Pornhub e a arte de fazer campanha sem mostrar o produto

boca

Como falar de um produto ou serviço sem poder mostrá-lo por completo em nenhum tipo de propaganda? Achou o briefing complicado? É exatamente assim que as agências e o departamento de marketing do site adulto Pornhub precisam trabalhar. A razão é óbvia: não é permitido veicular campanhas de teor sexualmente explícito nos principais meios de comunicação existentes.

Talvez o segredo de tantas campanhas inusitadas criadas pela marca nos últimos anos seja justamente a necessidade de trabalhar com tantas restrições. O mais interessante: vários dos trabalhos de comunicação desenvolvidos para a empresa sequer abordam o sexo. Outros, inclusive, tocam em temas delicados de utilidade pública.

Confira cinco campanhas da marca que merecem menção por seu teor criativo:

Outro modo de comemorar o Natal

À primeira vista pode parecer improvável que uma marca do gênero crie filmes sentimentais. A produção abaixo tem potencial para divertir e emocionar ao contar a história de uma pequena cidade onde seus habitantes têm que passar o Natal sozinhos. A criação é da agência Officer & Gentleman de Madrid:

Tobogã gigante

Para anunciar o lançamento de uma linha de lubrificantes nos Estados Unidos, o site de conteúdo adulto montou um tobogã gigante em um lugar ermo da Califórnia e juntou estrelas da indústria pornô para escorrer utilizando o produto em seus corpos.

 

Para salvar pandas

É bizarro, mas gerou muita mídia espontânea. Quase todo mundo sabe algo sobre as dificuldades que os pandas têm em se reproduzir. O Pornhub resolveu ajudar da seguinte maneira: a cada vídeo recebido com pessoas transando vestidas de panda, 100 dólares eram doados para uma ONG que trabalha com a causa.

Campanha de prevenção

Em parceria com a McCann Lima, o site adulto lançou a campanha "Watch porn, save your life". O objetivo foi alertar o público sobre a importância do autoexame para identificar um possível câncer testicular o mais rápido possível. Um filme feito por uma famosa atriz pornô foi postado no site com o sugestivo título: "Charlotte Stokely te ensina a durar mais". O nome incorpora a ideia central: uma atriz pornô que ensina os homens a durarem mais... Na vida.

Ajudando o planeta

O Pornhub desenvolveu uma pulseira que prometia ajudar o planeta obtendo energia através de uma atividade bem comum aos visitantes do portal: a masturbação. O “gadget” obtém energia quando é movimentado para cima e para baixo. Quando o nível de carga está alto, ela pode ser acoplada a diferentes dispositivos e carregá-los via USB. Segundo o vídeo de lançamento, o produto permite ao usuário amar o planeta "amando a si mesmo".

Deixe seu comentário: