitais.

Potencial dos jogos no metaverso

Atualmente existem no mercado vários jogos com um foco competitivo e jogabilidade multijogador, os quais têm se destacado pela dimensão e regularidade dos eventos de eSports. Além do apoio do desenvolvedor no planejamento do calendário, os maiores eventos da modalidade também conseguem garantir patrocinadores renomados e uma forte audiência tanto no formato presencial quanto online.

League of Legends

Começando pelo favorito de muitos, League of Legends (LoL) é um jogo de batalha online multijogador que se destaca pela sua acessibilidade e pelos elementos de estratégia em tempo real, que requerem um conjunto amplo de habilidades. No ano passado, o Campeonato Mundial de League of Legends bateu um recorde de audiência em eSports, atingindo um pico de 5,1 milhões de espectadores. O acompanhamento das transmissões da categoria também introduziu a oportunidade de fazer apostas LoL e, do mesmo modo que ocorre com os esportes tradicionais, em que os torcedores fazem suas previsões e encontram diversos tipos de possibilidades, é uma forma divertida de aumentar ainda mais a emoção do jogo.

LoL tem apresentado muitos conteúdos adicionais ao jogo, como a série Arcane, que chegou à Netflix em 2021, além de outros mini-jogos disponíveis. No que diz respeito às inovações, a Riot Games, desenvolvedora do game, revelou interesse em algumas aplicações de tecnologia blockchain, como o lançamento de NFTs. Há também grandes expectativas de integrar o LoL no metaverso, isto é, criar um espaço social que permita a interação entre fãs e jogadores por meio de um conjunto diverso de atividades.

World of Warcraft e EverQuest 

World of Warcraft e EverQuest são exemplos de jogos de mundo aberto inteiramente online que se aproximam do conceito de metaverso. Esses games continuam recebendo atualizações e novas expansões. O desenvolvimento de uma comunidade totalmente virtual, com todos os tipos de experiências envolventes, missões e ambientes, tornou-se o ponto-chave para a popularidade dessa tecnologia. Com a implementação de atividades sociais, os desenvolvedores garantem um espaço de diversão mais completo, o qual atrai tanto fãs como jogadores de games populares para o mesmo ambiente.

Plataformas blockchain desenvolvendo os eSports

O blockchain é uma base de dados que, através de blocos, registra uma lista contínua de dados em um livro-razão, com o objetivo de manter os registros públicos (mas com a garantia de que estejam protegidos contra instrusões e ataques). No universo do blockchain, um dos maiores progressos foi o crescimento do metaverso no entretenimento. À medida que novas audiências vão explorando esses mundos virtuais, novas ideias vão surgindo para desenvolver os eSports. Dentre alguns dos projetos mais relevantes e conhecidos estão Battle Infinity e Meta Masters Guild. 

Battle Infinity

A plataforma de jogo Battle Infinity é a primeira com um sistema de jogo em metaverso e descentralizado. Ela apresenta jogos de batalha do tipo pay2earn, para conquistar os vários NFTs integrados ao mundo do metaverso. Ali, os gamers e entusiastas podem jogar e vivenciar esse universo, explorando e interagindo por meio de todas as atividades disponíveis no modo de Battle Arena.

Meta Masters Guild

A Meta Masters Guild é outra plataforma pay2earn que permite recompensas aos jogadores por meio de missões e atividades em ambientes PVP (‘player versus player’, ou ‘jogador contra jogador’). Esse site conta com um mercado próprio de NFT, focado na arte gráfica de games. Através do blockchain, os jogadores também podem fazer staking em suas recompensas de tokens. 

Oportunidades do metaverso nos eSports

O surgimento de novos mercados virtuais

Como já acontece em muitos dos jogos atuais, existem skins, roupas, acessórios e todos os tipos de itens virtuais colecionáveis que precisam ser desbloqueados ou adquiridos. É esperado que empresas de outras indústrias apresentem novas formas de rendimento para produtos e recompensas digitais únicas.

Maior acessibilidade e engajamento

O desenvolvimento de metaversos pode facilitar a integração e o entendimento de novos jogadores. Através de ambientes virtuais, os gamers poderão socializar em uma comunidade virtual com interesses comuns, criando uma experiência semelhante a fazer novos amigos pessoalmente.

Imersão de jogo do próximo nível

O metaverso permite a integração de realidade virtual para interagir fisicamente com ambientes virtuais, como se estivessemos de fato neles. Além dos óculos de realidade virtual, outros sensores estão sendo desenvolvidos para responder aos movimentos do corpo do jogador. A inovação e a sofisticação da tecnologia irão permitir ambientes virtuais mais imersivos e divertidos aos jogadores e espectadores.

Foto: unsplash.com

Desafios do metaverso nos eSports

Proteção de dados

Existe, atualmente, uma crescente preocupação relativa a como as empresas gerenciam e protegem os dados dos usuários. A proteção de dados digitais certamente será um dos maiores desafios no que diz respeito à segurança e à privacidade da comunidade. 

Novas audiências e identidade

Outro desafio do metaverso será a verificação de identidade e a garantia de ambientes virtuais seguros. Esse é um problema já existente nos vários servidores que tentam combater hackers e jogadores que usam cheats. Além disso, manter interações legítimas e bem-intencionadas também poderá ser uma questão.

Propriedade digital

Com a atribuição e a aquisição de produtos digitais, existem várias questões sobre como podem ser assegurados aos proprietários os direitos e a verificação de propriedade, para que sejam garantidamente únicos. 

À medida que o metaverso continua sendo o foco de desenvolvimento dos eSports, vislumbramos oportunidades promissoras, mas também desafios (já existentes) que irão se tornar cada vez mais relevantes. No entanto, com a introdução de experiências digitais mais imersivas, é garantido que a sofisticação dessa tecnologia irá conquistar muitos desenvolvedores, fãs e jogadores da modalidade.