IVC lança auditoria de mídia out of home

clear

Um dos meios que mais cresce na publicidade no País, a mídia out of home, passa a ser auditado pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Serão duas frentes de informações disponibilizadas ao mercado: Auditoria de Inventário e Auditoria de Campanha. O processo teve início no ano passado em contatos com empresas do setor.

Para desenvolver o projeto-piloto, o IVC passou a auditar informações de cinco empresas do segmento – Elemídia, Clear Channel, Indoormídia, Eletromídia e Band Outernet -, com apoio da Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH). O Instituto teve acesso aos dados das empresas e analisou todo o material fornecido por elas, checando relatórios e verificando equipamentos.

Na Auditoria de Inventário são verificados os dados de cada empresa com relação aos pontos de instalação – móveis ou fixos. Nesse sentido, são observadas informações com relação a quantos pontos existem efetivamente, quais são, onde estão, tipo e se são funcionais para publicidade, ou seja, se têm condições adequadas para inserção e veiculação. Já na Auditoria de Campanha, o que o IVC audita e certifica, em toda a documentação, é se uma inserção de publicidade foi realmente feita em um determinado período. Será verificado todo o processo, da montagem do equipamento, passando pela inserção da campanha, chegando à retirada da ação/campanha.

No Media Planner, essas informações serão disponibilizadas com dados como período, tipos, setores, mídia, localização, forma de exibição, entre outras características, bem como o Mapa de Calor, com geolocalização e detalhamentos como um ponto, em uma determinada rua, em todo o Brasil. No Media Planner, assim como hoje já é feito na auditoria dos websites, o usuário terá à disposição funcionalidades, análises, indicadores, formatos de gráficos, mapas, entre outras inovações e aperfeiçoamentos.

“O OOH é um setor que vem crescendo sua participação no bolo publicitário, tornando-se cada vez mais importante em uma campanha. Sua auditoria era um desejo de agências e anunciantes. O projeto foi todo desenvolvido pelo IVC já dentro da nova formatação do Media Planner, usando nossa expertise nos segmentos de websites e publicações gratuitas, com muitas informações técnicas que contribuíram na composição do produto”, explica Pedro Silva, presidente executivo do IVC Brasil.

Segundo ele, todas as informações serão disponibilizadas com um padrão de linguagem simples para um planejamento de comunicação efetivamente idealizado nessa mídia. “Em um mercado que carece de informações mais detalhadas e fidedignas, uma agência, por exemplo, pode verificar, por meio de filtros, o real alcance de uma campanha. Esse é, sem dúvida, um dos grandes benefícios da auditoria de OOH”, afirma.

Além das informações do Media Planner – abertas no site a todos os associados -, os dados da Auditoria de Inventário estão disponíveis em certificados de auditoria, com informações mais detalhadas, também abertas. Já análises mais pontuais da Auditoria de Campanhas, serão disponibilizadas somente a quem contratar o serviço à parte para, por exemplo, usar os dados em um plano de mídia. Os relatórios fechados poderão ser adquiridos por agências, anunciantes ou as próprias empresas exibidoras, associados ou não ao IVC.

Deixe seu comentário: