Tudo que você precisa saber sobre a abertura de APIs do Mercado Livre

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O Mercado Livre Publicidade – departamento que comercializa e gerencia campanhas de branding e performance para vendedores e integradores – está abrindo APIs de publicidade para facilitar o uso de ferramentas de anúncio e aproximar os vendedores dos mais de 23 milhões de compradores que usam a plataforma. A estratégia leva em conta que 62% das pequenas e médias empresas da América Latina já usam algum tipo de publicidade online, o que levou a um faturamento 40% maior do Mercado Livre Publicidade, somente no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período em 2016. O Adnews conversou com a Alexandra Mendonça, Head de Mercado Livre Publicidade, para saber mais sobre essa iniciativa e o que o Mercado Livre pode oferecer em publicidade.


Alexandra Mendonça_Crédito - Ramede Felix

Conte-nos mais sobre a abertura de APIs de publicidade na plataforma Mercado Livre...

O Mercado Livre Publicidade – área que comercializa e gerencia campanhas de branding e performance para vendedores, integradores e marcas anunciantes em geral – está abrindo as APIs de publicidade para facilitar o uso de ferramentas de anúncio e aproximar os vendedores dos mais de 23 milhões de compradores que usam a plataforma. A estratégia leva em conta que 62% das pequenas e médias empresas da América Latina já usam algum tipo de publicidade online, o que justifica o faturamento 40% maior do Mercado Livre Publicidade, somente no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período em 2016.

O que muda de fato com essa iniciativa?

API (ou Interface de Programação de Aplicativos) é basicamente um conjunto de rotinas e padrões de programação que dão acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. A ideia de abrir essas ferramentas de programação faz parte da nossa missão de oferecer soluções para facilitar a vida dos vendedores e integradores que desejam ampliar seu potencial na hora de promover os anúncios dentro da plataforma, além de otimizar suas campanhas de mídia de forma simple​s. Com isso, as plataformas de integração terão acesso a essas ferramentas, proporcionando aos vendedores do Mercado Livre que estiverem conectados a elas a possibilidade de utilizar as soluções de publicidade ainda mais automatizadas com o processo total de gestão das suas lojas online.​

De que maneira isso vai beneficiar os anunciantes?

Quando anunciantes e marcas usam essas ferramentas de publicidade, eles se apropriam da tecnologia mais avançada em segmentação e utilizam isso na hora de compor sua estratégia de mídia, o que agrega valor à experiência de compra do usuário​. Todo o algoritmo da solução de publicidade foi pensado e desenhado com foco em comportamento de compra alinhado a seus interesses, hábitos e perfil, de modo que a oferta seja cada vez mais personalizada e relevante dentro do ambiente de navegação do Mercado Livre.​

O que isso impacta no negócio do Mercado Livre?

Isso proporciona que os vendedores do site consigam mais visitas aos seus anúncios e, consequentemente, mais vendas. Os anunciantes no Mercado Livre podem utilizar os Product Ads de forma escalável com as APIs, e assim, novos vendedores, ou aqueles que estão lançando novos produtos, poderão concretizar as primeiras vendas mais rapidamente. No caso de vendedores e lojas oficiais que já comercializam há bastante tempo dentro da plataforma, eles conseguirão potencializar o desempenho de seus anúncios e aumentar suas vendas. Tudo isso por meio dos planos em que os clientes definem o custo por clique, de acordo com o número de vezes que o anúncio aparece.

O que faz com o Mercado Livre mantenha a sua plataforma tão sustentável e interessante para os clientes ao longo de tantos anos?

Nós do Mercado Livre temos como missão nos esforçarmos para criar valor aos nossos usuários. Faz parte da nossa cultura empreendedora, e estamos sempre atentos a soluções que podemos oferecer para melhorar a experiência de compra e venda na plataforma. Só assim conseguimos democratizar os negócios e meios de pagamento para impactar a América Latina (e Portugal) e criar um futuro melhor para todos nós.

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