A volta por cima da velha guarda de Hollywood

Samuel L. Jackson

Houve um tempo em que os estúdios tinham um preconceito enorme em colocar pessoas mais velhas – acima dos 60 – em papéis de destaque em filmes e séries. O argumento era que só o público jovem ia ao cinema e via TV, e que, portanto, atores idosos não conseguiriam dar o retorno de bilheteria necessário. Isso pode até ter sido correto em outras épocas, mas como o mundo muda a todo o segundo, também essas regras pré-estabelecidas se transformam.

É claro que um filme como Despedida em Grande Estilo, que estreou essa semana nos cinemas, não vai render o mesmo que A Bela e a Fera ou ainda que as superproduções de Marvel e DC. Mas muitas vezes, o retorno de investimento pode ser bem interessante para os produtores. Segundo dados do site Box Office Mojo, que mede os resultados de bilheteria em todo o mundo, mais da metade dos atores de maior bilheteria da história tem mais de 60 anos. Além disso eles são também os quatro primeiros da lista. Surpreso? Os dados são de 6 de abril e dizem respeito às bilheterias americanas.  Veja só:

15º - O falecido Robin Williams que morreu aos 63, teve um total de renda de seus filmes de 3.327 bilhões.

13º - Michael Caine (85) tem até agora uma renda de 3.351 bilhões e continua a atuar sem parar. Está em Despedida em Grande Estilo nos cinemas.

11º - Anthony Daniels (71) fez o robô C3PO em todos os filmes de Guerra na Estrelas, o que lhe assegurou um total de 3.420 bilhões

9º - Ian McKellen(77), graças aos filmes das sagas de O Senhor dos Anéis e o Hobbit, chegou a 3.554 bilhões

4º - Morgan Freeman (79), que também filma sem parar, chegou a 4.470 bilhões.

3º - Tom Hanks (60) continua a ser um astro de primeira grandeza, conseguindo sempre os melhores papéis. Seus filmes renderam 4.502 bilhões, mas por incrível que pareça, o que mais rendeu foi Toy Story 3, com 425 milhões.

2º - Harrison Ford (74) foi o astro do século passado, mas seu apelo continua no século 21, tanto que seu filme de maior bilheteria da vida foi Star Wars: O Despertar da Força com 936 milhões. Seu total chega a 4.871 bilhões.

1º - Samuel L. Jackson (68) esteve presente em quase todos os filmes da Marvel e é claro que isso refletiu nos 5.055 bilhões que rendeu no cinema.

Surpreendente não? Talvez por isso as coisas estejam mudando para a velha guarda no cinema. E na TV não é diferente, mas isso vale uma outra matéria!

Eliane Munhoz

Deixe seu comentário: