Fini e Magazine Luiza falam sobre engajamento nas redes sociais

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Na última segunda-feira (20), a Socialbakers promoveu outra edição do Engage no Brasil. O evento foi realizado para promover estratégias de marketing das mídias sociais. O encontro trouxe as últimas tendências e insights em torno do assunto na voz dos principais especialistas do segmento. 

A ação contou com palestras sobre marketing de conteúdo e vídeo de Bárbara Buono da Fiat, Pedro Cassimiro do Magazine Luiza, Luiz Ferreira da Fini Brasil e Luiz Telles da Artplan. E, no período da tarde, um painel sobre Influenciadores com Luiz Citton, Nayara Ruiz e Helen Ramos, a Hel Mother.

Confira abaixo entrevista com Luiz Ferreira, gerente de comunicação da Fini Brasil:



Qual a estratégia utilizada pela empresa para engajar o público?

Acreditamos muito na proximidade com o consumidor e em deixar os momentos ainda mais surpreendentes. Nossa assinatura de marca, Abriu, Sorriu traduz exatamente o trabalho diário em transformar um momento ruim em bom, e um bom em ainda melhor.

Engajar é falar a sua língua, ser amigo, próximo, compartilhar as novidades, discutir assuntos em alta, se posicionar e estar aberto a ouvir e ser sincero com seu público. E assim, fazemos. Um desafio a cada dia, um novo meme que só a internet traduz e a versatilidade e rapidez para acompanhar o dinamismo do público.


Qual a estratégia para destacar os produtos nas mídias sociais?

Trabalhamos com estratégias que incentivem o appetite appeal através da produção de fotos criativas, utilizando nossos produtos aplicados em criações com referências musicais, artísticas e situações do dia-a-dia. 


Qual a preferência da empresa na hora de promover campanhas e produtos? Vídeos, banners, etc? Por que?

Trabalhamos com diferentes formatos nas mídias sociais, como stories para engajar o público, patrocínio de posts e vídeos. Cada circunstância pede um tipo diferente de conteúdo e procuramos sempre usar um mix equilibrado de meios.


Qual a importância de manter uma espécie de marketing digital? Quais os benefícios do marketing digital para a empresa?

Somos uma marca descontraída, antenada, alto astral, alegre e com muita história para contar. A internet é onde vive o nosso público principal e o brasileiro respira esse ambiente como poucos no mundo - somos o 3º povo que mais usa a internet no mundo e passamos bem mais tempo consumindo conteúdo online do que assistindo televisão, segundo a We Are Social 2018. Faz muito sentido estarmos presentes no ambiente digital e sempre antenados às tendências e mudanças.


Conversamos também com Pedro Alvim, gerente de conteúdo e redes sociais do Magazine Luiza, sobre engajamento e redes sociais. Confira:



Qual a estratégia usada pela empresa para garantir o engajamento nas redes?

A nossa estratégia para garantir o engajamento é conhecer profundamente a audiência que temos em cada plataforma e ser fiel ao propósito da marca - que é democratizar o conhecimento e uso da tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Quando compreendemos os interesses da nossa audiência, por meio de vários recursos e muito teste, estruturamos melhor nossa estratégia de conteúdo para que ela se adapte à comunidade que temos em torno da marca, em cada plataforma. Isso tudo se tangibiliza por meio da Lu, nossa brandpersona e porta-voz da marca nos nossos canais digitais.

Como a empresa procura se aproximar do clientes nas redes?

Desde a escolha do nome da empresa, há 61 anos, consultamos a nossa comunidade. O nome 'Magazine Luiza' foi escolhido pelos próprios clientes em um concurso cultural, realizado em uma emissora de rádio, em Franca-SP, nossa cidade de origem. Hoje, nos preocupamos não apenas em atender os nossos interagentes nas redes sociais. Fazemos consultas e escutas para obter sugestões de pautas de conteúdo ou ofertas, por exemplo. Além disso, usamos features nativas da própria plataforma para conhecer os interesses deles, como enquetes, perguntas ou, até mesmo, pesquisas online publicadas organicamente.

Qual o diferencial da marca no marketing digital?

O principal atributo da marca que nos diferencia no mercado é a Lu. Nossa brandpersona tem ganhado grande relevância e despertado o brandlove entre os nossos interagentes nos canais digitais. A Lu é uma especialista em tecnologia. Ela simplifica e explica tudo sobre esse universo, ativa nossos canais de venda, e tem ganhado muita visibilidade dentro nas redes sociais, onde ela é a nossa hostess e porta-voz da marca. O Canal da Lu no Youtube, por exemplo, foi o primeiro de uma varejista brasileira a atingir 1 milhão de inscritos e é o maior canal desse segmento no mundo. Durante a Copa, o Magazine Luiza também esteve entre as marcas mais citadas no Twitter, por conta das ações protagonizadas pela Lu, mesmo sem sermos patrocinadores oficiais dos jogos. É importante destacar ainda o nosso relacionamento com a comunidade de criadores de conteúdo. Além de incentivar projetos que fomentam a profissionalização desse mercado no Brasil, como o Youpix Creators Boost, o investimento em ações de marketing de influência também contribuiu muito para ganharmos relevância e nos aproximarmos de várias comunidades.

Quais os planos futuros da empresa no marketing digital?

Continuaremos a estudar e adaptar nossa estratégia de conteúdo de acordo com o comportamento da nossa audiência e as mudanças - cada vez mais frequentes - nas plataformas. E faremos isso seguindo à risca o propósito da marca, que é democratizar o uso e conhecimento da tecnologia. A Lu continuará evoluindo para ter um papel de protagonista na cultura de proximidade com a nossa audiência, principalmente no ambiente digital: vai divulgar as melhores oportunidades para nossos fãs e seguidores, disseminar conhecimento e informações úteis sobre o universo digital, além de compartilhar histórias, de clientes e colaboradores, que inspirem os brasileiros a se digitalizarem e usarem não apenas produtos tecnológicos mas, também, nossos serviços.


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