O segredo por trás dos nomes das grandes agências de publicidade

segredoooo

O que é o 9 da DM9? Qual o significado de Publicis? O que está por trás da sigla NBS? A palavra Dentsu vem de alguma cultura japonesa? Por que a empresa se chama Africa, se ela é brasileira? Quem gosta de saber a explicação das coisas ou simplesmente se pergunta por que raios o nome de algumas agências são tão complicados, resolvemos atualizar uma lista que já havíamos feito por aqui. Nela, revelamos algumas das principais histórias, fatos e curiosidades por trás da origem dessas nomeações. Divirta-se:

Africa

Segundo a própria agência, o nome Africa foi escolhido por ser entendido internacionalmente e ainda homenagear um povo que em muito repercutiu na cultura brasileira. Apesar de ser uma agência brasileira, as suas campanhas têm presença global através de clientes como Itaú e Budweiser, por exemplo.

Agnelo Pacheco Comunicação

Segundo o próprio Agnelo, a agência ia se chamar Soft. Em 1985, quando deixou a Norton, ele tinha escolhido o nome Soft Criação & Propaganda. “Entretanto, assim que saíram as primeiras notícias, recebi uma ligação de um senhor de Campinas, dizendo que já tinha, com seus dois filhos, uma agência chamada Soft”, explica o publicitário que não teve opção a não ser escolher o Agnelo Pacheco Comunicação, mesmo não querendo colocar o próprio nome no negócio.

Apesar da relutância, a decisão se mostrou acertada.  “Eu já era reconhecido no mercado e as portas se abriram mais rapidamente”, explicou ao Adnews o criador do bordão “Tomou Doril, a dor sumiu”, que faleceu em outubro deste ano.

Curiosidade: seu nome verdadeiro tinha dois L’s, "Agnello". Ou seja, seu desejo inicial de não colocar o próprio nome na agência é cumprido até hoje. De certa forma.

AlmapBBDO

Almap significava, originalmente, Alcântara Machado Publicidade. O nome é composto pelas iniciais dos antigos sócios da agência, os irmãos José de Alcântara Machado e Caio de Alcântara Machado. Nos anos 70, após a entrada do lendário Alex Periscinoto na sociedade, a agência mudou para Alcântara Machado Periscinoto Publicidade.

Quando a agência foi vendida para Marcello Serpa e José Luiz Madeira, em 1993, o nome já estava consolidado e permaneceu. A sociedade com a BBDO - formada pela fusão da BDO (Barton, Durstine & Osborn) e Batten Co - fez a agência virar a AlmapBBDO, praticamente no mesmo ano.

Artplan

A Artplan nasceu, há 46 anos, como house-agency do grupo imobiliário Veplan - vendas e planejamento. Grupo este que, algum tempo depois, se tornaria Multiplan.

E como, desde o começo, a agência entende que criação e planejamento devem andar sempre juntos, surgiu o nome Artplan (Arte e planejamento).

Bullet

O nome da Bullet surgiu em 1987, no mesmo dia em que a agência foi fundada. Neste momento, a intenção era ser a agência de promoção da Enio e Associados, do Enio Mainardi. Na época, o Enio tinha a imagem de um lápis com uma bala (munição) atrás, como uma metáfora à precisão dos conceitos que criava. Então, ele nos “cedeu” essa imagem, junto com a sugestão de nome. O nome ficou, mas nunca usamos a imagem.

DAVID

A agência foi criada pela Ogilvy em 2011. Se o grupo utiliza o sobrenome de seu fundador, David Ogilvy, a mais nova se apoderou de seu primeiro nome. A ideia desde a criação foi posicionar a empresa como aquela que encarna o espirito de seu criador: a criatividade na essência.

Dentsu

O fundador da Dentsu, Hoshiro Mitsunaga (1866-1945), serviu como correspondente de guerra, o que lhe deu o gosto do mundo do jornalismo. Essas experiências levaram-no à ideia de começar uma agência de notícias.

Em 1901, para gerar a renda necessária para apoiar a operação, ele criou uma empresa para vender anúncios em jornais. Em 1906, Hoshiro fundiu as duas empresas para formar a Nippon Dempo Tsushin-sha - Japan Telegraphic Communication Co. Ltd, a seguir denominada Dentsu.

Isto marcou o início do capítulo em que Dentsu operou tanto como uma agência de notícias quanto uma agência de publicidade.

DM9

Nascida originalmente na Bahia em 1975, a marca DM9 leva até hoje o nome de seu fundador, o publicitário Duda Mendonça. O '9', por sua vez, não possui significado especial, é apenas o espelho do ‘d’, escrito com letra minúscula, do início do nome.

DPZ&T

A agência por trás de clássicos da propaganda nacional traz em seu nome as iniciais dos sobrenomes de seus fundadores: Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza. O T veio depois, já em 2015, quando a empresa anunciou a fusão com a Taterka, que por sua vez carregava o nome de seu fundador, Dorian Taterka.  

F.biz

O termo fulano, usado para indicar anônimos, nomeou um dos primeiros sites da internet brasileira. Em 2001, o Fulano mais conhecido da web ganhou uma divisão de “business” (do inglês "negócios"), chamada F.biz, que teve fôlego para respirar além da bolha da internet, em meados do ano 2000.

F/Nazca Saatchi & Saatchi

O nome F/Nazca Saatchi & Saatchi é uma composição de três significados:

1º - O F/, que é a inicial de Fabio Fernandes, fundador da agência.

2º - Nazca, que é o nome de uma holding lançada em 1994 pela Saatchi & Saatchi com a intenção de atuar em toda a América Latina. A escolha do nome Nazca foi uma homenagem à região do Peru, conhecida por desenhos imensos gravados na terra e que só foram descobertos no início do século 20.

3º - Saatchi & Saatchi é o sobrenome dos irmãos Charles e Maurice Saatchi, que fundaram a agência em 1970. Com um crescimento vertiginoso nos anos 80 e 90, a Saatchi & Saatchi fez história na propaganda inglesa e tornou-se uma rede mundial, da qual a F/Nazca faz parte.

FCB Brasil

As letras FCB significam Foote, Cone & Belding.

A empresa passou a funcionar com esta denominação em 4 de janeiro de 1943, como a agência sucessora da Albert Lasker, Lord & Thomas, fundada em 1873.

A mudança ocorreu após a saída de Albert Lasker, que estava à frente da empresa desde 1910.

Antes de retirar-se, Lasker entregou seus ativos aos dirigentes de seus três escritórios, à época: Emerson Foote, em Nova York, Fairfax Cone, em Chicago, e Don Belding, em Los Angeles.

Hoje a FCB é um dos maiores conglomerados de publicidade e propaganda do mundo, atuando em 90 países. E, desde sua criação, a agência e seu trabalho têm sido reconhecidos em um sem-número de competições internacionais que premiam audácia, inovação e eficácia.

Fischer

A Fischer, que tem mais de 30 anos de história, tem esse nome por causa de seu fundador e presidente, Eduardo Fischer, um dos mais consagrados e criativos empresários da publicidade brasileira. A empresa nasceu como Fischer & Gabus Mendes, e ao longo do tempo teve sobrenomes diversos. Atualmente é apenas Fischer.

Grey

Fundado em 1917 por Lawrence Valenstein e Arthur C. Fatt , o Grey Global Group começou como uma empresa de marketing direto chamada Grey Studios. Grey em português é cinza e o nome refletia a cor do muro do local na época.

Isobar

Isobar significa linhas sob a mesma pressão em qualquer parte do mundo e traduz a força global da rede de agências que ela nomeia: aberta, transparente e colaborativa.

J. Walter Thompson

O nome representa o fundador da agência, James Walter Thompson. Ele era um homem de muitos talentos. Depois de servir como marinheiro a bordo do USS Shenandoah durante a Guerra civil, Thompson conseguiu emprego em um bureau de mídia, vendendo espaços em publicações religiosas e sendo pioneiro no uso da publicidade em revistas femininas. Quando ele finalmente conseguiu adquirir o escritório, por $500 (além de um extra de $800 pela mobília), o renomeou com seu próprio nome – J. Walter Thompson.

A partir daí, começou a mudar a indústria para criar o que hoje conhecemos como modelo de agência de publicidade moderna. Sob sua supervisão, J. Walter Thompson criou o departamento de criação e contratou a primeira mulher Diretora de Criação da história, trouxe clientes estrangeiros para os Estados Unidos e levou a expertise americana para fora – Quando abriu o primeiro escritório internacional em Londres, em 1899.

Iniciando com apenas uma fatia de negócio da Chesebrough-Ponds em 1886, J. Walter construiu uma carteira de importantes clientes – incluindo Unilever, que segue com a agência por mais de 100 anos. Seu império contabilizava $26.8 milhões em faturamento interno no ano de sua morte – 1928.

Jüssi 

O ano era 2009 quando Henrique Russowsky (atual sócio ao lado de Marcos Del Valle e Xavier Penat) se preparava para empreender no novo negócio e abrir a Jüssi. O briefing enviado para a dupla, hoje renomada, Ricardo Wolff e Gabriel Mattar era ao mesmo tempo simples e desafiador: criar um nome tão cativante como Skype e Twitter. Afinal, tratavam-se de internéticos. Short, catchy, weird. O redator Ricardo Wolff saiu escrevendo nomes que podiam, ou não, ter a ver com marketing e performance. A primeira lista compilava aproximadamente 20 nomes. A ideia era chegar num shortlist com 5 deles. Lyne, Trakk, Kroiz, Zoot entraram. Faltava um. O criativo voltou para a lista dos 20. Mas seu olho só o levava para um nome: Jüssi. Foi quando ele virou para o diretor de arte Gabriel Mattar e disse: “Bora incluir o nome do nosso querido estagiário Finlandês? Por que não? Parece Skype. E tem trema. Todo mundo adora trema”. E foi assim que em 2010 a agência foi fundada. Hoje, após crescer, ultrapassar 300 colaboradores e alcançar maturidade no mercado, a Jüssi adota nova identidade visual, sob esse novo momento, assinada pelo diretor de criação Conrado Cotomácio. A nova identidade vem acompanhada do posicionamento The Businnes Agency, que reflete a entrega da Jüssi.

Leo Burnett Tailor Made

Leo Burnett foi um publicitário e executivo famoso pela criação de ícones como Jolly Green Giant, The Marlboro Man, Tony the Tiger. Em 1935, fundou a sua própria agência, em Chicago, conhecida mundialmente como Leo Burnett Worldwide (hoje são 94 escritórios pelo mundo).

No Brasil, há alguns anos a agência agregou um “sobrenome” a seu nome, quando, em maio de 2011, a agência se uniu à Tailor Made, empresa criada por Paulo Giovanni e que foi incorporada pelo grupo.

Com o Tailor Made, esta foi a primeira vez que a Leo Burnett permitiu, em sua história, incorporar outro nome à marca Leo Burnett.

Lew'Lara\TBWA

O Lew'Lara possui esse nome por causa dos sócios fundadores (Jaques Lewkowicz e Luiz Lara) e o TBWA é por causa da rede.

Neogama

O próprio Alexandre Gama nos explicou o nome da agência que criou em 1999. "GAMA no nome evidencia o lado agência de autor, de liderança criativa, construída em cima de uma carreira profissional. É o compromisso da pessoa física com a jurídica. NEO, como digo no livro da exposição ‘Ideia e Forma’ é o sócio filosófico da NEOGAMA. É aquele que nos obriga a estar sempre nos renovando e lembrando de ter apego apenas ao que ainda vamos fazer.  E como disse o outro Neo- o de Matrix- ‘não ache que você pode, saiba que você pode’”.

NBS

A insatisfação dos sócios deu origem ao nome NBS. A sigla vem da expressão "no bullshit", algo como "sem conversa fiada". "Mais do que um nome divertido, pra gente isso é uma filosofia de vida: dedicar nossa energia só ao que interessa e não dar importância ao que não faz diferença", diz a agência em comunicado.

Ogilvy Brasil

O nome acima você certamente já deve ter ouvido falar. Ogilvy vem de David Mackenzie Ogilvy, fundador da rede.

Publicis Brasil

Marcel-Bleustein Blanchet fundou a Publicis  - primeira agência de publicidade da França – em 1926 em Paris. O nome da agência surgiu a partir da combinação das palavras francesas publicité (publicidade) e six (seis), o seu número favorito. Ao longo dos anos, o Publicis Groupe – do qual a Publicis Brasil faz parte – tornou-se parte fundamental na história da publicidade mundial. Hoje, é um dos maiores conglomerados globais de comunicação.

Salve Tribal Worldwide

Este é um dos mais complicados para explicar. A agência é resultante da fusão entre a LDC, antiga agência Loducca (sobrenome de seu fundador Celso Loducca) e a Salve no Brasil, que passou a fazer parte da rede digital Tribal WorldWide. Em 2018 a agência vai mudar de novo e passa a se chamar apenas Tribal.  

Talent Marcel

O nome da Talent não tem muito segredo. A palavra significa “Talento” em inglês. A agência acredita que o “talento muda tudo”. O Marcel foi incorporado em 2015, após a associação com a agência francesa Marcel.  

Wieden+Kennedy São Paulo

O nome Wieden+Kennedy é uma junção do nome dos sócios-fundadores da agência: Dan Wieden e David Kennedy.

A agência foi fundada em Portland, no dia 1º de Abril de 1982. E hoje é a maior agência independente do mundo, com 8 escritórios em 7 países – Portland, New York, São Paulo, Londres, Amsterdam, Delhi, Tokyo e Shanghai.

A Wieden+Kennedy chegou ao Brasil em novembro de 2010.

WMcCann

O W vem de W/Brasil, agência de Washington Olivetto, que inclusive inspirou uma canção do Jorge Ben Jor “Alô, Alô W/Brasil”. McCann vem de McCann Erickson e que, inicialmente, obteve este nome como resultado da junção de duas agências pioneiras: The H. K. McCann Company, inaugurada em 1912, e The Erickson Company, fundada em 1902.

A WMcCann surgiu em 2010, resultado do casamento da W/Brasil com a McCann Erickson. Foi a junção do pioneirismo e tradição da McCann, com a popularidade da W/Brasil.

Wunderman

Wunderman é o sobrenome do fundador da agência, o norte-americano Lester Wunderman, considerado o “pai do marketing direto”. Desde 1958, a rede coleciona mais 170 escritórios em 60 países mundo afora.

Y&R

A Young & Rubicam recebeu o nome de seus fundadores, John Orr Young e Raymond Rubicam, que em 1923, na Filadélfia, iniciaram o império conhecido nos dias de hoje.

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