E os melhores filmes indicados ao Oscar são...

eliane munhoz

Agora que já vi todos os indicados ao Oscar de melhor filme, é possível dizer quais são os melhores em minha opinião. Claro que há alguns que não mereciam estar na lista, e outros que sim - O Rei do Show, por exemplo - , mas de qualquer maneira, isso já ficou no passado e o ranking abaixo leva em consideração somente os 9 indicados. Obviamente isso é uma escolha pessoal e não o que será anunciado no Oscar no dia 4 de março. Nesse caso, o prêmio de melhor filme deve ficar entre A Forma da Água e Três Anúncios para um Crime. Todos, com exceção de Trama Fantasma, que estreia dia 22, já estiveram ou estão nos cinemas. São eles:

1 - Dunkirk

2 - A Forma da Água 

3 - Trama Fantasma

4 - Três Anúncios para um Crime

 

5 - The Post

6 - O Destino de uma Nação

7 - Me Chame pelo seu Nome

8 - Corra!

 

9 - Lady Bird

Não sou uma fã de carteirinha de Christopher Nolan, acho que é um diretor que faz coisas muito diferentes, algumas boas, outras nem tanto. Por isso mesmo, creio que Dunkirk é seu melhor filme, surpreendente na forma de contar essa incrível história que definiu a II Guerra Mundial e o mundo como conhecemos hoje. Sua edição é simplesmente perfeita. Tem mínimas chances de levar a estatueta, mas é o melhor. É até interessante vê-lo juntamente com outro indicado, O Destino de uma Nação, uma bela biografia de Winston Churchill, que também menciona de maneira importante o mesmo fato.

A Forma da Água tem o maior número de indicações e é o favorito natural, já que venceu o prêmio do Sindicato dos Produtores. Antes disso, Três Anúncios para um Crime parecia que ia levar tudo. Só que aí o Martin McDonagh ficou de fora da lista dos indicados a melhor diretor. E então A Forma da Água voltou a ser o favorito. Mas no Oscar, nunca se sabe...

Esse também é o caso de The Post, que não conseguiu indicações para melhor filme e atriz – Meryl Streep. Com Steven Spielberg fora, é pouco provável que o filme ganhe, mas mesmo assim, continua ótimo!!

Trama Fantasma é ótimo, Me Chame pelo seu Nome, é muito bom. Valem ser conhecidos, mas não tem grandes chances. É interessante que quando Me Chame... ganhou o prêmio Gotham, ele parecia ser um dos principais concorrentes a melhor filme. Mas depois foi perdendo força, e hoje pode até sair da festa de mãos abanando.

Mais uma vez, na minha opinião, os sete primeiros merecem estar entre os finalistas. Os dois últimos, não. Lady Bird e Corra! parecem estar na lista para demonstrar que a Academia apoia a diversidade – Lady é dirigido por uma mulher, Greta Gerwig, e Corra!, por um negro, Jordan Peele. Acho ótimo que a Academia deixe de lado o preconceito, mas se fosse para ir nesse caminho, tinha gente bem melhor, como Dee Rees, de Mudbound: Lágrimas sobre o Mississipi.

Meu gosto normalmente não bate com o do Oscar, especialmente no ano passado quando Moonlight venceu La La Land mais por motivações políticas do que cinematográficas. De qualquer maneira, apesar de nesse ano, meu favorito, Dunkirk, não ter grandes chances, se a escolha dos votantes recair sobre A Forma da Água, não será tão ruim assim.

Eliane Munhoz é autora do Blog de Hollywood.

Deixe seu comentário: