Por que o PSG fez uma ação de marketing no Carnaval brasileiro?

carnaval

Nos dias de hoje é comum sair pelas ruas do país e encontrar dezenas de pessoas vestindo a camisa do clube de futebol francês Paris Saint-Germain. Nada de novo até aí, já que o principal jogador brasileiro dos últimos dez anos, Neymar, é a grande estrela e veste a camisa 10 da equipe que neste ano luta para conquistar sua primeira Champions League.

Agora, mudando um pouco o enfoque do assunto e dando mais abordagem para o marketing, é bem provável que o público brasileiro esteja consumindo muito mais produtos do clube parisiense nos últimos meses, desde uniformes oficiais até a audiência da televisão a cabo. Além disso, também estão no time jogadores nascidos aqui como Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e até Thiago Motta (hoje naturalizado italiano).

Talvez por isso o Paris Saint-Germain não tenha medido esforços para marcar presença no Carnaval brasileiro. Durante a folia, um avião da Visual Propaganda Aérea sobrevoou as praias do Rio de Janeiro com uma faixa trazendo uma mensagem de Feliz Carnaval, o logo do PSG e a imagem de alguns jogadores da equipe, como Neymar Jr. e Thiago Silva.

Além da mensagem, um concurso cultural também premiou os fãs do clube francês: os autores das três melhores fotos do avião passando pelo Rio de Janeiro foram premiados com camisas oficiais.

Seja pelo futebol exuberante ou ações inteligentes de marketing, vale observar que há algum tempo os clubes europeus têm conseguido cooptar torcedores brasileiros e, por tabela, “tirar” dos clubes brasileiros preciosas fatias do bolso dos amantes do esporte por aqui. O marketing esportivo nacional precisa ficar atento.  

Deixe seu comentário: